Escola Municipal do Uruguai.
Danilo Marins.
31/03/2015
Essa semana
foi bastante empolgante. Como combinado com o professor Marcus, elaboramos um
rap que trabalhasse altura. Durante a outra semana fomos pensando como poderia
ser feito e juntamente com Helder, pensamos algumas possibilidades; Helder,
tinha cantado uma possibilidade de refrão com algumas notas e eu improvisei uma
letra pra introduzir e ficou bastante legal. Mas primeiro vamos ao começo da
aula: O professor Marcus, pediu que a
turma ficasse de pé e formou um círculo de mão dadas tendo uma conversa
inicial, tratando de maneira geral as nossas diferenças, fazendo perguntas que
davam a eles um pensamento reflexivo em relação ao próximo, colocando todos nós
como seres humanos em primeiro lugar. Após a reflexão sentamos com eles e fizemos
um aquecimento inicial em que alongamos os membros e depois um pequeno
aquecimento vocal. Relembramos a música “No Meu Corpo Moram as Notas” (Canela
Fina) onde se trabalha a altura de uma forma bem descontraída; nessa segunda
vez eles já estavam familiarizados com a música, então eu fiz alguns arpejos
para que eles repetissem e fiz a nota
“Dó 3” (pé) em seguida o “Dó4” (cabeça) e questionei a diferença entre os dois
e alguns responderam que o do pé era mais grave, o da cabeça mais agudo, então
demos continuidade ao trabalho com alturas e meio que já sabendo a resposta,
perguntei quem gostava de rap e foram logo gritando: “Eu! Eu! Eu!” então propus
a eles que fizéssemos o rap com as notas da atividade anterior, começando com a
batida do rap no violão e cantando a letra que introduz o refrão; o ponto
principal da música ficou muito legal, que é um jogo de perguntas e respostas
com as notas: Dó- Re-Mi-Sol, onde dentro da letra é proposto um desafio
(característico do rap) e eles tem que solfejar as notas da música. Tudo isso
acontece de maneira bem natural sem eles se preocuparem se estão cantando as
notas certas; durante o desafio me veio algumas ideias e fomos improvisando,
primeiro ao em vez de cantar as notas eu as tocava no violão e eles por já
terem absorvido com o desafio repetiam as notas corretamente mesmo ouvindo
somente o som (sem os nomes). Depois o desafio foi crescendo, dividimos a sala
em dois grupos, meninos de um lado meninas do outro e um grupo desafiava o
outro, meninas perguntavam, meninos respondiam e vice-versa. Eu gostei muito
dessa atividade e recomendo para trabalhar altura; foi impressionante eles
repetirem os nomes corretos das notas ouvindo somente o som do violão. Agradeço
em especial ao amigo Helder, por nos orientar e ao professor Marcus, pela
oportunidade de participar do desenvolvimento da atividade. O professor começou
a trabalhar algumas canções que eles irão cantar na apresentação de dia da mães.
Agora fiquei curiosa para conhecer esse rap... mostra para a gente?
ResponderExcluirClaro professora Mara. Em breve!
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