terça-feira, 1 de novembro de 2016

Dra. Maria do Carmo Vilaça 25/10/2016

Escola Municipal Dra. Maria do Carmo Vilaça

Data - 25/10/2016
Professor - Ednaldo Rodrigues
Bolsista – Tássio Santos

PLANO DE AULA II



v  CONTEÚDOS

Ø  Conceitual 
§  Memória
§  Timbre
§  Intensidade

Ø  Procedimental

§  Memorização de canções novas ou não
§  Identificação de timbre e intensidade

v  OBJETIVOS

§  Perceber a intensidade de uma voz dentre varias vozes
§  Identificar timbre das vozes de seus colegas



v  METODOLOGIA 

ü  Atividade I
              O quarto momento será a aplicação de um jogo que envolve uma das propriedades do som que é a intensidade. Iremos abrir a sala e utilizar as cadeira para criar um circulo, enquanto a turma toda sentada nas cadeiras canta uma canção, um aluno escolhido/voluntário irá de olhos vendados e de pé, identificar qual a voz que soa mais forte dentre todas. Voz esse que já será predefinida pelos professores.

v  REPERTÓRIO

·         Escravo de jó (Domínio público)
·         Atirei o pau no gato (Domínio público)
·         Indiozinho (Domínio público)
·         Mulher rendeira (Domínio público)      



v  MATERIAIS UTILIZADOS
·         Venda
·         Cadeiras

    
RELATO
              Com a turma do 3° ano  C, a atividade foi desenvolvida sem muito desafios, todos foram compreendendo a dinâmica ao decorrer do jogo. Tudo foi bem desenvolvido, a identificação das vozes mais fortes, em seguida a identificação de qual seria o colega. A maior dificuldade encontrada foi a diferença de intensidade entre a turma e as pessoas que cantariam mais forte, algo que fomos vencendo aos poucos.  
              Com a turma do 5° ano  C, a atividade encontrou uma resistência muito grande, primeiro de tudo foi a organização, eles não conseguem se manter em ordem. Em seguida alguns alunos que não era selecionados para cantar mais forte, acabavam cantando forte, o que atrapalhava o direcionamento de quem estava vendado. E por fim os alunos selecionados a serem a " voz misteriosa", saíam do lugar e fugiam, inclusive parando de cantar, quando percebiam que seu colega vendado estava próximo a identifica-lo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário