Escola: Municipal
Dra. Ma do Carmo Vilaça
Turma: 2º
e 4º anos
Horário:
Segundas-feiras à tarde
Supervisor: Ednaldo Rodrigues
Bolsista:
Sindney Borges de Oliveira
Data: 10/10/2016
PLANO DE
AULA II
v CONTEÚDOS
Ø Conceitual
§ Pulso
§ Altura
§ Passo
musical
Ø
Procedimental
§ Memorização da canção “Mulher Rendeira”
§
Identificação dos
graves a agudos
§
Arranjo instrumental
v OBJETIVOS
§
Executar pulsos rítmicos com as canções do repertório
do semestre.
§
Perceber a sequência de graves e agudos do jogo
apresentado
§
Identificar tempo e contratempos musicais no passo
§
Ter noção de espaço e tempos musicais
v METODOLOGIA
ü Atividade III -
3º Momento
Vou
apresentar a canção Mulher Rendeira (domínio público) e trabalhar com eles a
questão do espaço além do tempo e contratempo trabalhados na aula passada. O
espaço será trabalhado com movimentos circulares dentro de uma célula
coreográfica. Marcaremos nos pés, em forma de passo os quatro tempos da canção.
Quando os alunos estiverem realizando tudo certinho vou começar a dar elementos
sonoros para os meninos, fazendo esse jogo de tempo/contratempo e as meninas
farão movimentos circulares em torno deles, seguindo a canção.
ü Atividade IV -
4º Momento
O quarto
momento será a aplicação de um jogo que envolve uma das propriedades do som que
é a ALTURA. Terei em mãos várias placas com pontos que simbolizam sons graves e
agudos emu diferentes sequências. Essas placas estarão distribuídas em pontos
diferentes da sala de maneira que quando os alunos perceberem que é aquela
sequência que está sendo tocada eles irão de encontro àquela placa. Vale
salientar que como é um jogo, provavelmente eles poderão se dirigir para
diferentes placas, mas só ganha(m) ponto(s) quem for na placa correta.
v
REPERTÓRIO
·
Mulher Rendeira (Domínio público)
v MATERIAIS UTILIZADOS
·
O corpo
· Agogô, Chocalhos, Triângulo, Caixa.
RELATO
Hoje fui para a escola motivado, acreditando
que tudo daria certo, até levei alguns instrumentos para mostrar para os alunos
do quarto ano. Meu objetivo era seguir o plano de aula, mas achei que a
primeira e a segunda atividade consumiria muito tempo então parti direto para a
terceira. Distribuí alguns instrumentos percussivos na sala e fui falando sobre
cada um deles. Levei um total de quatorze chocalhos, um agogô, um triângulo, um
par de baquetas e o professor me conseguiu um caixa. Nossa, eu realmente tenho
que trabalhar algumas coisas em mim. Eu sou do tempo que aluno respeita
professor e quando vejo alunos, nessa faixa etária, cheios de ousadias, fico tenso.
Além de não gostar de gritar, eu não vou me desgastar fazendo isso, eu tento
fazer com que eles percebam que tem um profissional alí dentro, um adulto e que
a sua presença merece respeito e que aquele momento é uma oportunidade deles obter
algum tipo de conhecimento. Confesso que a proposta de trabalhar com a
metodologia do Passo é porque eu realmente acredito que vai dar certo, mas sei também
que a colaboração deles é fundamental. Ao final da aula conversei com o
professor Ednaldo e me propus montar um roteiro para que ele fique ciente de
todas as aulas que pretendo dar até o final do semestre para que possa intervir
sempre que preciso.
A quarta atividade realizei com o segundo ano.
Como era um jogo, dividi a sala em dois grupo 1 e 2 e o professor gravou a
sequência das placas no computador. O grupo 1 acertou a maioria das sequências
dadas, ganhando o jogo. No final deixei uma mensagem, trabalhando a questão dos
valores humanos, tema central do programa para esse ano. Falei para eles que na
vida ganhamos e perdemos. Que nas perdas saiamos mais fortes para enfrentar
outros obstáculos, conquistando outras vitórias.
Referência:
· SANTOS, Marco Aurélio Da Silva. "Intensidade, Timbre e Altura"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/intensidade-timbre-altura.htm>. Acesso em 09 de outubro de 2016.
· Explicatorium. (n.d.). ABC Características do som. Retrieved Outubro 09, 2016, from Explicatorium: http://www.explicatorium.com/cfq-8/caracteristicas-do-som.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário