Escola: Municipal Dr.ª Mª. do Carmo Vilaça
Bolsista: Tássio Silva
Supervisor: Ednaldo Rodrigues
Coordenadora: Mara Menezes
Turma: 4° ano A
Horário: Terça - feiras pela manhã
Data: 18 de Abril de 2017
Reposição das aulas dos dias 07 e 21 de fevereiro de 2017
Ø ROTEIRO:
1 - Apreciação musical
2 - Reflexão sobre o vídeo
3 - Vocalizes
4 - Aquecimento vocal e corporal
5 - Solfejos rítmicos
6 - Ditados rítmicos
7 - Ensaio de canções
Ø CONTEÚDOS:
1 - Vídeo da orquestra regida
pelo maestro André Rieu
2 - Vocalizes do grupo palavra
cantada
3 - Exercícios rítmico
4 - Música nordestina
Ø OBJETIVOS:
1. Aprender as canções que serão usadas no semestre;
2. Ter noção de pulsação rítmica;
3. Treinar a altura das notas;
4. Trabalhar concentração e atenção musical;
6. Trabalhar leitura
relativa
Ø METODOLOGIA:
1 - Momento - Apreciação musical,
momento que geralmente da inicio as aulas. A canção sempre vem de um áudio ou
vídeo escolhido pelo professor;
2 - Momento - É levantado
questionamentos em relação ao vídeo como: em quantas partes a música é
dividida? Quais as semelhanças e as diferenças? Tem coro? Tem solistas ? Quais
instrumentos tinham na orquestra ? Em qual parte tinha orquetra?
3 - Momento : Momento : Vocalizes.
Trabalhamos os vocalizes com o objetivo de desenvolver ritmo, afinação, ouvido
interno e externo das crianças. Desta vez usamos um vocalize do grupo
"Palavra cantada", chamado " Bolinhas de sabão"
bastante interessante, explorando todos tipos de sons produzidos pela acústica
da boca, sem a voz.
4 - Momento: Para o aquecimento
vocal e corporal, fizemos algumas dinâmicas como: " O lêlê iria" ,
" Iapô iaia ê ê ô " e borandá? Nas dinâmicas " O lêlê
iria" e " Iapô iaia ê ê ô ", nos dispusemos em circulo com
toda turma, elas são atividades que exploram bastante os movimentos corporais
então deixa turma completamente acessa e disposta. Já na atividade
"borandá" apesar da movimentação em toda sala, seu foco é maior no
movimento dos sons que as crianças solfejam.
5 - Momento: Foi desenhado no
quadro alguns quadrados em branco outros pintados. O brancos representam
silêncio e os pintados são sons. Eles não sabem ainda, mas essas figuras geométricas
representam figuras musicais com valor de uma semínima. Em seguida pedimos para
escolher uma vogal e uma consoante para formar a sílaba para ser solfejada nos
momentos de som;
6 - Momento: Colocamos quadrados
no quadro somente em branco, para tentarmos um ditado rítmico. Os quadrados que
o professor cantar a silaba serão marcados pelos alunos, com o auxílio de uma
pulsação rítmica feita pelo professor com estalos, palmas ou batida na mesa.
7 - Momento: Estamos ensaiando as
canções para o mês de junho, decidimos trabalhar somente canções de Luiz
Gonzaga
Ø AVALIAÇÃO:
·
A avaliação será
feita mediante a participação dos alunos dentro de sala de aula, memorização
das músicas que será utilizada nas apresentações futuras, avanço nas percepções
rítmicas e melódicas e afinação mediante efeito dos vocalizes.
Ø FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
v Pedagogia Musical Willems – Livro de Carmem Mettig Rocha;
v Música na Sala de Aula de Educação Básica – Maura Penna;
Ø MATERIAIS UTILIZADOS
· Som
· Computador
Ø RELATO DA AULA;
Uma aula super tranqüila a cada dia que passa nos percebemos como vem
crescendo junto com a rotina a adaptação deles para com a música e tudo que ela
tem para nos dar. No momento do questionamento da apreciação, eles já mostram
um certo conhecimento, por mais raso que seja já não é algo completamente
desconhecido. Já sabem o que é coral, o que é solista, quando a orquestra
entra, sabem vários instrumentos que compõem a orquestra. Dentre esses e outros
momentos, são os que fazem a gente seguir forte na luta diária.
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