segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Escola Municipal Dra. Maria do Carmo Vilaça - 22/11/2016
Escola Municipal Dra. Maria do Carmo Vilaça

Data - 22/11/2016
Professor - Ednaldo Rodrigues
Bolsista – Gleidiane Macedo
Turmas – 3º e 5º Ano

3º Ano

Depois de alguns dias sem poder está com as crianças na Escola Municipal Dra. Maria do Carmo Vilaça, pois estava doente, voltei nesse dia 22 de novembro a acompanhar o professor Ednaldo nas aulas.

A aula do terceiro ano se iniciou com uma apreciação musical, o que é muito bom, pois os meninos chegam muito agitados no inicio da aula e com a apreciação eles podem respirar um pouco e se acalmar.
O professor pediu para que eles sentassem, abaixassem a cabeça e fechassem os olhos. Depois o professor Ednaldo colou um áudio de um instrumental de uma orquestra da musica Trenzinho Caipira do compositor Heitor Villas Lobos.  Pude perceber que as crianças pararam pra poder escutar com atenção a música.
Depois o professor pediu que os alunos fizessem um desenho sobre a musica que eles escutaram coisas que chamaram atenção deles na música. Alguns conseguiram identificar que se tratava de um trem e foi muito legal a atividade.

Logo depois foi feito um vocalize utilizando a música -Maria Fumaça – e os meninos cantaram a escala ascendente e descendente.
(A maioria dos alunos sabem as notas músicas, principalmente ascendente. Alguns têm um pouco de dificuldade na descendente). No fim da atividade só dois alunos não conseguiram completa-la.

Com palmas, estalos de dedos e batidas na mesa ( tudo coordenado pelo professor ), as crianças se divertiram cantando a música – Pipoca -.

E depois ensaiaram a música Minha Escola. Que será uma das músicas  que a turma vai cantar no festival de talento do mês que vem.    

O professor fez com as crianças um trabalho rítmico utilizando as figuras, semibreve, mínima, semínima, colcheia, e suas respectivas pausas. A novidade da atividade foi a pausa de colcheia. E até que eles se saíram muito bem e conseguiram acompanhar direitinho.

Atividade - Zap Zip
Com a orientação do meu colega Tássio, os meninos fizeram uma atividade onde todas as crianças sentaram em uma grande roda e para cada criança ele disse uma nota. E a atividade era o seguinte, quando ele apontasse para o aluno e falasse Zap, o aluno teria que falar qual nota estava a sua direita, ou seja, se ele fosse a Ré na sua direita estaria o Mi. Se ele apontasse e falasse Zip o aluno teria que dizer qual nota estava na sua esquerda, ou seja, se o aluno fosse Ré, na sua esquerda estaria o Dó.   

5º Ano

A aula na turma do quinto ano é sempre muito complicada. Os meninos são maiores, porem é muito difícil fazer com que eles mantenham a concentração.

O professor está fazendo um trabalho muito interessante com eles de composição para o Festival de Música. E dessa vez foi a vez de compor um Rap.  
Com muita dificuldade e utilizando o horário todo da aula o professor conseguiu pegar uma estrofe da composição de cada aluno e montar um Rap muito legal.

Uma pena que menos da metade dos alunos se empenhem de verdade com as aulas de música.






Nenhum comentário:

Postar um comentário