Escola Municipal Parque São Cristóvão
Data: 06 de Março de 2016
Aluno bolsista: Jonatan Silva de Oliveira
Supervisor bolsista: Gilson
Turma: 4º e 5º anos B
Data: 06 de Março de 2016
Aluno bolsista: Jonatan Silva de Oliveira
Supervisor bolsista: Gilson
Turma: 4º e 5º anos B
Hoje retornei as atividades na Escola Parque São
Cristóvão na aula do professor Gilson e estou indo pela primeira vez nesse ano.
Não fui as duas semanas antes porque a escola ainda estava em processo de
mudança de horário e então o horário que eu fico não tinha aula até a passagem
do carnaval.
Primeira turma que participei da aula foi o 4º ano
B. A turma é bem agitada, as crianças gostam muito de brincadeiras e danças de
roda.
Iniciamos com uma roda com dança e música, através
de uma canção bem lúdica que envolveu divisão rítmica e coordenação motora,
além do próprio trabalho em grupo e atenção. Percebi que as crianças gostaram
bastante.
Por fim fizemos um pouco de coco de roda, gênero
musical típico de Pernambuco, reconhecendo a conexão rítmica da dança com o
toque.
A turma ficou bem curiosa com a minha presença, me
perguntaram muita coisa, inclusive muitas perguntas difíceis de responder. Por
fim gostei muito de ter participado dessa aula.
Segunda turma que participei da aula foi o 5º ano B.
A turma é a mais tranquila que já estive de todas que já estive pelo PIBID. As
crianças são bem atentas, apesar de aver algumas dispersões. Me parecem também
bem maduras.
Fizemos uma roda e começamos apreciando um coco que
Gilson já vinha trabalhando com a turma. Cantamos o refrão da música e fizemos
a dança do coco.
Em uma outra etapa Gilson distribuiu copos para os
educandos e, antes de começarmos a fazer o coco com copos, as crianças, espontaneamente,
começaram a fazer música, percebendo isso, logo peguei um instrumento e as
acompanhei, Gilson compreendeu também a importância de um som vindo deles ter
se manifestado de tal forma que sugeriu roda de improvisação, como foi feito.
Depois retornamos pro coco criando grupos que ficariam com distintos toques dos
copos para formar a orquestra.
Essa turma foi bem tranquila de se trabalhar, as crianças
se mostram bem interessadas e empolgadas.
Enfim... gostei muito das novas turmas e estou cheio
de ideias para começar a planejar as intervenções e aplicar em sala.
Nenhum comentário:
Postar um comentário