segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Oh Happy Day!

Centro Cesar Borges
Ainoã Cruz
27/07/2015


O Sarau  Afro Gospel estava se aproximando e eu gostaria de realizar uma aula que tivesse ligação com o tema. Estamos estudando as figuras rítmicas e decidi levar uma canção muito conhecida do cinema/TV para a sala. Apesar da letra ser em inglês, é bastante fácil. a maior parte dos alunos já conheciam a melodia e estamos caminhando bem com a leitura métrica e rítmica também.
Uma coisa que  me deixou impaciente foi que quatro alunos novos conversavam o tempo todo e apesar de chamar a atenção deles, não conseguia de forma alguma fazê-los parar. A sala é bastante grande mas como n temos isolamento, há um constante ruído externo e com a conversa, estava muito difícil dar continuação ás atividades. Pedi então que um dos alunos trocasse de lugar, ele prometeu que ficaria quieto... como não acreditei, fui firme em meu pedido até que fosse atendido.

Não me sinto bem tendo que tomar uma atitude dessas, principalmente em uma turma de adolescentes. Sempre procuro conversar e estabelecer uma relação de confiança e cordialidade mas durante esse período no PIBID compreendi que algumas vezes precisamos ser firmes. Sou totalmente contra uma postura ditatorial e vertical onde os alunos não tem liberdade para se expressar e também não tenho vocação nem capacidade mental para me tornar uma professora histérica que só faz brigar. Acontece que o equilíbrio é realmente algo difícil de se alcançar. Não gosto de reclamar, parar a aula para uma conversa difícil ou pedir para um aluno trocar de lugar, mas em alguns momentos essas atitudes serão necessárias para que o caos não se instale.
Conseguimos terminar a canção. Foi bem divertido e o prof. Laécio ajudou no violão. Alguns alunos sempre continuam na sala no intervalo e continuamos cantando até que o sinal tocasse para a turma dos pequenos chegar.
O Professor Laécio sugeriu continuar com essa canção. Fizemos uma revisão de figuras rítmicas e pausas e logo seguimos para a canção. Para nossa surpresa, um dos alunos já conhecia a canção e foi incrível como ele cantava (inclusive a segunda voz)!! Ele ajudou os colegas e foi uma festa! Nós conversamos sobre o que foi o movimento Gospel e como os negros chegaram ás Américas, foi bastante produtivo.

Um comentário:

  1. Olá, Ainoã!
    Ficamos contentes com a sua volta depois do recesso junino! Aulas ainda melhores, postagens ainda mais completas, controle de classe, domínio de conteúdo, boa comunicabilidade com os escolares etc. Parabéns por tudo isso!

    ResponderExcluir