Escola: Municipal
Dra. Ma do Carmo Vilaça
Turma: 2º
e 4º anos
Horário:
Segundas-feiras à tarde
Data: 21 de Novembro de 2016
PLANO DE
AULA VI
ROTEIRO: AO SOM DO PASSO
Ø CONTEÚDOS
Ø Conceitual
§ Ritmo/ensaio
§ Estudo
do pentagrama
Ø
Procedimental
§
Arranjo
instrumental/Ensaio
§
Execução do
Passo/Ensaio
§
Produção do pentagrama
Ø OBJETIVOS
§
Executar pulsos rítmicos com as canções do repertório
do semestre.
§
Realizar os movimentos do passo de acordo o gráfico
§
Identificar tempo e contratempos musicais no passo
§
Entender o conceito de pauta musical
Ø METODOLOGIA
ü Roteiro, 4º Ano
Ensaio/Canções:
·
Mulher Rendeira;
·
Peixinho do mar;
·
Da abóbara faz melão
·
Tamborês – Grupo TRIII
1º
Momento – 4º ano/ Ensaio
2º Momento – 2º ano
ü Com
o estudo do pentagrama apresentarei aos alunos o pentagrama, a clave de Sol e
as duas primeiras figuras musicais: semibreve e mínima. Junto com o estudo de
duração, farei associações com as fitas trabalhadas nas últimas aulas e explicarei
que as figuras musicais têm durações diferentes. Usarei as palavras
Cho-co-la-te e Quen-te para eles perceberem que a semibreve é a figura musical
de maior duração e a mínima equivale à metade da semibreve.
·
REPERTÓRIO
·
Mulher Rendeira
·
Peixinho do mar
·
Da abóbara faz melão
·
Tamborês
RELATO
Quarto ano - O professor sempre inicia a aula colocando primeiro o plano da aula no canto superior direito do quadro, abrindo sempre um espaço para a aplicação das minhas atividades. Uma atividade solicitada aos alunos foi a composição de um rap. O professor deu um tema para os alunos, "Amizade" e pediu para eles criarem uma rima com quatro frases. Demos um tempo para que os alunos pudessem criar e com o nosso auxílio fomos dando sugestões. Depois de um tempo o professor selecionou algumas e no quadro ele começou a construir a composição. A aula terminou e ficou por concluí-la.
Na parte dos ensaios eu senti a falta de um instrumento. O efeito que a presença de um instrumento causa no ensaio é outro. Um instrumento harmônico, por exemplo, ajuda a trabalhar o andamento, a tonalidade correta, além de dar um brilho à mais no ânimo da garotada.
(Ocupamos muito tempo com a produção do rap e não deu pra ensaiar. Só passamos as canções).
Segundo ano - Com o segundo ano minha atividade foi o estudo do pentagrama, mas não sabia que o professor ainda não tinha trabalhado com eles então o professor fez uma dinâmica com os alunos fazendo cinco linhas no chão com um pedaço de barbante. Essas linhas e espaços entre elas estavam representando o pentagrama. O professor deu nome à primeira linha e àpartir dela os alunos foram dizendo as notas sucessivamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário