Escola Municipal Dra. Maria do Carmo Vilaça
Data - 25/10/2016
Professor - Ednaldo Rodrigues
Bolsista – Tássio Santos
Professor - Ednaldo Rodrigues
Bolsista – Tássio Santos
PLANO DE AULA II
v CONTEÚDOS
Ø Conceitual
§ Memória
§ Timbre
§ Intensidade
Ø Procedimental
§ Memorização de canções novas ou não
§ Identificação de timbre e intensidade
v OBJETIVOS
§ Perceber a intensidade de uma voz dentre varias vozes
§ Identificar timbre das vozes de seus colegas
v METODOLOGIA
ü Atividade I
O quarto momento será a aplicação de um jogo que envolve uma das
propriedades do som que é a intensidade. Iremos abrir a sala e utilizar as
cadeira para criar um circulo, enquanto a turma toda sentada nas cadeiras canta
uma canção, um aluno escolhido/voluntário irá de olhos vendados e de pé,
identificar qual a voz que soa mais forte dentre todas. Voz esse que já será predefinida
pelos professores.
v REPERTÓRIO
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Escravo de jó (Domínio público)
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Atirei o pau no gato (Domínio público)
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Indiozinho (Domínio público)
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Mulher rendeira (Domínio público)
v MATERIAIS UTILIZADOS
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Venda
·
Cadeiras
RELATO
Com a turma do 3° ano C, a atividade foi desenvolvida sem muito desafios, todos foram compreendendo a dinâmica ao decorrer do jogo. Tudo foi bem desenvolvido, a identificação das vozes mais fortes, em seguida a identificação de qual seria o colega. A maior dificuldade encontrada foi a diferença de intensidade entre a turma e as pessoas que cantariam mais forte, algo que fomos vencendo aos poucos.
Com a turma do 5° ano C, a atividade encontrou uma resistência muito grande, primeiro de tudo foi a organização, eles não conseguem se manter em ordem. Em seguida alguns alunos que não era selecionados para cantar mais forte, acabavam cantando forte, o que atrapalhava o direcionamento de quem estava vendado. E por fim os alunos selecionados a serem a " voz misteriosa", saíam do lugar e fugiam, inclusive parando de cantar, quando percebiam que seu colega vendado estava próximo a identifica-lo.
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