domingo, 28 de maio de 2017

Escola: Municipal Dr.ª Mª. do Carmo Vilaça



Escola: Municipal Dr.ª Mª. do Carmo Vilaça
Turma: 1º ano C e 4º B.
Horário: Quintas-feiras à tarde
Data: 25 de Maio de 2017


PLANO DE AULA IX



ROTEIRO: 

1.      Canção de Chegada (Boa tarde!)
2.      Aquecimentos Vocal (Era um dia de manhã)
3.      Estudo das propriedades do som: ALTURA
4.      Arranjo: Ritmo afrobaiano
5.      Apreciação musical: Aula sobre o continente africano
Com o mapa do continente, uma pequena história e apresentação de um video.
6.      Canção de saída

v  CONTEÚDOS

§  Solfejos rítmicos
§  Altura
§  P ulso e rítmo
§  Análise apreciativa



v  OBJETIVOS

§  Aprender as canções do semestre
§  Compreender a altura dos sons (graves e agudos)
§  Executar pulsações com um ritmo afrobaiano
§  Trabalhar concentração, atenção e a sensibilidade na música.


v  METODOLOGIA 

Roteiro, 1º Ano C.  


ü  1º Momento – Canção de Chegada

Executar ao som do violão ou teclado a canção de chegada, explicando para os alunos a dinâmica de interação, para que eles comecem a aula ativos.

ü  2º Momento – Aquecimento vocal

Esse é um momento de descontração que acaba por aquecer a voz e despertar as crianças também. A canção será repetida três vezes e cada vez com uma dinâmica diferente. Primeiro eu canto e eles repetem o refrão, na segunda vez eles respondem com palmas e na terceira vez eles respondendo com a sílaba Zi (zizizi …).

ü  4º Momento – Estudo das propriedades do som – ALTURA

Vou explicar para os alunos como pode ser a altura dos sons na música. Uma noção de graves e agudos. Depois aplicarei um jogo com esses dois conceitos.

ü  5º Momento – Ritmo afrobaiano

Vou explicar para os alunos como é a batida do Ijexá. Farei uso de baldes e baquetas. Caso não seja possível usar esses recursos sonorous faremos na mesa mesmo.




v  AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados mediante o comportamento, a atenção e interesse e o respeito com os colegas e professores.

v  MATERIAIS UTILIZADOS

·         Caixa de Som
·         Computador
·         Instrumentos musicais disponíveis
·         Jogos musicais

v RELATO DA AULA

Hoje foi meu primeiro dia de aula após a mudança para as tardes das quintas-feiras. Temos uma aula com o 4º B e duas aulas com o 1º C. Dessa forma fiz um plano de aula de 50 min. para cada turma. Com o 4º ano estou montando um trabalho coreográfico com alguns alunos, sendo liberado para trabalhar com eles em outro ponto da escola. A coreografia está sendo construída fazendo os alunos refletirem sobre a importância do uso da contagem dos tempos musicais para que os passos sejam realizados dentro da música. Sempre procuro esclarecer que a música e a dança tem uma relação muito forte e que os passos precisam ser construídos levando-se em consideração essa relação. Dessa forma, entendendo que tenho que fazer eles entenderem aos poucos, trabalhamos apenas a entrada e o primeiro movimento, dentro do compasso quaternário.

Com o 1º ano C as atividades foram com base no plano de aula. Fiquei sabendo depois por uma colega que hoje era o dia da África e como tinha montado meu plano trazendo um pouco de conhecimento de alguma das diversas culturas presentes nesse continente, acabei contemplando os alunos com informações novas sobre a África. Levei para a sala um mapa global do planeta Terra e fui mostrando para eles o continente africano e a relação deste com o Brasil e a América. Falei um pouco sobre a diáspora, de como esses africanos migraram para diversas partes da América e da Ásia de forma criminosa, não como livres, mas como escravos, e nesse processo de migração escravista eles acabaram trazendo a sua cultura, sua dança, sua música, sua culinária. Acredito que é uma forma de fazê-los entender seus laços ancestrais, a influência desses povos na nossa cultura. Pude perceber mais fortemente essa ligação no vídeo que trouxe como atividade de apreciação musical. Como o vídeo fala de um povo africano que procura manter viva a sua cultura, construindo instrumentos musicais de forma artesanal para celebrar suas festas ou até mesmo usando vários objetos sonoros para produzir sons, como latas, vasilhas plásticas, pedaços de madeira e outros, percebi o quanto estamos inseridos nessas culturas. Sempre quando o vídeo mostrava os sons, um grupo tocando e dançando, os alunos se expressavam com o corpo  e para mim é um forte sinal da influência dessas culturas na nossa vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário