Escola Municipal de Pituaçu
observação do dia 24-03-2015
Estudante : José Eduardo Nascimento de Oliveira
Estudante : José Eduardo Nascimento de Oliveira
Dia comun
Ao chegar à Escouço uma gritaria mas logo descubro o porque, faltou energia, mas as atividades na unidade não para. Sigo ate a biblioteca onde acontece as oficinas de flauta doce nas tardes de terça feira, ao chegar lá a professora, que já se encontrava, me pede para receber a turma de 8 ° anoª, que estava preste a entrar, e em seguida distribuir entre eles as flautas, pois ela ia se ausenta da sala por um instante. Assim o fiz.
Depois de todos com Flauta em mãos a bagunça sonora estava armada. Para cessar aquela zoada convidei-os, de modo amigável falando um pouco alto, á exercitar a escala musical de Dó maior, pois essa turma teve contato com a flauta no ano passado. Após eles repetirem as escala algumas vezes (cantada e tocada) vi que todos estavam executando de modo legível, e se eu continuasse reprisando aquilo sem nenhuma mudança eles certamente perderiam o interesse em executar. Então inseri mais um elemento: andamento (rápido/lento) dando a pulsação com meus pés e, a turma aderiu. Este elemento proporciona ao processo de executar a escala um dinamismo apreendendo a atenção e concentração da turma.
A professora retorna a sala e vou tratando de encerrar a atividade para ela da continuidade nos exercícios que foram, desde os primeiros dias de oficina, aplicados, consistentes em notas longas/curtas com sequencias que feitas com apenas as notas (sol, dó, lá, si ).
A professora retorna a sala e vou tratando de encerrar a atividade para ela da continuidade nos exercícios que foram, desde os primeiros dias de oficina, aplicados, consistentes em notas longas/curtas com sequencias que feitas com apenas as notas (sol, dó, lá, si ).
Eles se mostram impacientes e cansados ao ter que repetir inúmeras vezes aquelas sequencia curtas. Um dos fatores fortíssimos que agrava essa impaciência e cansaço é, que eles estão na unidade escolar desde as 8:00 horas da manha, pois a escola tem o horário integral. É um ambiente pequeno, muito abafado, tem uma quadra que fica acima de toda a escola, casas, algumas de duas lajes, coladas aos muros altos que cerca a escola impossibilitando qualquer vestígio de brisa que se ouse a adentrar as micro janelas (verdadeiros basculantes), salas com apenas um ventilador à funcionar.
Considerando todos estes fatores acima consigo intender o por que da turma apresentar uma defasagem na atenção. Depois de um tempo a professora vai busca um radio na sala dos professores para reproduzir uns backing tracks que continha as sequencias de notas, que ela estava a repetir com os alunos, com acompanhamentos rítmicos e harmônicos. Por está em uma levada de bossa nova as playbacks , senti que serviu de musica de relaxamento para eles pois a inquietação reduziu consideravelmente.
Chega o momento do intervalo, vou para sala dos professores, onde prevalece a sensação de que ali é o ponto de encontro de amigos. Bastante conversa muita risada a vice diretora interrompe aquele momento para avisar que as aulas terminaria as 16:00h devido a reunião de pais e professores.
Volto para a biblioteca pois agora é o momento da turma do 8º anoᵝ. Os meninos começam a chegar alguns lavados de suor, pergunto o que estavam fazendo e a resposta é – batendo um baba (jogando bola ). Um menino estava com seu violão um outro pede emprestado e manda ver tocando solos dos clássicos Renato Russo, capital inicial, Guns n' roses, Red hot e outros mais. Luciana, vendo aquilo, aproveita e toca a melodia da musica sweet child O' mine do Guns n' enquanto o menino joga o riff no violão e a turma fica à ouvir, alguns brincão e outro só observam.
Em seguida ela retoma o mesmo roteiro trabalhado na aula anterior. Apesar de brincarem, eles, quando pedido, executam os exercícios. Novamente a professora pede para eu supervisionar a turma enquanto ela se ausenta da sala, e novamente trabalhei andamento, só, que desta vez com as sequencias de notas que ela estava à trabalhar com a turma. Eles executam bem tanto rápido como devagar.
Mais a frente a professora volta à sala e insere as backing tracks para estes também se situarem musicalmente. Por fim por fim chega as 16:00 e a turma vai embora, a maioria tem a preocupação de se despedir “-tchau prof. ”
Alguns somente colocam a flauta em uma bacia com água e saem.
Em aulas passadas Luciana explicou as turmas que, sempre em suas oficinas de flauta, ao chegar na sala, as turmas iam ver as flautas imersas em uma bacia transparente cheia de água misturada com gotas de quiboa, pois aquele processo seria para limpa a flauta, depois que um aluno usasse, para outro poder usa-la.
Eduardo N'Oly
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