sábado, 28 de março de 2015

Um dia de Aula de Flauta e Ensaios

Escola Municipal Xavier Marques
Cecilia Oliveira
Data:24/03/2015



Hoje inicio descrevendo um pouco do lugar em que me encontro uma vez por semana. A  Escola Municipal Xavier Marques fica situada no final de linha do Bom Juá, completamente rodeada de morros cheios de casas, praticamente uma em cima da outra. Logo que entramos pelo portão da escola nos deparamos com o pátio. A esquerda, para acesso a salas, e a direita, acesso a coordenação, banheiros e escada para o primeiro andar.
Logo que cheguei a minha frente tinha um pátio vazio e silencioso. Os alunos já estavam em suas salas. Chegando na sala a meninada estava sentada, mas mesmo assim alguns vieram me abraçar.
Como a aula do 3º C seria com a flauta, complementamos a identificação dos instrumentos com o nome daqueles que haviam faltado semana passada. Depois de distribuir a flauta foi feito uma leitura rítmica, todos com seus instrumentos em cima da mesa. Tinha uns três meninos inquietos tocando antes da hora, foi preciso recolher suas flautas, o que serviu de exemplo para os outros. Como o primeiro contato havia sido semana passada então o professor lembrou sobre os cuidados precisos, a forma de segurar e de soprar o instrumento. Depois da revisão mãos a obra. Aprenderam onde é a nota Si na flauta, e com ela fizeram o ritmo que havia feito antes. Em seguida, empolgados, tocaram o mesmo ritmo em cima da canção ‘’Cai, cai balão’’. Ao fim o professor colocou o áudio de uma flauta tocando uma música muito conhecida. ‘’Que música é essa?’’ com uma pequena ajuda do professor logo perceberam e começaram a cantar.
Hora do intervalo. Nos primeiros instantes as maiorias dos alunos estavam sentados lanchando. Mas essa quietação não demorou a findar. Logo começou as brincadeiras, o corre, corre, o pega, pega, e até um jogo de damas.
Depois do intervalo partimos para o 1ª andar e entrando na sala do 2º no os alunos sentados começaram a gritar, como uma torcida, ‘’professor, professor,...’’. Em meio ao barulho pediram para que o professor colocasse a música que fala de mãe. Porém o professor só colocou depois que chamou atenção dele sobre o comportamento. Cantaram sentados e depois em pé, cada um ao lado de sua cadeira, fazendo uma coreografia já ensaiada. Um empolgado fechou os olhos e se entregou a música cantando e dançando da forma que lhe vinha na cabeça. Ensaiaram também um xote, ‘’Cai, cai balão’’, onde aproveitaram para fazer uns batuques na mesa, e ‘’Capelinha de melão’’ que influenciados pelo ritmo começara a galopar pela sala. Para acalmá-los o Ednaldo colocou uma música instrumental para relaxarem e pediu para que fizessem silêncio e fechassem os olhos. Logo identificaram a música e, quando perguntado, os instrumentos que estavam tocando. Terminada a aula saímos, eu e o professor com os materiais, caixa de som e nossos pertence em direção à outra sala.
A receptividade do 3º ano foi com música, logo que entramos começaram a cantar uma música aprendida aulas anteriores. Com gestos pedi para que não gritasse e assim continuaram cantando normalmente, sem gritos, enquanto nos arrumávamos na sala.  Ensaiaram duas músicas. Como a turma é a mais agitada, para que eles aprendessem a canção foi feito uma disputa entre dois grupos. Só assim para chamar a atenção deles e fazê-los se interessarem pela atividade.
A maioria dos alunos se mostra bastante empolgados com as aulas de música, como se fosse a melhor aula do dia. O professor usa muito a repetição de canções para auxiliar no aprendizado das letras e melodia, porém cada repetição tem um formato diferente para não se tornar cansativo para os alunos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário