Escola: Municipal Dr. ª Mª. Do Carmo
Vilaça
Escola: Municipal Dr. ª Mª. Do Carmo Vilaça
Turma: 1º, 3º e 5º anos.
Horário: Segundas-feiras à tarde
Data: 03 de Abril de 2017
Bolsista: Gleidiane Macedo
Professor/Supervisor: Ednaldo Rodrigues
Hoje por conta da chuva acabei chegando um pouco tarde no Vilaça e não
pude acompanhar a aula do terceiro ano.
RELATO
DA AULA
1º ANO
A apreciação musical de hoje, com os pequenos, foi muito especial.
O professor colocou uma música clássica para eles escutarem onde tinha uma orquestra
tocando. O mais legal da história foi que assim que eles escutaram a orquestra
tocando eles foram logo dizendo que era um violino tocando. A ligação de música
clássica com o violino na cabecinha deles foi instantânea. Eu fiquei muito
surpresa e admirada. Quando eles não falavam que era um violino, eles falavam
que era uma flauta ou um piano. Achei bem interessante.
Logo depois eles cataram as notas musicais e um novo
vocalize; o bora andar.
Uma coisa que sempre deixa as crianças animadas é a
brincadeira da música com copos, e hoje o professor conseguiu fazer com a turma
uma grande sequência bem grande da brincadeira. Primeiro treinamos sem a música
todos os comandos, e depois conseguimos tocar tudo com a música, ficou bem
legal.
E para terminar a aula algumas cirandas de rodas.
3ºANO
A turma do
terceiro ano são garotos maiores, e por conta disso eles são bem agitados e um
pouco desobedientes.
Hoje a estratégia do professor foi fazer alguns jogos com
eles.
O jogo da venda (que foi feito de várias formas
diferentes).
Primeiro o Professor vendou um garoto e o restante foi
colocando sentado em uma roda em volta. Foram distribuídos números para todos
que estavam sentados. Quando o professor falava dois números diferentes as
pessoas desses respectivos números teriam que trocar de lugar, mas sem deixar a
pessoa do meio encostar neles enquanto trocavam de lugar, se por acaso a pessoa
que estava no meio com os olhos vendados conseguisse pegar quem estava trocando
de lugar aí essa pessoa passaria a ter os olhos vendado.
A segunda forma de fazer a brincadeira com os olhos
vendados foi. Um aluno ficava com os olhos vendados no meio enquanto outro
batia palme e ele tinha que descobrir de onde vinha o som. Depois teve de falar
e descobrir quem estava falando... E muitas outras brincadeiras com os olhos
vendados.
A outra brincadeira foi A Minha Direita Está Vaga Para A
Nota...
Nessa brincadeira o professor disse a cada criança uma
nota e um número. E colocou as crianças sentadas em roda sendo que sobrando uma
cadeira. A pessoa que estava à esquerda da cadeira vazia tinha que falar a
frase A Minha Direita Está Vaga Para A Nota... E aí tinha que dizer uma nota
qualquer e um número, aleatoriamente, sem saber quais sãos as notas e os números
dos colegas. Daí a pessoa correspondente a nota e o número tinha que sentar na
cadeira vaga, deixando assim o seu lugar vaga para a brincadeira continuar.
Fizemos também com eles a brincadeira da música com os
copos. No início demorou um pouco para eles entenderem os comandos, mas por fim
todos conseguiram pegar e fazer a atividade completa.
E para finalizar a aula, a pedido de um aluno, o
professor fez com eles a brincadeira da cadeira.
o relato está bom, embora possa detalhar um pouco mais as atividades, entrementes, está faltando um ponto reflexivo. Um olhar crítico. O que aconteceu na aula que te chamou a atenção? Que aspectos merecerem destaque? Que conteúdos/habilidades estão sendo desenvolvidas com aquela atividade? Que teórico/educador fala a respeito daquele processo? Quais os benefícios que podem ser alcançados a partir dos mesmos? São questionamentos que podem melhorar seus relatos.
ResponderExcluirna frase: "hoje o professor conseguiu fazer com a turma uma grande sequência bem grande da brincadeira", a repetição da palavra "grande" foi proposital?
quando vc diz que não pôde acompanhar a aula do 3º ano.. na verdade foi do 5º...