Escola: Municipal
Dr.ª
Mª. do Carmo Vilaça
Turma: 1º
ano C e 4º B.
Horário:
Quintas-feiras à tarde
Data: 25 de
Maio de 2017
PLANO DE
AULA IX
ROTEIRO:
1. Canção
de Chegada (Boa tarde!)
2. Aquecimentos
Vocal (Era um dia de manhã)
3. Estudo
das propriedades do som: ALTURA
4. Arranjo:
Ritmo afrobaiano
5. Apreciação
musical: Aula sobre o continente africano
Com
o mapa do continente, uma pequena história e apresentação de um video.
6. Canção
de saída
v CONTEÚDOS
§ Solfejos
rítmicos
§ Altura
§ P
ulso e rítmo
§ Análise
apreciativa
v OBJETIVOS
§
Aprender as canções do semestre
§
Compreender a altura dos sons (graves e agudos)
§
Executar pulsações com um ritmo afrobaiano
§
Trabalhar concentração, atenção e a sensibilidade na
música.
v METODOLOGIA
Roteiro,
1º Ano C.
ü 1º Momento –
Canção de Chegada
Executar ao som do
violão ou teclado a canção de chegada, explicando para os alunos a dinâmica de
interação, para que eles comecem a aula ativos.
ü 2º Momento – Aquecimento
vocal
Esse é um momento de
descontração que acaba por aquecer a voz e despertar as crianças também. A
canção será repetida três vezes e cada vez com uma dinâmica diferente. Primeiro
eu canto e eles repetem o refrão, na segunda vez eles respondem com palmas e na
terceira vez eles respondendo com a sílaba Zi (zizizi …).
ü 4º
Momento – Estudo das propriedades do som – ALTURA
Vou
explicar para os alunos como pode ser a altura dos sons na música. Uma noção de
graves e agudos. Depois aplicarei um jogo com esses dois conceitos.
ü 5º
Momento – Ritmo afrobaiano
Vou
explicar para os alunos como é a batida do Ijexá. Farei uso de baldes e
baquetas. Caso não seja possível usar esses recursos sonorous faremos na mesa
mesmo.
v
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados
mediante o comportamento, a atenção e interesse e o respeito com os colegas e
professores.
v MATERIAIS UTILIZADOS
·
Caixa de Som
·
Computador
·
Instrumentos musicais disponíveis
·
Jogos musicais
v
RELATO DA AULA
Hoje foi meu primeiro dia de aula após a mudança
para as tardes das quintas-feiras. Temos uma aula com o 4º B e duas aulas com o
1º C. Dessa forma fiz um plano de aula de 50 min. para cada turma. Com o 4º ano
estou montando um trabalho coreográfico com alguns alunos, sendo liberado para
trabalhar com eles em outro ponto da escola. A coreografia está sendo
construída fazendo os alunos refletirem sobre a importância do uso da contagem
dos tempos musicais para que os passos sejam realizados dentro da música.
Sempre procuro esclarecer que a música e a dança tem uma relação muito forte e
que os passos precisam ser construídos levando-se em consideração essa relação.
Dessa forma, entendendo que tenho que fazer eles entenderem aos poucos,
trabalhamos apenas a entrada e o primeiro movimento, dentro do compasso quaternário.
Com o 1º ano C as atividades foram com base no
plano de aula. Fiquei sabendo depois por uma colega que hoje era o dia da
África e como tinha montado meu plano trazendo um pouco de conhecimento de
alguma das diversas culturas presentes nesse continente, acabei contemplando os
alunos com informações novas sobre a África. Levei para a sala um mapa global
do planeta Terra e fui mostrando para eles o continente africano e a relação
deste com o Brasil e a América. Falei um pouco sobre a diáspora, de como esses
africanos migraram para diversas partes da América e da Ásia de forma
criminosa, não como livres, mas como escravos, e nesse processo de migração
escravista eles acabaram trazendo a sua cultura, sua dança, sua música, sua
culinária. Acredito que é uma forma de fazê-los entender seus laços ancestrais,
a influência desses povos na nossa cultura. Pude perceber mais fortemente essa
ligação no vídeo que trouxe como atividade de apreciação musical. Como o vídeo fala
de um povo africano que procura manter viva a sua cultura, construindo
instrumentos musicais de forma artesanal para celebrar suas festas ou até mesmo
usando vários objetos sonoros para produzir sons, como latas, vasilhas plásticas,
pedaços de madeira e outros, percebi o quanto estamos inseridos nessas
culturas. Sempre quando o vídeo mostrava os sons, um grupo tocando e dançando,
os alunos se expressavam com o corpo e para
mim é um forte sinal da influência dessas culturas na nossa vida.

Nenhum comentário:
Postar um comentário