quarta-feira, 20 de maio de 2015

A mudança

Escola Municipal Padre José de Anchieta
Data: 20/05/2015
Por Caíque Veloso

 A mudança 

Hoje a nossa aula de música na Escola municipal Padre José de Anchieta foi maravilhosa. A turma do 1º ano é ótima, pois os educandos sempre abraçam as nossas propostas musico-pedagógicas e são muito participativos.  Começamos com palma, palma, mão na mão e depois um abraço de coração, nossa canção de boas vindas. 
 A professora Isabela perguntou se todo mundo se lembrava daquela canção de um bichinho que diz sim com a cabeça, mas com o rabinho diz que não, o camaleão. A professora nos mostrou diversas fotos de camaleões de diversos tamanhos, cores e vimos o quanto eles são bonitos. Está chegando o São João, época boa de forrozear, dançar agarradinho, comer milho, amendoim, dançar quadrilha, pular fogueira, cuidado! Olha a cobra, é mentira...


O bolsista Rodrigo nos mostrou alguns instrumentos que as bandas de forró tocam em seus shows fortemente nesse período e perguntou se alguém conhecia alguma banda de forró, em seguida nos mostrou a Zabumba, o triângulo, a guitarra, o baixo, o violão, a bateria e a professora colocou o som de cada instrumento dessa lista ai para nós escutarmos.

 Só que se esqueceram do Rei do baião, o grande Luiz Gonzaga, mas não tem problemas porque semana que vem retomaremos essa atividade ai falaremos do mestre que influenciou uma geração de forrozeiros. Finalizamos a aula aprendendo uma canção chamada “Tum, tum, tum”, cuja letra é assim:  

No tempo que eu era só 
E não tinha amor nenhum 
Meu coração batia mansinho: 
Tum... tum... tum... 
(coro repete) 

Depois veio você 
O meu amor número um 
E o meu coração 
Pôs-se a bater 
Tum-tum-tum, tum-tum-tum...








Chegamos à turma do 5º ano, como na aula passada só tínhamos discutido sobre o Apartheid, a vida Nelson Mandela, Martin Luther King Jr., Cris, percebam que só tem crioulos envolvidos, ou seja, são personagens do trabalho que estamos desenvolvendo sobre as questões de gênero, raça, cultura, afirmação da cor, racismo, identidade, preconceitos e etc. Então, a professora retomou brevemente o que foi falado e já partimos para o aprendizado da canção “Tambores de mina – grupo Mawaca”, essa turma só havia apreciado a canção na última aula, hoje aprendemos a letra, vimos o seu significado, copiamos no caderno para pesquisar melhor e ouvir em casa e cantamos bem bonito.
















Fiquei muito surpreso com o comportamento de uma aluna que bagunçava muito durante as aulas de música, uma vez perguntei a ela porque se comportava daquela maneira e ela me respondeu dizendo: porque eu detesto a aula de música. Percebi que o comportamento dela mudou radicalmente, fiquei muito feliz ao vê-la participando e cantando com a turma, eu perguntei a professora se houve alguma coisa com ela no âmbito familiar, pois desde o ano passado eu já notava o péssimo comportamento dela e, digo mais, não era só nas aulas de música, pois sempre quando eu chegava à sala o nome dela estava anotado no quadro na lista dos alunos sem recreio. 

A turma adorou a canção e pedia BIS o tempo inteiro, e depois que compreenderam a tradução gostaram mais ainda.  Hoje não teve aula de música para o 4º ano por que a professora precisou sair mais cedo.


Abraços e até o próximo encontro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário