Escola Padre José de Anchieta
Data: 15/07/2015
Por Caíque Veloso de Oliveira
Olá pibidianos, hoje a nossa aula de música foi muito legal,
então, sente-se ai para acompanhar um pouco do que aconteceu na minha primeira
vivência do semestre.
Bom dia!
Como vai você?
Meu amigo como é bom te ver
Palma, palma
Mão na mão
E agora um abraço de coração
Depois do abraço de coração, a pró Isabela relembrou uma
canção do semestre passado com os alunos do 1º ano, em seguida, solicitei que
ficássemos de pé para corrermos cantando a canção "Corre, corre Lambretinha", explorando um
andamento lento para direita e na parte do refrão, como sugere a própria letra
da canção, andamos bem rápido nas nossas lambretas e foi muito bom o passeio. Depois
de termos passeado de lambretinha, tivemos que estacioná-la para exercitar
as notas musicais. Então, todo mundo com a mão no pé, pois vamos cantar as
notas musicais numa relação com o corpo, brincar com as três primeiras notas e
cada um criará uma sequência para a turma inteira executar, mas primeiro eu. Depois que todos exercitaram as notas
musicais, eu ensinei uma canção cuja letra era assim:
Conheço uma menina que gostava de subir
E quando ela descia tinha medo de cair
Está pensando que acabou por ai? Não, pois a professora
Isabela tocou os sinos, um de cada vez, e à medida que ela tocava nós cantávamos
e depois com a ajuda dos sinos fizemos mais uma vez essa canção. A professora
distribuiu os sinos para
uma parte dos alunos e os tubos sonos para a outra
parte e solicitou que a cada dupla tocasse a mesma nota, um aluno utilizando o
tubo e o outro o sino e, assim, tocamos as notas musicais e relembramos uma
canção que eu havia ensinado no semestre passado cuja letra é assim:
Dó, ré, mi, fá, sol
Lá vai o sol
Dó, ré, mi, fá
O sabiá
Dó, ré, mi,
Já vai dormir
Cantando
Sol, fá, mi, ré, dó (2x).
Depois de cantarmos as notas musicais, a professora falou
brevemente para a turma sobre um dos conteúdos musicais da próxima aula que
vamos aprender como, por exemplo, notação musical.
Chegamos à turma do 5º ano, e o bolsista Sidnei propôs uma
atividade bem legal. Arrastamos as cadeiras e encostamos todas no canto da sala
e ficamos de pé para fazer um alongamento antes de começar a atividade. O Sidnei antes de começar nem conseguia falar
devido ao barulho intenso dos alunos, pois eles ficam tanto tempo sentados, que
quando nós bolsistas inventamos de sair um pouco da rotina, nem todos estão
dispostos a colaborar com o silêncio.
Os
alunos estavam desconcentrados, em seguida o Sidnei solicitou três filas
de cinco pessoas para realizar a atividade. Percebi que devido ao barulho intenso, muitos alunos não estavam
entendendo, mas depois de termos passado umas quatro vezes sem a canção, na quinta
vez eles já haviam entendido e finalizamos a atividade. Eu ajudei o Sidnei
fazendo com ele e também na organização das filas, pois fazer uma fila não é
uma coisa tão simples assim.
Levamos a
mesma proposta para a turma do 4º ano A, e percebi que lá a atividade do Sidnei
funcionou muito melhor, pois os educandos estavam atentos e prestaram muita
atenção nas orientações para a realização da atividade.
Como eles aprenderam
rapidinho, a professora Isabela nos auxiliou na segunda parte da atividade e
esse momento foi muito bacana, pois ao invés de fila, ficamos em roda e
interagimos uns com os outros.
E
para a minha surpresa, apareceu mais uma turminha de 4º ano na nossa quarta quarta-feira
e os alunos são bem danadinhos. Nessa
turma não levamos a proposta do Sidnei para aplicar com os educandos, mas já
aplicamos o conteúdo Notação musical e o Sidnei mais uma vez nos
explicou o conjunto de sinais usados para representar a escrita musical, tais
como pentagrama, clave, notas, figuras e
pausas. Os alunos dessa turma conversam
muito, batucam o tempo inteiro na cadeira, têm dificuldade de ouvir, pois não
conseguem ficar quietos e ainda por cima a professora perdeu uns minutinhos tentando
começar a aula. Mas apesar disso,
até que eles prestaram atenção nas palavras do Sidnei e responderam, às vezes,
certo e errado algumas perguntas. Mas ainda não acabou por ai, pois a
professora Isabela colocou para nós escutarmos o hino da África interpretado
pelo grupo MAWACA e os alunos cantaram uma parte da canção depois da atividade de apreciação.



Nenhum comentário:
Postar um comentário