quarta-feira, 5 de abril de 2017


Escola: Municipal Dr.ª Mª. do Carmo Vilaça
Turma: 2º ano B.
Horário: Quartas-feiras à tarde
Bolsista: Sindney Borges
Supervisor: Ednaldo Rodrigues
Coordenadora: Mara Menezes
Data: 05 de Abril de 2017


PLANO DE AULA VI



ROTEIRO: 

1.      Canção de Chegada (Boa tarde!)
2.      Aquecimentos e alongamentos Vocal e Corporal
3.      Canção “Era um dia de manhã”
4.      Estudo de pulso musical com canções:
·         Canção Zum Zum Zum (Para o dia do Índio)
·         Macarena (passage da bola)
5.      Estudo das propriedades do som: Duração
6.      Apreciação musical: Timbre/Ruído
7.      Jogo dos ruídos sonoros

v  CONTEÚDOS

§  Solfejos rítmicos
§  Duração
§  P ulso e rítmo
§  Análise apreciativa



v  OBJETIVOS

§  Aprender as canções do semestre
§  Compreender a duração dos sons
§  Executar pulsações com diferentes ritmos
§  Trabalhar concentração, atenção e a sensibilidade.


v  METODOLOGIA 

Roteiro, 2º Ano B.   
ü  1º Momento – Canção de Chegada
         Executar ao som do violão ou teclado a canção de chegada, explicando para os alunos a dinâmica de interação, para que eles comecem a aula ativos.

ü  2º Momento - Alongamento
             Pedir para as crianças ficarem de pé e realizarem um pequeno alongamento. Alongando a parte superior dos membros. A sugestão é fazerem se imaginar pegando as estrelas do céu, alindando os braços, os punhos, o pescoço e as costelas.

ü  3º Momento – Canção Era um dia de manhã!

          Esse é um momento de descontração que acaba por aquecer a voz e despertar as crianças também. A canção será repetida três vezes e cada vez com uma dinâmica diferente. Primeiro eu canto e eles repetem o refrão, na segunda vez eles respondem com palmas e na terceira vez eles respondendo com a sílaba Zi (zizizi, …).

ü  4º Momento – Solfejo Ritmico
              A atividade com a canção Zum Zum Zum está voltada para o estudo da pulsação, mas também como uma atividade em comemoração ao dia do índio que se aproxima. Os alunos sentados passarão um copo até o final da música. A ultima pessoa que ficar com o copo se levanta e daremos prosseguimento à mesma atividade sendo que o colega que estiver em pé vai acompanhar o percursso do copo até para na outra pessoa em que a música termina e assim será até todos ficarem em pé e cantar a canção no passo indígena.
Com a canção Macarena, marcaremos o pulso com a passage da bola.

ü  5º Momento – Estudo das propriedades do som – Duração

          Vou explicar para os alunos como pode ser a duração do som na música. Uma noção do que pode ser o longo, médio e curto, por exemplo. Depois farei uma brincadeira trabalhando esses conceitos.

v  AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados mediante o comportamento, a atenção, a participação, o interesse e o respeito com os colegas e professores.

v  MATERIAIS UTILIZADOS

·         Som
·         Computador
·         Caixa de Som
·         Bola, Cordão
·         Jogos musicais

v RELATO DA AULA

A aula hoje foi bem interessante porque consegui amarrar as atividades não deixando espaço para as crianças dispersarem muito. Consegui aplicar o plano de aula de maneira que pude perceber que as crianças estão progredindo nas atividades, entendendo um pouco os conceitos trabalhados. Sinto que não posso abrir mão das atividades de pulso e rítmo porque e exigir mais atenção deles porque ainda é uma dificuldade para a maioria da sala. No mais, creio que estamos conduzindo bem a turma. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário