sábado, 22 de abril de 2017

O lado divertido de repor aulas é conhecer outras turmas da escola !

Escola Municipal Dr ª Maria do Carmo Vilaça
Data - 18 de abril de 2017
Turno : Matutino e Vespertino
Turmas : 1 º A, D e B; 3 º C e 4 º A;
Coordenadora :  Mara Menezes
Supervisor : Ednaldo Rodrigues
Bolsista : Raíssa Pessoa Silva

"As paixões sejam elas violentas ou não, nunca devem se expressar quando chegam a um ponto desagradável; a Música, mesmo nas piores situações, nunca deve agredir aos ouvidos, mas sim cativá-los e continuar sempre Música."
Wolfgang Amadeus Mozart
Reposição das aulas dos dias 09 e 16 de fevereiro 

Ø ROTEIRO:

1 - Apreciação musical

2 - Reflexão sobre o vídeo

3 - Vocalizes

4 - Aquecimento vocal e corporal

5 - Ditados rítmicos

6 - Solfejos rítmicos

7 - Ensaio de canções

Ø CONTEÚDOS:

1 -  Vídeo da orquestra regida pelo maestro André Rieu 

2  - Vocalizes do grupo palavra cantada

3 - Exercícios de pulsação rítmica e ficção 

4 -  Exercícios com métodos não convencionais fazendo a transação para a leitura relativa

Ø OBJETIVOS:

1.       Aprender as canções que serão usadas no semestre;

2.       Ter noção de pulsação rítmica;

3.       Treinar a altura das notas;

4.       Trabalhar concentração, atenção e a sensibilidade musical;

5.       Trabalhar em conjunto com os colegas;

6.       Trabalhar leitura relativa 


Ø METODOLOGIA:

1 - Momento - Apreciação musical, momento em que os alunos se concentram para a aula de música e apreciação um vídeo escolhido pelo professor;

2 - Momento - É levantado questionamentos em relação ao vídeo como: em quantas partes a música é dividida? Quais as semelhanças e as diferenças? Tem coro? Tem solistas ? Quais instrumentos tinham na orquestra ? 

3 -  Momento : Vocalizes são feitos com o intuito de trabalhar afinação e sons que podem ser produzidos pela boca. Usamos um muito legal chamado Bolinhas de sabão do grupo palavra cantada 

4 - Momento: Para o aquecimento vocal e corporal, fizemos algumas dinâmicas como: " O lêlê iria" , passo 4/4, " Iapô iaia ê ê ô " e borandá? 

5 - Momento:  Colocamos quadrados no quadro somente em branco, e o professor irar solfejar uma silaba em alguns desses quadrados. Os quadrados que o professor cantar a silaba serão marcados pelos alunos, com o auxílio de uma pulsação rítmica feita pelo professor com estalos, palmas ou batida na mesa.

6 - Momento: Colocaremos no quadro alguns quadrados em branco outros pintados, em seguida pedir para escolher uma silaba e nos quadrados pintados eles vão cantar a silaba escolhidas, os que estiverem em branco representará o silencio;

7 - Momento: Estamos ensaiando as canções para o mês de junho, decidimos trabalhar somente canções de Luiz Gonzaga

Ø   AVALIAÇÃO:
  •  A avaliação será feita mediante a participação dos alunos dentro de sala de aula, memorização das músicas que será utilizada nas apresentações futuras, avanço nas percepções rítmicas e melódicas e afinação mediante efeito dos vocalizes.


Ø   JUSTIFICATIVA:
  •  É de suma importância o trabalho feito voltado para o melhoramento da percepção tanto auditiva como motora, são exercícios feitos que estimulam o trabalho em grupo e o avanço gradativo. Além da construção de ideias e respeito a opinião do semelhante através das reflexões feitas dentro de sala de aula.


Ø   FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

v Pedagogia Musical Willems – Livro de Carmem Mettig Rocha;

v 100 Jogos Musicais – Marío José Ferreira Pinto;


v Música na Sala de Aula de Educação Básica – Maura Penna;


Ø MATERIAIS UTILIZADOS

·          Som
·          Computador


Ø RELATO DA AULA;

No dia tivemos uma visita de dois índios e ficamos responsáveis por levar eles até o pátio para ver as apresentações, na volta foi uma confusão leva - los para dentro da sala novamente, e era a turma dos maiores que ainda tem um comportamento infantil. E depois fomos para a quadra no horário de recreio e novamente o comportamento violento apareceu, e devido isso tivemos que voltar a sala novamente. Como lidar com alunos assim ? Para que deixem de ser tão agressivos, o que fazer ? Uma coisa que acho legal nas reposições de aula é justamente conhecer turmas novas, ver a reações deles com os bolsistas dentro de sala, os olhinhos curiosos e os alunos que se destacam dentro de sala. Me encantei com um aluno chamado Lucas, ele logo colou do meu lado e todas as dinâmicas ele fazia com uma doçura de quem estava se divertindo e aprendendo ao mesmo tempo. No final me deu um abraço com gostinho de quem pedia vem sempre, sabe? Me divertir e me encantei com ele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário