domingo, 2 de outubro de 2016

Escola Municipal Maria do Carmo Vilaça

Escola Municipal Dra. Maria do Carmo Vilaça
Data – 26/09/2016
Professor - Ednaldo Rodrigues
Bolsista – Sindney Borges 



Meu dia na Escola Vilaça é na Segunda, mas como faria provas na EMUS pedi ao professor para ir na quarta feira pela manhã. Nas quartas a aula é com as turmas do 2º, 3º e 5º anos. Com o segundo ano o professor fez vocalize, escala e depois o professor colocou no quadro uma sequência de cantigas de rodas para serem cantadas com os alunos. Além dessas canções interagimos com outras e assim foi um momento de descontração e interação entre a turma. Em seguida o professor pediu para que alguns alunos que se mostraram interessados em cantar no show de Calouros cantassem na frente da sala. Sentei-me ao fundo e percebi que tinha uma dupla de alunos bem afinada, mas que não queriam cantar lá na frente. Me aproximei deles e pedi para que cantassem a canção alí mesmo para mim e que não precisavam se dirigir à frente da sala. Quando eles começaram a cantar percebi que eles afinavam e que juntos formavam uma boa dupla. Depois que o professor terminou de dar assistência às meninas que estavam se apresentando eu chamei para ouvi-los cantar e o professor gostou. O problema agora é convencê-los a participarem do Show de Calouros da Escola.

No quinto ano o tempo foi muito curto, só temos uma hora de aula. As crianças que foram classificadas para cantar foram à frente da sala e se apresentaram. Fiquei observando que outros que não se inscreveram cantavam juntos e formavam um coral bonito. Fiquei me questionando porque eles não queriam participar? Foi quando tive a ideia de chamar quatro meninas para cantarem juntas formando um coro numa parte da música e elas foram para frente e ajudaram a colega. Gostei muito do resultado, acredito que o professor também porque incluiu os nomes delas na relação. Propus uma atividade rítmica, mas não deu para completar em função do tempo.


No quarto ano o professor deu teoria musical “classificação dos instrumentos” e depois colocou canções para eles associarem a teoria com a prática, reconhecendo alguns instrumentos e classificando-os. Em seguida me deu a oportunidade de fazer um jogo de indentificação de Som/ruídos sonoros. Fiz um sorteio entregando para eles papeis com numeração 1 e 2. Quem tirasse 1 faria parte do grupo e 2 do outro grupo. A ideia do sorteio era justmante para que eles não formassem as famosas panelinhas e como a atividade envolvia comunicação, interagir com todos os alunos é importante. Após a formação dos grupos pedi que eles se dirigissem no fundo da sala e sentassem no chão. Expliquei a atividade e entreguei folhas de papel numeradas para eles colocarem a sequência dos sons ouvidos. Como era uma competição, comunicação, silêncio e atenção eram importantes elementos para o bom andamento do jogo. Todos participaram e alguns fizeram observações bastante interessantes.

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