segunda-feira, 17 de abril de 2017

28 de Março de 2017


Escola: Municipal Dr.
ª Mª. do Carmo Vilaça
Bolsista: Tássio Silva
Supervisor: Ednaldo Rodrigues
Coordenadora: Mara Menezes
Turma: 1º ano B e D.
Horário: Terça-feiras à tarde
Data: 28 de Março de 2017


PLANO DE AULA



ROTEIRO: 

1.      Jogo do troca-troca
2.       Duelo das imitações rítmicas

v  CONTEÚDOS

§   Silencio
§  Sequencias rítmicas
§  Pulso e ritmo
§  Concentração

v  OBJETIVOS

§  Compreender o valor do silêncio
§  Ter noção do ambiente a partir do tato e da audição
§  Trabalhar concentração, atenção e sensibilidade.


v  METODOLOGIA 

Roteiro, 1º Ano B e D.  


ü  1º Momento – Jogo do troca troca
O grupo está sentado em cadeiras dispostas em círculo, um jogador com olhos vendados, é colocado no centro.
O animador atribui um número(ou uma nota musical) a cada um dos participantes sentados.
O jogador vendado não sabe quem é qual numero(ou nota), mas deve chamar dois números(ou notas) ao acaso.
As duas pessoas correspondente aos números(ou notas) vão então, tentar trocar de lugar, o mais discretamente possível, enquanto a pessoa vendada tenta apanhar um deles. Os jogadores só podem voltar a sentar, se for em uma cadeira diferente da que levantou. Se o jogador vendado consegui tocar algum dos que levantou os papéis se invertem.



 ü  2º Momento - Duelo das imitações rítmicas
        
Neste jogo a turma a ser trabalhada pode ser divididas em vários grupos. Cada grupo deve ter um animador, que será o professor(entre outros). Os grupos são colocados de costa para o outro.
Cada animador deve criar uma sequencia rítmica, para que sua equipe venha a repetir com destreza. Dentro dessa sequencia, usamos a meca como instrumento, batendo com as mãos abertas, fechadas e usando também as palmas.  Com isso cria-se uma competição entre as equipes, quanto mais se acerta, mais ponto a equipe ganha.
A cada rodada que se avança, o nível das células rítmicas podem aumentar de acordo com a turma. E também a cada rodada existe a possibilidade de eliminar participantes, fazendo com o que o nível do jogo se eleve.  

v  AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados mediante o comportamento, a atenção e interesse e o respeito com os colegas e professores.

v  MATERIAIS UTILIZADOS

·         Vendas
·         Cadeiras
·         Mesas

v RELATO DA AULA
As atividades foram bem aplicadas. O jogo do "troca-troca" começamos com a dificuldade da compreensão. O porquê tenho um número, o porquê meu colega está vendado, a necessidade do silêncio, Passado o período de adaptação e entendimento do objetivo da brincadeira, conseguimos expulsar a dispersão  e fazer com que todos participassem com sua função e o principal, tivesse prazer em fazer o jogo funcionar. Como toda atividade tem seu tempo de adaptação, curtição e dispersão, essa não foi diferente. De acordo com a perda de motivação, em outras palavras o enjoar da brincadeira. Fui adaptando ela e criando novas funções, chegou um momento em que a obrigação do jogador vendado era seguir o som das palmas. O animador designa algum participante e enquanto ele bate palmas o jogador central (vendado) deveria encontra-lo. Dentre todas as oscilações o objetivo foi alcançado com sucesso nessa atividade, a cada um de sua maneira.

Em seguida aplicamos o duelo das imitações rítmicas. Fiquei com a equipe dos meninos e o professor Ednaldo com as meninas. Eles adoram ritmo, e quando estamos trabalhando, todos se empolgam e participam bem concentrados. Como foi um duelo entre 2 grupos, eles tinham pontuações para cada desafio, era incrível como conseguiam acerta cerca de 80% á 90% em cada rodada, o jogo foi bastante equilibrado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário