terça-feira, 1 de novembro de 2016

Escola Municipal Dra. Maria do Carmo Vilaça - Por Sindney Borges

Escola: Municipal Dra. Ma do Carmo Vilaça
Turma: 2º e 4º anos
Horário: Segundas-feiras à tarde
Data: 31 de Outubro de 2016
Bolsista - Sindney Borges
Supervisor - Ednaldo Rodrigues


PLANO DE AULA V


ROTEIRO:  AO SOM DO PASSO/DURAÇÃO SONORA

v  CONTEÚDOS

Ø  Conceitual
§  Pulso
§  Rítmo
§  Passo na música
§  Duração

Ø  Procedimental

§  Memorização das canções “Mulher Rendeira, Peixinho do mar e Da abóbara faz melão”. 4º ano
§  Arranjo instrumental
§  Reconhecimento das características do som: duração
  
v  OBJETIVOS

§  Executar pulsos rítmicos com as canções do repertório do semestre.
§  Realizar os movimentos do passo de acordo o gráfico
§  Identificar tempo e contratempos musicais no passo
§  Ter noção de espaço e tempos musicais
§  Compreender o conceito de duração sonora


v  METODOLOGIA 
Canções:
·         Mulher Rendeira;
·         Peixinho do mar;
·         Da abóbara faz melão

  1º Momento - Arranjo/Ensaio com o 4º ano  
  
     1º Momento – 2º ano 
ü  Apresentarei ao alunos um conjunto de fitas nas cores lilás, verde e laranja. Cada cor com um tamanho que representa a metade do outro. Por exemplo, Se o laranja for a fita maior, a segunda fita (verde) terá a metade do tamanho da fita maior e a lilás terá a metade da segunda fita (verde). Inteiro/metades. Dessa forma explicarei para os alunos que aquelas fitas representarão a duração dos sons, mas não atribuirei valores. A fita maior representará uma maior duração. A fita que estiver no meio terá uma duração intermediária (nem longa e nem curta) e a terceira fita terá uma duração mais curta. Após essa explicação o professor tocará sons com as durações que representa cada fita e os alunos formarão a sequência.
ü  Depois que essas duas etapas forem concluídas, pedirei para os alunos solfejarem as sequêncais usando a sílaba Tá.

v  REPERTÓRIO
·         Mulher Rendeira
·         Peixinho do mar
·         Da abóbara faz melão


v  MATERIAIS UTILIZADOS

·     Fitas de material emborrachado
·     Violão


RELATO DAS AULAS
Nossa apreciação de hoje foi de voz e violão. O professor cantou para os alunos uma canção de Djavan, "Oceano", contextualizando depois. A aula com o quinto ano foi basicamente os ensaios. Não deu para ter instrumentos na sala para os ensaios instrumentais, mas o violão ajudou bastante. Como minha proposta para a aula era focar mais na memorização das canções, pedi para as meninas não realizar os passos para não interferir no principal objetivo do dia que é aprender as letras das canções. Passei uma por uma com as meninas e o professor deu suporte com os meninos na parte sonora, mas também no canto. Depois de um tempo ensaiando juntamos os alunos e ao som do violão cantamos todas as músicas.
Objetivo do dia alcançado. ;)

Com a turma do segundo ano me programei para fazer a atividade de duração. No meio da aula aproveitei que o professor estava fazendo um jogo com eles e acabei tentando fazer o jogo da escala com a turma, mas não soube conter a sala e após algumas tentativas não realizei a brincadeira. O meu comportamento serviu para que o professor no dia seguinte me desse feedbacks muito positivos. No meu estágio lido com realidades diferentes, menos alunos, padrão social de certa forma diferentes, de maneira que algumas atividades que trago do estágio podem não funcionar com eles. Então entendi que diferentes realidades podem requerer de mim diferentes formas de se trabalhar. Se antes saía frustrado e até odioso, hoje, refletindo melhor, percebo que a mágica da profissão está exatamente em entender o ser humano, dentro de suas realidades sociais, físicas, mentais (já que podemos trabalhar com todas elas juntas) e buscar meios de alcançar os objetivos traçados.

Percebo a importância do PIBID no aspecto de fazer o bolsista vivenciar, se confrontar com a realidade do ensino público onde somente os desejosos/corajosos saberão buscar ao longo da sua trajetória acadêmica e profissional os melhores meios de levar o conhecimento musical.

Grato pelo feedback do professor Ednaldo Rodrigues. Experiente e comprometido com o que faz.



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário