segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Aplicando Atividade Planejada

Escola Municipal de Pituaçu
Data: 28/07/2015
Por Cecilia Oliveira

      No primeiro e segundo horário não houve aula. A primeira aula foi a do 2º ano onde eu iria aplicar meu plano de aula, porém só apliquei uma atividade de ritmos devido ao um problema técnico com a caixa de som e a agitação da turma. Coloquei algumas sequencias rítmicas escrita no quadro, leitura relativa, enquanto os alunos copiavam o cabeçalho e o enunciado da atividade que eu iria fazer. Como demoram para copiar, qualquer coisa se distraem: um apontador daqui, uma borracha de lá, uma conversa de cá. O professor Ednaldo teve que intervir para que adiantassem a escrita. Quando terminaram fizemos o reconhecimento das figuras musicais e cantamos juntos as sequências. Em seguida fui cantando sozinha em uma nova ordem para que eles identificassem e escrevessem no caderno. A galerinha fez a identificação rapidinho.
      Chegamos a sala do 3º ano atrasados. Os alunos estavam muito agitados, o que levou a mais um tempo da aula perdido. Depois de conseguir resolver os problemas da turma, alunos de pé, outros fora de seus lugares, brigas entre eles, o professor deu início a aula faltando 25 minutos para o seu término. Foi colocada uma música para acalmar os ânimos da turminha e em seguida fizeram o solfejo da escala Dó maior. A atividade seguinte foi para que os alunos cantassem, uma música já conhecida por eles, em cânone. Em seguida explicou o que é o cânone. Para finalizar o professor aplicou a atividade de identificação da sequência rítmica passada para a turma anterior, porém já com as figuras musicais, um nível mais elevado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário