Escola: Municipal
Dr.ª
Mª. do Carmo Vilaça
Turma: 2º
ano B.
Horário:
Quartas-feiras à tarde
Bolsista: Sindney Borges
Supervisor: Ednaldo Rodrigues
Coordenadora: Mara Menezes
Data: 05 de
Abril de 2017
PLANO DE
AULA VI
ROTEIRO:
1. Canção
de Chegada (Boa tarde!)
2. Aquecimentos
e alongamentos Vocal e Corporal
3. Canção
“Era um dia de manhã”
4. Estudo
de pulso musical com canções:
·
Canção Zum Zum Zum
(Para o dia do Índio)
·
Macarena (passage da
bola)
5. Estudo
das propriedades do som: Duração
6. Apreciação
musical: Timbre/Ruído
7. Jogo
dos ruídos sonoros
v CONTEÚDOS
§ Solfejos
rítmicos
§ Duração
§ P
ulso e rítmo
§ Análise
apreciativa
v OBJETIVOS
§
Aprender as canções do semestre
§
Compreender a duração dos sons
§
Executar pulsações com diferentes ritmos
§
Trabalhar concentração, atenção e a sensibilidade.
v METODOLOGIA
Roteiro,
2º Ano B.
ü 1º Momento –
Canção de Chegada
Executar ao som do
violão ou teclado a canção de chegada, explicando para os alunos a dinâmica de
interação, para que eles comecem a aula ativos.
ü 2º Momento - Alongamento
Pedir para
as crianças ficarem de pé e realizarem um pequeno alongamento. Alongando a
parte superior dos membros. A sugestão é fazerem se imaginar pegando as
estrelas do céu, alindando os braços, os punhos, o pescoço e as costelas.
ü 3º Momento – Canção
Era um dia de manhã!
Esse é um momento de
descontração que acaba por aquecer a voz e despertar as crianças também. A
canção será repetida três vezes e cada vez com uma dinâmica diferente. Primeiro
eu canto e eles repetem o refrão, na segunda vez eles respondem com palmas e na
terceira vez eles respondendo com a sílaba Zi (zizizi, …).
ü 4º
Momento – Solfejo Ritmico
A
atividade com a canção Zum Zum Zum está voltada para o estudo da pulsação, mas
também como uma atividade em comemoração ao dia do índio que se aproxima. Os
alunos sentados passarão um copo até o final da música. A ultima pessoa que
ficar com o copo se levanta e daremos prosseguimento à mesma atividade sendo
que o colega que estiver em pé vai acompanhar o percursso do copo até para na
outra pessoa em que a música termina e assim será até todos ficarem em pé e
cantar a canção no passo indígena.
Com a
canção Macarena, marcaremos o pulso com a passage da bola.
ü 5º
Momento – Estudo das propriedades do som – Duração
Vou
explicar para os alunos como pode ser a duração do som na música. Uma noção do
que pode ser o longo, médio e curto, por exemplo. Depois farei uma brincadeira
trabalhando esses conceitos.
v
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados
mediante o comportamento, a atenção, a participação, o interesse e o respeito com os colegas e
professores.
v MATERIAIS UTILIZADOS
·
Som
·
Computador
· Caixa de Som
·
Bola, Cordão
·
Jogos musicais
v
RELATO DA AULA
A aula hoje foi bem interessante porque
consegui amarrar as atividades não deixando espaço para as crianças dispersarem
muito. Consegui aplicar o plano de aula de maneira que pude perceber que as
crianças estão progredindo nas atividades, entendendo um pouco os conceitos
trabalhados. Sinto que não posso abrir mão das atividades de pulso e rítmo porque
e exigir mais atenção deles porque ainda é uma dificuldade para a maioria da
sala. No mais, creio que estamos conduzindo bem a turma.

Nenhum comentário:
Postar um comentário