quinta-feira, 21 de maio de 2015

Voltando à Escola

Escola Municipal Xavier Marques
Data: 12/05/2015
Por Cecilia Oliveira


      Depois de várias terças sem aulas pude voltar a Escola Xavier Marques. Paralisação dos professores, feriado, falta de água na comunidade e incidentes ocorridos devidas as fortes chuvas em nossa cidade, foram os motivos para falta de aula.
      Quando cheguei na sala a aula já havia começado.  o professor Ednaldo estava fazendo uma revisão sobre as figuras musicais, reconhecimento, nome e valores. Nesta turma alguns alunos vieram de outras escolas onde não tinha música no currículo. Para que esstes consigam acompanhar o nível de conhecimento dos alunos da casa o professor tem feito uma revisão geral de todos os conteúdos passados no 1° até 5° ano.    A última atividade foi um ditado rítmico. Cantado pelo professor os alunos tinham que escrever no caderno. Em seguida eu e ele saimos de carteira em carteira para corrigir. Metade dos alunos se mostrou ter uma boa percepção do rítmo cantado, identificando corretamente as figuras e seus valores. A outra metade (alguns novatos), por ainda não conseguir associar as figuras a seus valores com agilidade deixou a atividade incompleta. É nesses momentos que a aula parece curta.
      A aula do 2° ano  preparada pelo professor foi deixada em meu comando. Depois de uma música para relaxamento dos alunos que haviam acabado de voltar do recreio fizemos o ensaio de algumas músicas e suas coreografia já aprendidas aulas anteriores. Em duas canções, ao fim de cada frase, colocamos uma determinada sequência de palmas. Dividir a turma em dois grupos para um fazer a sequência e o outro a pulsação nos instrumentos enquanto cantavam. Essa hora de pegar o instrumento é o ápice da aula para a meninada. Para mim significa pouco controle deles. Todos querem tocar do jeito que tem vontade, para se exibir, para experimentar e/ou utilizar o instrumento como brinquedo. As imaginações são diversas. Controlá-los se torna quase que impossível. O professor sempre que necessário intervém para que as atividades ocorram tranquilas, chamando a atenção da turma para que voltem a se concentrar.
A turma do 3° ano também teve o momento de relaxamento e o ensaio das músicas já aprendidas. O professor fez uns ditados de altura com duas notas para que os alunos repetissem, pergunta e resposta. A turma, que por sinal é grande, estava muito agitada. Com isso não deu tempo de tocar flautas, atividade que o professoro havia planejado, finalizando a aula com apenas explicações da forma de segurar e tocar o instrumento e sobre os cuidades que os alunos precisam ter com os ele.
      E acabou acabou as aulas do dia. Eu estava com saudades dessa galerinha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário