segunda-feira, 3 de abril de 2017

Escola: Municipal Dr. ª Mª. Do Carmo Vilaça

Escola: Municipal Dr. ª Mª. Do Carmo Vilaça
Turma: 1º, 3º e 5º anos.
Horário: Segundas-feiras à tarde
Data: 03 de Abril de 2017
Bolsista: Gleidiane Macedo
Professor/Supervisor: Ednaldo Rodrigues

Hoje por conta da chuva acabei chegando um pouco tarde no Vilaça e não pude acompanhar a aula do terceiro ano.

 RELATO DA AULA

1º ANO

A apreciação musical de hoje, com os pequenos, foi muito especial. O professor colocou uma música clássica para eles escutarem onde tinha uma orquestra tocando. O mais legal da história foi que assim que eles escutaram a orquestra tocando eles foram logo dizendo que era um violino tocando. A ligação de música clássica com o violino na cabecinha deles foi instantânea. Eu fiquei muito surpresa e admirada. Quando eles não falavam que era um violino, eles falavam que era uma flauta ou um piano. Achei bem interessante.
Logo depois eles cataram as notas musicais e um novo vocalize; o bora andar.
Uma coisa que sempre deixa as crianças animadas é a brincadeira da música com copos, e hoje o professor conseguiu fazer com a turma uma grande sequência bem grande da brincadeira. Primeiro treinamos sem a música todos os comandos, e depois conseguimos tocar tudo com a música, ficou bem legal.
E para terminar a aula algumas cirandas de rodas.


3ºANO

 A turma do terceiro ano são garotos maiores, e por conta disso eles são bem agitados e um pouco desobedientes.
Hoje a estratégia do professor foi fazer alguns jogos com eles.
O jogo da venda (que foi feito de várias formas diferentes).
Primeiro o Professor vendou um garoto e o restante foi colocando sentado em uma roda em volta. Foram distribuídos números para todos que estavam sentados. Quando o professor falava dois números diferentes as pessoas desses respectivos números teriam que trocar de lugar, mas sem deixar a pessoa do meio encostar neles enquanto trocavam de lugar, se por acaso a pessoa que estava no meio com os olhos vendados conseguisse pegar quem estava trocando de lugar aí essa pessoa passaria a ter os olhos vendado.
A segunda forma de fazer a brincadeira com os olhos vendados foi. Um aluno ficava com os olhos vendados no meio enquanto outro batia palme e ele tinha que descobrir de onde vinha o som. Depois teve de falar e descobrir quem estava falando... E muitas outras brincadeiras com os olhos vendados.
A outra brincadeira foi A Minha Direita Está Vaga Para A Nota...
Nessa brincadeira o professor disse a cada criança uma nota e um número. E colocou as crianças sentadas em roda sendo que sobrando uma cadeira. A pessoa que estava à esquerda da cadeira vazia tinha que falar a frase A Minha Direita Está Vaga Para A Nota... E aí tinha que dizer uma nota qualquer e um número, aleatoriamente, sem saber quais sãos as notas e os números dos colegas. Daí a pessoa correspondente a nota e o número tinha que sentar na cadeira vaga, deixando assim o seu lugar vaga para a brincadeira continuar.
Fizemos também com eles a brincadeira da música com os copos. No início demorou um pouco para eles entenderem os comandos, mas por fim todos conseguiram pegar e fazer a atividade completa.
E para finalizar a aula, a pedido de um aluno, o professor fez com eles a brincadeira da cadeira. 

Um comentário:

  1. o relato está bom, embora possa detalhar um pouco mais as atividades, entrementes, está faltando um ponto reflexivo. Um olhar crítico. O que aconteceu na aula que te chamou a atenção? Que aspectos merecerem destaque? Que conteúdos/habilidades estão sendo desenvolvidas com aquela atividade? Que teórico/educador fala a respeito daquele processo? Quais os benefícios que podem ser alcançados a partir dos mesmos? São questionamentos que podem melhorar seus relatos.

    na frase: "hoje o professor conseguiu fazer com a turma uma grande sequência bem grande da brincadeira", a repetição da palavra "grande" foi proposital?

    quando vc diz que não pôde acompanhar a aula do 3º ano.. na verdade foi do 5º...

    ResponderExcluir