Data: 11 de abril de 2017
Escola: Centro Juvenil de Ciência e Cultura
Turmas: 1°, 2 ° e 3° anos
Professor/Supervisor: Alexandre Santana
Semínimas, mínimas e compasso. Mas o que é isso? Foi o que percebi nos rostos dos alunos, na aula de teoria musical. A aula fluía bem, durante o período inicial e, por enquanto, só havia dois alunos. Depois chegaram mais outros. Na Música, existe o tempo, a métrica, a pausa,e foi isso que foi exposto na aula. A compreensão a partir do que, enquanto eu canto ou toco, o outro precisa ouvir também.
A música traz isso, na aula havia isso. Foi mostrado enquanto estávamos tocando,o ritmo, os variadas formas de compreender as figuras musicais, até chegar na interdisciplinaridade. Língua portuguesa. A partir de um compasso ternário, os alunos aprenderam a separar as sílabas, sim! Isso mesmo! Para cada semínima dentro do compasso, uma sílaba, fizemos isso com o nome de um aluno. Foi bem descontraída a experiência.
Chegamos no fim da aula, com a música João de Barro, que é do compositor Carlos Alberto Ferreira Braga, também conhecido como Braguinha. Mas, na sala, quem interpretou foram os alunos. ao som, do violão. Sabe o que foi mais interessante? A reflexão sobre a letra da música, o que João de Barro representava veio à tona através do que foi cantado.
Veio a interdisciplinaridade novamente, com a compreensão de que nas letras da música, existem as figuras de linguagem, como a metáfora. Sentados no chão em forma de roda, estava tão bom,... mas já era hora de encerrar..que pena! O tempo passou voando,mas, semana que vem tem mais!
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