segunda-feira, 20 de julho de 2015

Educação Surpreende!

Escola Municipal do Uruguai.
Danilo Marins.
16/07/2015

Neste começo de semestre tivemos alguns acontecimentos que impediram o começo das aulas de música como, as assembleias e alguns eventos que ocorreram nos dias das nossas aulas; portanto somente iniciamos as aulas nesta quinta feira.

Como combinado com o nosso grupo para esse semestre, Iniciamos o trabalho de percepção musical onde iremos trabalhar a sensibilidade de escuta das turmas através de atividades onde os alunos terão contato com sons e músicas que despertem a consciência auditiva, baseando-se no trabalho do educador  R. Murray Schafer,  onde os educandos  poderão trazer para a consciência por exemplo uma gama de sonoridades do cotidiano  que muitas vezes passam despercebidos mas que tem influência importantíssima no processos de aprendizagem.

Começamos a aula com duas dinâmicas, a primeira relacionada ao nosso trabalho de inclusão social, onde o professor marcos faz uma roda com a turma de mãos dadas, trazendo questões para que as crianças reflitam sobre o respeito que devemos ter pelos outros. A segunda uma brincadeira com a bola onde é cantada uma canção e a bola é passada de mão em mão na roda, e quando a canção é interrompida, quem estiver com a bola na mão fala o seu nome e a música que mais gosta de ouvir. Esse momento é muito interessante porque à medida que os alunos falam suas músicas favoritas, os colegas comentam, fazem críticas, discutem , tornando um momento oportuno para o professor conhecer a personalidade musical dos seus alunos.

Em seguida fizemos uma atividade de apreciação musical que sugeri ao professor Marcos dentro da proposta de conscientização da escuta, com a Música “O palhaço e a Bailarina” da Cecília Cavalieri, que conheci com a professora Mara Menezes, nas aulas de Fundamentos da Educação Musical, onde primeiro, antes de tocar o CD com a música, lemos as perguntas que seriam feitas após a audição, para que eles escutassem a música de maneira mais crítica. Então após tocar a música, fizemos as perguntas como: “Quem são os personagens da música?” “A primeira parte da música é alegre ou triste?” “A voz que começa cantando é de adulto ou criança?”. Porém como estamos no início do trabalho à medida que eram feitas as perguntas íamos tocando o CD para conferir e comparando os trechos da música para que eles pudessem refletir e comparar as perguntas com o que estava sendo tocado.

Na segunda parte da apreciação, tocamos somente o playback da música e pedimos que eles desenhassem ou escrevessem o nome dos instrumentos que eles estivessem ouvindo na música, e foi muito interessante o desempenho das turmas. Nesse momento pude perceber o quanto o trabalho de apresentação de instrumentos que fizemos no primeiro semestre foi fundamental para essa atividade. Em todas as turmas a atividade foi muito produtiva, todos desenharam instrumentos presente na música, alguns adicionaram o violão, talvez pelo fato de ser um instrumento presente em todas as aulas.




Surpreendeu o caso da aluna Stefany, do 3º ano. Ela é uma menina que não tem aproximação com os outros alunos, sempre recusa fazer as atividades, e alguns colegas fazem provocações com esse comportamento da aluna que responde na maioria das vezes de maneira agressiva. Aproveitando que a turma estava bastante agitada e ela estava sentada quieta, chamei a atenção deles e apontei a Aluna (Stefany), como exemplo de bom comportamento em relação à agitação da turma. Notei que a mesma ganhou um pouco de animo com o incentivo. Ao iniciar a atividade a aluna recusou a folha de papel e o lápis, então pedi que ela ficasse com o material na mão para se caso tivesse vontade desenhar; se não, poderia devolver ao final da atividade sem problemas. E pra nossa surpresa, além de desenhar praticamente todos os instrumentos presentes no playback, a aluna fez cada um de maneira bem precisa.


Percebo na prática como é importante que o professor tente criar situações para que alunos que tenham dificuldades possam se expressar. E que nessas dificuldades podem se esconder muitos talentos!

2 comentários:

  1. Excelente relato, Danilo. Gostei das fotos da atividade. É muito bom saber que vocês estão aplicando com sucesso as atividades desenvolvidas nas nossas aulas. Parabéns!

    ResponderExcluir