domingo, 27 de novembro de 2016

Escola Municipal Dra. Maria do Carmo Vilaça

Escola: Municipal Dra. Ma do Carmo Vilaça
Turma: 2º e 4º anos
Horário: Segundas-feiras à tarde
Data: 21 de Novembro de 2016


PLANO DE AULA VI


ROTEIRO:  AO SOM DO PASSO

Ø  CONTEÚDOS

Ø  Conceitual
§  Ritmo/ensaio
§  Estudo do pentagrama

Ø  Procedimental

§  Arranjo instrumental/Ensaio
§  Execução do Passo/Ensaio
§  Produção do pentagrama

Ø  OBJETIVOS

§  Executar pulsos rítmicos com as canções do repertório do semestre.
§  Realizar os movimentos do passo de acordo o gráfico
§  Identificar tempo e contratempos musicais no passo
§  Entender o conceito de pauta musical


Ø  METODOLOGIA 

ü  Roteiro, 4º Ano

Ensaio/Canções:
·         Mulher Rendeira;
·         Peixinho do mar;
·         Da abóbara faz melão
·         Tamborês – Grupo TRIII

1º Momento – 4º ano/ Ensaio

2º Momento – 2º ano  
ü  Com o estudo do pentagrama apresentarei aos alunos o pentagrama, a clave de Sol e as duas primeiras figuras musicais: semibreve e mínima. Junto com o estudo de duração, farei associações com as fitas trabalhadas nas últimas aulas e explicarei que as figuras musicais têm durações diferentes. Usarei as palavras Cho-co-la-te e Quen-te para eles perceberem que a semibreve é a figura musical de maior duração e a mínima equivale à metade da semibreve.

·        REPERTÓRIO
·         Mulher Rendeira
·         Peixinho do mar
·         Da abóbara faz melão
·         Tamborês
         


RELATO

              Quarto ano - O professor sempre inicia a aula colocando primeiro o plano da aula no canto superior direito do quadro, abrindo sempre um espaço para a aplicação das minhas atividades.  Uma atividade solicitada aos alunos foi a composição de um rap. O professor deu um tema para os alunos, "Amizade" e pediu para eles criarem uma rima com quatro frases. Demos um tempo para que os alunos pudessem criar e com o nosso auxílio fomos dando sugestões. Depois de um tempo o professor selecionou algumas e no quadro ele começou a construir a composição. A aula terminou e ficou por concluí-la.
     Na parte dos ensaios eu senti a falta de um instrumento. O efeito que a presença de um instrumento causa no ensaio é outro. Um instrumento harmônico, por exemplo, ajuda a trabalhar o andamento, a tonalidade correta, além de dar um brilho à mais no ânimo da garotada. 
     (Ocupamos muito tempo com a produção do rap e não deu pra ensaiar. Só passamos as canções).
                Segundo ano - Com o segundo ano minha atividade foi o estudo do pentagrama, mas não sabia que o professor ainda não tinha trabalhado com eles então o professor fez uma dinâmica com os alunos fazendo cinco linhas no chão com um pedaço de barbante. Essas linhas e espaços entre elas estavam representando o pentagrama. O professor deu nome à primeira linha e àpartir  dela os alunos foram dizendo as notas sucessivamente. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário