sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Ganhei cartinha da aula do 1 º ano quanto amooor !!

Escola Municipal Dr. Maria do Carmo Vilaça
Data: 24 de Novembro de 2016
Supervisor: Ednaldo Rodrigues
Bolsista: Raíssa Pessoa
Turmas: 1º e 5 º ano 

TURMA 5 º ANO

Professor começou a aula passando um vídeo referente ao dia da consciência negra, segue o link -> https://www.youtube.com/watch?v=kaWUyiMSrV0 . O vídeo é  bastante interessante onde crianças passam por uma cena de interpretação com uma mulher negra e o resultado é surpreendente,  o resultado do vídeo foi entendido por alguns alunos dentro da sala de aula e outros nem tanto.  Assim que o vídeo terminou, professor Ednaldo fez uma explanação em torno do vídeo para que eles entendessem a gravidade do assunto.

Em seguida, foi explicado de onde vem o som. Da importância das pregas vocais e como elas funcionam dentro de nosso corpo, os cuidados que temos que ter em relação a voz e exercícios que ajudam não somente a ter uma afinação mas a estimular essa parte do corpo. Para isso ele seguiu com 3 vocalizes, o primeiro foi a vibração de língua, o segundo com as sílabas " PA PE PI PO PU " e a terceira com a música " Maria Fumaça", que tem a letrinha bem curtinha e vai mudando de tom gradativamente segue link da música - > https://www.youtube.com/watch?v=iAbQ4MZJTU0 .

Eu peguei seis alunos Clara, Laísa, Tailaine, Gabriel, Max e Stefany para ensaiar a música do show de talentos onde vamos apresentar com os instrumentos que foram construídos mais o violão , onde todos vão cantar a música " Em Paz " , dos compositores Pedro Altério, Rafael Altério e Rita Altério, interpretado por Maria Gadú e 5aseco.

TURMA 1 º ANO

Chegamos em sala e logo recebe uma cartinha da aluna Karolaine tão linda, na carta ela desenhou eu e ela e embaixo escreveu TE AMO, fico até mais motivada com tanto carinho assim ! Pois bem, fizemos uma apreciação musical com um instrumento nada comum, mostramos um vídeo de um instrumento chamado HANG DUM, que possui um som relaxante e requer uma técnica incrível pra ser executado, fiquei encantada. Link do vídeo - > https://www.youtube.com/watch?v=yYF415wnZ0w

Em seguida, foram feitos 2 vocalizes. O primeiro com a escala ascendente e descendente, o segundo com o frevo que possui uma letra pequena onde se muda o tom gradativamente, a letra é :

VOCÊ QUE VEIO DE LÁ, VEM PRA CÁ, VEM DANÇAR.
SEGURA O FREVO NO PÉ QUE É PRA NÃO TROPEÇAR.

E para trabalhar coordenação, atenção e intensidade, Ednaldo trabalho a música " Chapéu " . Na primeira vez a letra foi cantada completa seguindo a coreografia, na segunda vez em vez de ser dito a palavra chapéu eles faziam com as mãos a forma do chapéu em cima da cabeça, e na terceira vez a palavra três também não era cantada mas sim representada com os dedos das mãos. Ficou assim :

1 ª VEZ - " O MEU CHAPÉU TEM TRÊS PONTAS, TEM TRÊS PONTAS O MEU CHAPÉU.
                   SE NÃO TIVESSE TRÊS PONTAS, NÃO SERIA O MEU CHAPÉU. 

2 ª VEZ - "O MEU (SILÊNCIO)  TEM TRÊS PONTAS, TEM TRÊS PONTAS O MEU (SILÊNCIO)
                   SE NÃO TIVESSE TRÊS PONTAS, NÃO SERIA O MEU ( SILÊNCIO)

3 ª VEZ - " O MEU (SILÊNCIO) TEM (SILÊNCIO) PONTAS, TEM (SILÊNCIO)  PONTAS O MEU (SILÊNCIO) .
                   SE NÃO TIVESSE (SILÊNCIO)  PONTAS, NÃO SERIA O MEU (SILÊNCIO) .


Logo depois foi ensaiado a música que será cantada por eles no show de talentos e eu fiz uma atividade escrita com eles que consistia no trabalho de caligrafia, com assuntos teóricos musicais. Eles primeiro cobriram as frases e depois eu escreve a palavra " MÚSICA" no quadro e pedi para que eles sublinhassem a mesma na atividade e circulassem as palavras SONS e SOM.





Nenhum comentário:

Postar um comentário