segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Escola: Municipal Dra. Ma do Carmo Vilaça
Turma: 2º e 4º anos
Horário: Segundas-feiras à tarde
Supervisor: Ednaldo Rodrigues 
Bolsista: Sindney Borges de Oliveira
Data: 10/10/2016


PLANO DE AULA II



v  CONTEÚDOS

Ø  Conceitual 
§  Pulso
§  Altura
§  Passo musical

Ø  Procedimental

§  Memorização da canção “Mulher Rendeira”
§  Identificação dos graves a agudos
§  Arranjo instrumental

v  OBJETIVOS

§  Executar pulsos rítmicos com as canções do repertório do semestre.
§  Perceber a sequência de graves e agudos do jogo apresentado
§  Identificar tempo e contratempos musicais no passo
§  Ter noção de espaço e tempos musicais


v  METODOLOGIA 

ü  Atividade III - 3º Momento
Vou apresentar a canção Mulher Rendeira (domínio público) e trabalhar com eles a questão do espaço além do tempo e contratempo trabalhados na aula passada. O espaço será trabalhado com movimentos circulares dentro de uma célula coreográfica. Marcaremos nos pés, em forma de passo os quatro tempos da canção. Quando os alunos estiverem realizando tudo certinho vou começar a dar elementos sonoros para os meninos, fazendo esse jogo de tempo/contratempo e as meninas farão movimentos circulares em torno deles, seguindo a canção.

ü  Atividade IV - 4º Momento
O quarto momento será a aplicação de um jogo que envolve uma das propriedades do som que é a ALTURA. Terei em mãos várias placas com pontos que simbolizam sons graves e agudos emu diferentes sequências. Essas placas estarão distribuídas em pontos diferentes da sala de maneira que quando os alunos perceberem que é aquela sequência que está sendo tocada eles irão de encontro àquela placa. Vale salientar que como é um jogo, provavelmente eles poderão se dirigir para diferentes placas, mas só ganha(m) ponto(s) quem for na placa correta.

v  REPERTÓRIO

·         Mulher Rendeira (Domínio público)


v  MATERIAIS UTILIZADOS
·         O corpo
·         Agogô, Chocalhos, Triângulo, Caixa.

    
RELATO
Hoje fui para a escola motivado, acreditando que tudo daria certo, até levei alguns instrumentos para mostrar para os alunos do quarto ano. Meu objetivo era seguir o plano de aula, mas achei que a primeira e a segunda atividade consumiria muito tempo então parti direto para a terceira. Distribuí alguns instrumentos percussivos na sala e fui falando sobre cada um deles. Levei um total de quatorze chocalhos, um agogô, um triângulo, um par de baquetas e o professor me conseguiu um caixa. Nossa, eu realmente tenho que trabalhar algumas coisas em mim. Eu sou do tempo que aluno respeita professor e quando vejo alunos, nessa faixa etária, cheios de ousadias, fico tenso. Além de não gostar de gritar, eu não vou me desgastar fazendo isso, eu tento fazer com que eles percebam que tem um profissional alí dentro, um adulto e que a sua presença merece respeito e que aquele momento é uma oportunidade deles obter algum tipo de conhecimento. Confesso que a proposta de trabalhar com a metodologia do Passo é porque eu realmente acredito que vai dar certo, mas sei também que a colaboração deles é fundamental. Ao final da aula conversei com o professor Ednaldo e me propus montar um roteiro para que ele fique ciente de todas as aulas que pretendo dar até o final do semestre para que possa intervir sempre que preciso.

A quarta atividade realizei com o segundo ano. Como era um jogo, dividi a sala em dois grupo 1 e 2 e o professor gravou a sequência das placas no computador. O grupo 1 acertou a maioria das sequências dadas, ganhando o jogo. No final deixei uma mensagem, trabalhando a questão dos valores humanos, tema central do programa para esse ano. Falei para eles que na vida ganhamos e perdemos. Que nas perdas saiamos mais fortes para enfrentar outros obstáculos, conquistando outras vitórias. 

Referência:

·         SANTOS, Marco Aurélio Da Silva. "Intensidade, Timbre e Altura"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/intensidade-timbre-altura.htm>. Acesso em 09 de outubro de 2016.
·         Explicatorium. (n.d.). ABC Características do som. Retrieved Outubro 09, 2016, from Explicatorium: http://www.explicatorium.com/cfq-8/caracteristicas-do-som.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário