Escola Municipal de Pituaçú
Rodrigo Ferreira Soares
16/08/2015
No dia 16/07 a professora deu aula de flauta para as turmas. Nesse dia, da turma que sai da aula de flauta para ter aulas de violão, somente dois alunos teve condições de levar o instrumento. Noto que alguns alunos não tem comparecido para aula de violão por não ter mais um violão disponível. Pretendo, seguindo a sugestão de uma professora, fazer uma campanha via rede social e na comunidade de Pituaçú, para tentar arrecadar instrumentos para a escola. Assisti a aula de flauta da professora nos três primeiros horários, ela trabalhou naquela aula a região da flauta que toca as notas Si, Lá e Sol, passando exercícios ditados, e também escritos, com uma escrita relativa preparada por ela mesma (foto abaixo) na qual escreve-se o nome das notas, algumas sublinhadas, indicando um sopro mais longo.
Rodrigo Ferreira Soares
16/08/2015
Relato aqui sobre duas aulas de semanas anteriores, dias 16 e 30 de julho, na quinta (23) teve um dia só de provas, daí a professora Luciana sugeriu que não fossemos, uma vez que só assistiríamos os alunos fazer prova. Com computador quebrado estou tendo dificuldades com a publicação dos relatos, enfim, antes tarde do que nunca:
No dia 16/07 a professora deu aula de flauta para as turmas. Nesse dia, da turma que sai da aula de flauta para ter aulas de violão, somente dois alunos teve condições de levar o instrumento. Noto que alguns alunos não tem comparecido para aula de violão por não ter mais um violão disponível. Pretendo, seguindo a sugestão de uma professora, fazer uma campanha via rede social e na comunidade de Pituaçú, para tentar arrecadar instrumentos para a escola. Assisti a aula de flauta da professora nos três primeiros horários, ela trabalhou naquela aula a região da flauta que toca as notas Si, Lá e Sol, passando exercícios ditados, e também escritos, com uma escrita relativa preparada por ela mesma (foto abaixo) na qual escreve-se o nome das notas, algumas sublinhadas, indicando um sopro mais longo.
No último horário, fui dar aula de violão para dois alunos, eles já estão em processo avançado, no momento estamos ensaiando a música "Raiz de todo bem", música gravada por Saulo Fernandes. A música, que será apresentada na culminância no fim do ano, estudada neste momento, serve de plano de fundo para o estudo da técnica violonística, que está a todo tempo sendo trabalhada.
No dia 30/07 a professora dividiu as aulas em dois momentos: primeiro falando sobre a música baiana, falou sobre o ritmo do axé, sobre o estilo, o surgimento, o momento atual do axé; depois falou sobre compositores importantes, citando Gil e Caetano. Escreveu um trecho da música "Love, love, love", de Veloso, trazendo a relação de cunho revolucionário que tinha a música brasileira tropicalista. E, no segundo momento da aula, a professora dividiu a turma em grupos para começarem a confecção de pinturas em cartolina, neste dia com o tema "a baiana de acarajé". As pinturas foram posteriormente expostas, na semana do dia do estudante. Neste dia nenhum aluno estava com o violão em mãos, estive na sala com a professora em todas as aulas.
Muito bom ler finalmente os seus relatos, Rodrigo. Sugiro que vocês lancem a campanha também na escola de música... outra ideia é pedir para que comerciantes locais, do entorno da escola patrocinem um aluno através da doação de um violão. Enfim, as ideias são muitas, vamos coloca-las em prática!
ResponderExcluirÉ pró, não parece fácil. Perguntando pela escola soube que a comunidade não participa muito da vida da escola. Agora vou procurar saber de projetos ligado a educação que atuem por Pituaçu para buscar apoio ou contatos para essa campanha.
ExcluirÉ pró, não parece fácil. Perguntando pela escola soube que a comunidade não participa muito da vida da escola. Agora vou procurar saber de projetos ligado a educação que atuem por Pituaçu para buscar apoio ou contatos para essa campanha.
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