domingo, 2 de outubro de 2016

27 de novembro de 2016

Escola Municipal Dra. Maria do Carmo Vilaça
Data - 27/09
/2016
Professor - Ednaldo Rodrigues
Bolsista – Tássio Silva


Hoje no na turma 3°c a aula começou diferente, o prof. Ednaldo abriu vão na sala, colocamos com ajuda das crianças, as cadeiras e mesas nos cantos. Abrimos um circulo na sala e o prof. começou com uma sequência de alongamentos, pois nossa próxima atividade era rítmica, corporal e por que não física?
Em meio a essa "brincadeira de roda" foi passada uma música nova, primeiro foi a memorização da letra, logo em seguida foram aplicados movimentos dos membros superiores e passos de acordo com o ritmo da canção, cada vez que o trecho se repetia  o prof. Ednaldo aplicava um novo conjunto de movimentos, até que chegou um momento em que ele me convidou a criar uma combinação. Todas crianças participaram de maneira divertida, algumas mais tímidas outras não. 
Com a sala ainda nessa organização, começou um ensaio para o festival. Todos cantaram a música da turma, em um certo tempo eles foram divididos em grupos de meninas/meninos. Agora com todos sentados, a canção passou a ter partes diferente, alguns trechos era um determinado grupo, em outros trechos haviam solos e claro todos juntos também. 


Em seguida, prof. Ednaldo relembrou e enumerou, com ajuda deles cerca de 10 cantigas: Marcha soldado, atirei o pau no gato, Ciranda, Samba lelê dentre outras.
A turma foi dividia em 5 equipes, a proposta agora era um jogo que consistia em uma das equipes fazer uma mímica de uma dessas cantiga, para que os grupos que observavam pudessem identifica-la. 

Hoje no na turma 5°c a aula começou com um sermão, pois foi preciso 20 minutos para que eles se acalmassem. Desta vez, a apreciação musical foi um instrumental de piano.
Surge então uma dúvida, algum aluna(o) lança uma pergunta: Professor, por que não estava vindo? Ai então, o prof. Ednaldo explicou sua licença paternidade, falando da lei e de como se deram as coisas até chegar nos "20 dias" que os pais tem como direito para sua licença. 
Em seguida alguns alunos que tinham se comprometido em cantar as suas canções escolhidas para o festival. Continuamos com o vocalize já conhecido, “ Para de falar, fecha essa matraca e vem cantar”. E a ultima atividade antes do jogo musical foi um ensaio com as músicas da turma para o festival.
O prof. Organizou a sala com um grande circulo, usando as cadeiras sem braço, deixando uma cadeira para cada participante e apenas um lugar vazio. Todos participaram da brincadeira, inclusive eu, Gleidiane e prof. Ednaldo. Na brincadeira cada pessoa, secretamente possuía uma nota seguida de um número. A cadeira vazia entra para criar uma rotação, quem estiver com sua direita livre, canta a frase: Minha direita esta vaga para... E soltava uma nota com seu número, de maneira aleatória, essa pessoa por sua vez sai do seu lugar deixando vago e ocupava a direita de quem cantou e assim sucessivamente.
Aula se deu fim com uma atividade no quadro, consistia em uma nota dada na pauta e um movimento descendente ou ascendente para que eles completassem com as próximas notas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário