Data - 18 de abril de 2017
Turno : Matutino e Vespertino
Turmas : 1 º A, D e B; 3 º C e 4 º A;
Coordenadora : Mara Menezes
Supervisor : Ednaldo Rodrigues
Bolsista : Raíssa Pessoa Silva
"As paixões sejam elas violentas ou não, nunca devem se expressar quando chegam a um ponto desagradável; a Música, mesmo nas piores situações, nunca deve agredir aos ouvidos, mas sim cativá-los e continuar sempre Música."
Wolfgang Amadeus MozartReposição das aulas dos dias 09 e 16 de fevereiro
Ø ROTEIRO:
1 - Apreciação musical
2 - Reflexão sobre o vídeo
3 - Vocalizes
4 - Aquecimento vocal e corporal
5 - Ditados rítmicos
6 - Solfejos rítmicos
7 - Ensaio de canções
Ø CONTEÚDOS:
1 - Vídeo da orquestra regida pelo maestro André Rieu
2 - Vocalizes do grupo palavra cantada
3 - Exercícios de pulsação rítmica e ficção
4 - Exercícios com métodos não convencionais fazendo a transação para a leitura relativa
Ø OBJETIVOS:
1.
Aprender
as canções que serão usadas no semestre;
2.
Ter
noção de pulsação rítmica;
3.
Treinar
a altura das notas;
4.
Trabalhar
concentração, atenção e a sensibilidade musical;
5.
Trabalhar
em conjunto com os colegas;
6. Trabalhar leitura relativa
Ø METODOLOGIA:
1 - Momento - Apreciação musical, momento em que os alunos se concentram para a aula de música e apreciação um vídeo escolhido pelo professor;
2 - Momento - É levantado questionamentos em relação ao vídeo como: em quantas partes a música é dividida? Quais as semelhanças e as diferenças? Tem coro? Tem solistas ? Quais instrumentos tinham na orquestra ?
3 - Momento : Vocalizes são feitos com o intuito de trabalhar afinação e sons que podem ser produzidos pela boca. Usamos um muito legal chamado Bolinhas de sabão do grupo palavra cantada
4 - Momento: Para o aquecimento vocal e corporal, fizemos algumas dinâmicas como: " O lêlê iria" , passo 4/4, " Iapô iaia ê ê ô " e borandá?
5 - Momento: Colocamos
quadrados no quadro somente em branco, e o professor irar solfejar uma silaba
em alguns desses quadrados. Os quadrados que o professor cantar a silaba serão
marcados pelos alunos, com o auxílio de uma pulsação rítmica feita pelo professor
com estalos, palmas ou batida na mesa.
6 - Momento: Colocaremos no
quadro alguns quadrados em branco outros pintados, em seguida pedir para
escolher uma silaba e nos quadrados pintados eles vão cantar a silaba
escolhidas, os que estiverem em branco representará o silencio;
7 - Momento: Estamos ensaiando as canções para o mês de junho, decidimos trabalhar somente canções de Luiz Gonzaga
Ø AVALIAÇÃO:
- A avaliação será feita mediante a participação dos alunos dentro de sala de aula, memorização das músicas que será utilizada nas apresentações futuras, avanço nas percepções rítmicas e melódicas e afinação mediante efeito dos vocalizes.
Ø JUSTIFICATIVA:
- É de suma importância o trabalho feito voltado para o melhoramento da percepção tanto auditiva como motora, são exercícios feitos que estimulam o trabalho em grupo e o avanço gradativo. Além da construção de ideias e respeito a opinião do semelhante através das reflexões feitas dentro de sala de aula.
Ø FUNDAMENTAÇÃO
TEORICA
v Pedagogia Musical
Willems – Livro de Carmem Mettig Rocha;
v 100 Jogos Musicais
– Marío José Ferreira Pinto;
v Música na Sala de
Aula de Educação Básica – Maura Penna;
Ø MATERIAIS
UTILIZADOS
·
Som
·
Computador
Ø RELATO DA AULA;
No dia tivemos uma visita de dois índios e ficamos responsáveis por levar eles até o pátio para ver as apresentações, na volta foi uma confusão leva - los para dentro da sala novamente, e era a turma dos maiores que ainda tem um comportamento infantil. E depois fomos para a quadra no horário de recreio e novamente o comportamento violento apareceu, e devido isso tivemos que voltar a sala novamente. Como lidar com alunos assim ? Para que deixem de ser tão agressivos, o que fazer ? Uma coisa que acho legal nas reposições de aula é justamente conhecer turmas novas, ver a reações deles com os bolsistas dentro de sala, os olhinhos curiosos e os alunos que se destacam dentro de sala. Me encantei com um aluno chamado Lucas, ele logo colou do meu lado e todas as dinâmicas ele fazia com uma doçura de quem estava se divertindo e aprendendo ao mesmo tempo. No final me deu um abraço com gostinho de quem pedia vem sempre, sabe? Me divertir e me encantei com ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário