Escola Municipal Dra. Maria do Carmo Vilaça
Data – 26/09/2016
Professor - Ednaldo Rodrigues
Bolsista – Sindney Borges
Data – 26/09/2016
Professor - Ednaldo Rodrigues
Bolsista – Sindney Borges
Meu dia na Escola Vilaça é na
Segunda, mas como faria provas na EMUS pedi ao professor para ir na quarta
feira pela manhã. Nas quartas a aula é com as turmas do 2º, 3º e 5º anos. Com o
segundo ano o professor fez vocalize, escala e depois o professor colocou no
quadro uma sequência de cantigas de rodas para serem cantadas com os alunos.
Além dessas canções interagimos com outras e assim foi um momento de
descontração e interação entre a turma. Em seguida o professor pediu para que
alguns alunos que se mostraram interessados em cantar no show de Calouros
cantassem na frente da sala. Sentei-me ao fundo e percebi que tinha uma dupla
de alunos bem afinada, mas que não queriam cantar lá na frente. Me aproximei
deles e pedi para que cantassem a canção alí mesmo para mim e que não
precisavam se dirigir à frente da sala. Quando eles começaram a cantar percebi
que eles afinavam e que juntos formavam uma boa dupla. Depois que o
professor terminou de dar assistência às meninas que estavam se apresentando eu
chamei para ouvi-los cantar e o professor gostou. O problema agora é convencê-los
a participarem do Show de Calouros da Escola.
No quinto ano o tempo foi muito
curto, só temos uma hora de aula. As crianças que foram classificadas para
cantar foram à frente da sala e se apresentaram. Fiquei observando que outros
que não se inscreveram cantavam juntos e formavam um coral bonito. Fiquei me
questionando porque eles não queriam participar? Foi quando tive a ideia de
chamar quatro meninas para cantarem juntas formando um coro numa parte da
música e elas foram para frente e ajudaram a colega. Gostei muito do resultado,
acredito que o professor também porque incluiu os nomes delas na relação. Propus
uma atividade rítmica, mas não deu para completar em função do tempo.
No quarto ano o professor deu
teoria musical “classificação dos instrumentos” e depois colocou canções para
eles associarem a teoria com a prática, reconhecendo alguns instrumentos e
classificando-os. Em seguida me deu a oportunidade de fazer um jogo de indentificação
de Som/ruídos sonoros. Fiz um sorteio entregando para eles papeis com numeração
1 e 2. Quem tirasse 1 faria parte do grupo e 2 do outro grupo. A ideia do
sorteio era justmante para que eles não formassem as famosas panelinhas e como a
atividade envolvia comunicação, interagir com todos os alunos é importante.
Após a formação dos grupos pedi que eles se dirigissem no fundo da sala e
sentassem no chão. Expliquei a atividade e entreguei folhas de papel numeradas
para eles colocarem a sequência dos sons ouvidos. Como era uma competição, comunicação,
silêncio e atenção eram importantes elementos para o bom andamento do jogo. Todos
participaram e alguns fizeram observações bastante interessantes.
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