quarta-feira, 26 de abril de 2017

18 de Abril de 2017

Escola: Municipal Dr.ª Mª. do Carmo Vilaça
Bolsista: Tássio Silva
Supervisor: Ednaldo Rodrigues
Coordenadora: Mara Menezes
Turma: 4° ano A
Horário: Terça - feiras pela manhã
Data: 18 de Abril de 2017

Reposição das aulas dos dias 07 e 21 de fevereiro de 2017


Ø ROTEIRO:

1 - Apreciação musical

2 - Reflexão sobre o vídeo

3 - Vocalizes

4 - Aquecimento vocal e corporal

5 - Solfejos rítmicos

6 - Ditados rítmicos

7 - Ensaio de canções

Ø CONTEÚDOS:

1 -  Vídeo da orquestra regida pelo maestro André Rieu 

2  - Vocalizes do grupo palavra cantada

3 - Exercícios rítmico

4 - Música nordestina



Ø OBJETIVOS:

1.       Aprender as canções que serão usadas no semestre;

2.       Ter noção de pulsação rítmica;

3.       Treinar a altura das notas;

4.       Trabalhar concentração e atenção musical;

6.       Trabalhar leitura relativa 


Ø METODOLOGIA:

1 - Momento - Apreciação musical, momento que geralmente da inicio as aulas. A canção sempre vem de um áudio ou vídeo escolhido pelo professor;

2 - Momento - É levantado questionamentos em relação ao vídeo como: em quantas partes a música é dividida? Quais as semelhanças e as diferenças? Tem coro? Tem solistas ? Quais instrumentos tinham na orquestra ? Em qual parte tinha orquetra?

3 -  Momento : Momento : Vocalizes. Trabalhamos os vocalizes com o objetivo de desenvolver ritmo, afinação, ouvido interno e externo das crianças. Desta vez usamos um vocalize do grupo "Palavra cantada",  chamado " Bolinhas de sabão" bastante interessante, explorando todos tipos de sons produzidos pela acústica da boca, sem a voz.

4 - Momento: Para o aquecimento vocal e corporal, fizemos algumas dinâmicas como: " O lêlê iria" , " Iapô iaia ê ê ô " e borandá? Nas dinâmicas  " O lêlê iria" e  " Iapô iaia ê ê ô ", nos dispusemos em circulo com toda turma, elas são atividades que exploram bastante os movimentos corporais então deixa turma completamente acessa e disposta. Já na atividade "borandá" apesar da movimentação em toda sala, seu foco é maior no movimento dos sons que as crianças solfejam.

5 - Momento: Foi desenhado no quadro alguns quadrados em branco outros pintados. O brancos representam silêncio e os pintados são sons. Eles não sabem ainda, mas essas figuras geométricas representam figuras musicais com valor de uma semínima. Em seguida pedimos para escolher uma vogal e uma consoante para formar a sílaba para ser solfejada nos momentos de som;

6 - Momento:  Colocamos quadrados no quadro somente em branco, para tentarmos um ditado rítmico. Os quadrados que o professor cantar a silaba serão marcados pelos alunos, com o auxílio de uma pulsação rítmica feita pelo professor com estalos, palmas ou batida na mesa.

7 - Momento: Estamos ensaiando as canções para o mês de junho, decidimos trabalhar somente canções de Luiz Gonzaga




Ø   AVALIAÇÃO:
·                      A avaliação será feita mediante a participação dos alunos dentro de sala de aula, memorização das músicas que será utilizada nas apresentações futuras, avanço nas percepções rítmicas e melódicas e afinação mediante efeito dos vocalizes.



Ø   FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

v Pedagogia Musical Willems – Livro de Carmem Mettig Rocha;


v Música na Sala de Aula de Educação Básica – Maura Penna;


Ø MATERIAIS UTILIZADOS

·          Som
·          Computador


Ø RELATO DA AULA;

     Uma aula super tranqüila a cada dia que passa nos percebemos como vem crescendo junto com a rotina a adaptação deles para com a música e tudo que ela tem para nos dar. No momento do questionamento da apreciação, eles já mostram um certo conhecimento, por mais raso que seja já não é algo completamente desconhecido. Já sabem o que é coral, o que é solista, quando a orquestra entra, sabem vários instrumentos que compõem a orquestra. Dentre esses e outros momentos, são os que fazem a gente seguir forte na luta diária.  


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