Escola: Municipal Dr.ª Mª. do Carmo Vilaça
Bolsista: Tássio Silva
Supervisor: Ednaldo Rodrigues
Coordenadora: Mara Menezes
Turma: 1º ano B e D.
Horário: Terça-feiras à tarde
Data: 28 de Março de 2017
PLANO DE AULA
ROTEIRO:
1. Jogo do
troca-troca
2. Duelo das imitações rítmicas
v CONTEÚDOS
§ Silencio
§ Sequencias rítmicas
§ Pulso e ritmo
§ Concentração
v OBJETIVOS
§ Compreender o valor do silêncio
§ Ter noção do ambiente a partir do tato e da audição
§ Trabalhar concentração, atenção e sensibilidade.
v METODOLOGIA
Roteiro, 1º Ano B e D.
ü 1º Momento – Jogo
do troca troca
O grupo está sentado em cadeiras dispostas em
círculo, um jogador com olhos vendados, é colocado no centro.
O animador atribui um número(ou uma nota musical) a
cada um dos participantes sentados.
O jogador vendado não sabe quem é qual numero(ou
nota), mas deve chamar dois números(ou notas) ao acaso.
As duas pessoas correspondente aos números(ou
notas) vão então, tentar trocar de lugar, o mais discretamente possível, enquanto
a pessoa vendada tenta apanhar um deles. Os jogadores só podem voltar a sentar,
se for em uma cadeira diferente da que levantou. Se o jogador vendado consegui
tocar algum dos que levantou os papéis se invertem.
ü 2º Momento - Duelo das imitações rítmicas
Neste jogo a turma a ser trabalhada pode ser
divididas em vários grupos. Cada grupo deve ter um animador, que será o
professor(entre outros). Os grupos são colocados de costa para o outro.
Cada animador deve criar uma sequencia rítmica,
para que sua equipe venha a repetir com destreza. Dentro dessa sequencia,
usamos a meca como instrumento, batendo com as mãos abertas, fechadas e usando
também as palmas. Com isso cria-se uma
competição entre as equipes, quanto mais se acerta, mais ponto a equipe ganha.
A cada rodada que se avança, o nível das células
rítmicas podem aumentar de acordo com a turma. E também a cada rodada existe a
possibilidade de eliminar participantes, fazendo com o que o nível do jogo se
eleve.
v AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados mediante o comportamento, a atenção e
interesse e o respeito com os colegas e professores.
v MATERIAIS UTILIZADOS
· Vendas
· Cadeiras
· Mesas
v RELATO DA AULA
As atividades foram bem
aplicadas. O jogo do "troca-troca" começamos com a dificuldade da
compreensão. O porquê tenho um número, o porquê meu colega está vendado, a
necessidade do silêncio, Passado o período de adaptação e entendimento do
objetivo da brincadeira, conseguimos expulsar a dispersão e fazer com que todos participassem com sua
função e o principal, tivesse prazer em fazer o jogo funcionar. Como toda
atividade tem seu tempo de adaptação, curtição e dispersão, essa não foi
diferente. De acordo com a perda de motivação, em outras palavras o enjoar da
brincadeira. Fui adaptando ela e criando novas funções, chegou um momento em
que a obrigação do jogador vendado era seguir o som das palmas. O animador designa
algum participante e enquanto ele bate palmas o jogador central (vendado) deveria
encontra-lo. Dentre todas as oscilações o objetivo foi alcançado com sucesso
nessa atividade, a cada um de sua maneira.
Em seguida aplicamos o
duelo das imitações rítmicas. Fiquei com a equipe dos meninos e o professor Ednaldo
com as meninas. Eles adoram ritmo, e quando estamos trabalhando, todos se
empolgam e participam bem concentrados. Como foi um duelo entre 2 grupos, eles
tinham pontuações para cada desafio, era incrível como conseguiam acerta cerca
de 80% á 90% em cada rodada, o jogo foi bastante equilibrado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário