domingo, 26 de março de 2017

Uma aula mais Musical

Escola Municipal Alan Kardec
Data : 14/03/2017
Supervisor : Antonio Mardson
Bolsistas : Misael Santana



RELATÓRIO SEMANAL

  A aula de hoje foi mais pratica e pude observar que os alunos ficaram mais envolvidos. Tanto no terceiro horário no 6º B, quanto no quarto horário no 6º A, foi apresentada a música: Dó ré mi (notas musicas).

  No primeiro momento da aula o professor Mardson apresentou a música para os alunos tocando violão e cantando. Depois ele escreveu a música no quadro para que todos pudessem cantar juntos. Os alunos não demoraram para aprender a música e foi notório que eles gostaram da mesma. Em uma das partes da música são cantadas as notas musicais até completar uma oitava – dó a dó. Nessa parte o professor faz a primeira vez e os alunos respondem. Para não ficar monótono o professor colocou os alunos para fazer a repetição da melodia ao metalofone (instrumento de percussão), eles amaram a ideia e fizeram juntos com a gente. Como só tinham dois metalofones, tivemos que repetir algumas vezes as músicas com dois alunos de cada vez, é ainda assim ele não reclamaram de nada.


Fizemos esse mesmo processo no 6º A, como já estava mais familiarizado com a música, enquanto o professor a executava me juntei a ele tocando o caxixi e o metalofone. Soou bem mais interessante e os alunos, como já gostam de percussão, fizeram o mesmo ritmo tocando nas mesas.
  No terceiro horário já chegamos mostrando a escaleta para os alunos do 6º B. O professor já fez a melodia da música Dó ré mi que tínhamos apresentado no terceiro horário. Tocamos a música toda, ele na escaleta e eu fazendo o acompanhamento no violão. O professor Mardson ensinou "como achar" o Dó na escaleta e depois o professor passou pelas carteiras dos alunos e cada um foi digitando as notas na escaleta enquanto ele soprava a mesma.
 O professor realizou uma atividade sobre "som regular e irregular" onde ele colocou alguns sons para os alunos ouvirem e preencheram o quadro que foi escrito no quadro. Os alunos não tiveram nenhuma dificuldade na execução da atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário