Cecilia Oliveira
Data:24/03/2015
Hoje inicio descrevendo um pouco do lugar em que me encontro uma vez por semana. A Escola Municipal Xavier
Marques fica situada no final de linha do Bom Juá, completamente rodeada de
morros cheios de casas, praticamente uma em cima da outra. Logo que entramos pelo
portão da escola nos deparamos com o pátio. A esquerda, para acesso a salas, e a direita,
acesso a coordenação, banheiros e escada para o primeiro andar.
Logo que cheguei a minha
frente tinha um pátio vazio e silencioso. Os alunos já estavam em suas salas. Chegando
na sala a meninada estava sentada, mas mesmo assim alguns vieram me abraçar.
Como a aula do 3º C seria
com a flauta, complementamos a identificação dos instrumentos com o nome
daqueles que haviam faltado semana passada. Depois de distribuir a flauta foi
feito uma leitura rítmica, todos com seus instrumentos em cima da mesa. Tinha uns
três meninos inquietos tocando antes da hora, foi preciso recolher suas flautas,
o que serviu de exemplo para os outros. Como o primeiro contato havia sido
semana passada então o professor lembrou sobre os cuidados precisos, a forma de
segurar e de soprar o instrumento. Depois da revisão mãos a obra. Aprenderam onde
é a nota Si na flauta, e com ela fizeram o ritmo que havia feito antes. Em
seguida, empolgados, tocaram o mesmo ritmo em cima da canção ‘’Cai, cai balão’’.
Ao fim o professor colocou o áudio de uma flauta tocando uma música muito
conhecida. ‘’Que música é essa?’’ com uma pequena ajuda do professor logo
perceberam e começaram a cantar.
Hora do intervalo. Nos
primeiros instantes as maiorias dos alunos estavam sentados lanchando. Mas essa
quietação não demorou a findar. Logo começou as brincadeiras, o corre, corre, o
pega, pega, e até um jogo de damas.
Depois do intervalo
partimos para o 1ª andar e entrando na sala do 2º no os alunos sentados começaram
a gritar, como uma torcida, ‘’professor, professor,...’’. Em meio ao barulho
pediram para que o professor colocasse a música que fala de mãe. Porém o
professor só colocou depois que chamou atenção dele sobre o comportamento.
Cantaram sentados e depois em pé, cada um ao lado de sua cadeira, fazendo uma
coreografia já ensaiada. Um empolgado fechou os olhos e se entregou a música
cantando e dançando da forma que lhe vinha na cabeça. Ensaiaram também um xote,
‘’Cai, cai balão’’, onde aproveitaram para fazer uns batuques na mesa, e ‘’Capelinha
de melão’’ que influenciados pelo ritmo começara a galopar pela sala. Para acalmá-los
o Ednaldo colocou uma música instrumental para relaxarem e pediu para que fizessem
silêncio e fechassem os olhos. Logo identificaram a música e, quando perguntado,
os instrumentos que estavam tocando. Terminada a aula saímos, eu e o professor
com os materiais, caixa de som e nossos pertence em direção à outra sala.
A receptividade do 3º
ano foi com música, logo que entramos começaram a cantar uma música aprendida
aulas anteriores. Com gestos pedi para que não gritasse e assim continuaram
cantando normalmente, sem gritos, enquanto nos arrumávamos na sala. Ensaiaram duas músicas. Como a turma é a mais
agitada, para que eles aprendessem a canção foi feito uma disputa entre dois
grupos. Só assim para chamar a atenção deles e fazê-los se interessarem pela
atividade.
A maioria dos alunos se
mostra bastante empolgados com as aulas de música, como se fosse a melhor aula do dia.
O professor usa muito a repetição de canções para auxiliar no aprendizado das
letras e melodia, porém cada repetição tem um formato diferente para não se
tornar cansativo para os alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário