06 de Setembro de 2017
Escola: Municipal Dr.ª Mª. do Carmo Vilaça
Bolsista:
Tássio Silva
Supervisor:
Ednaldo Rodrigues
Coordenadora:
Mara Menezes
Turma:
2° ano B, 3° ano A e 4° ano A
Horário:
quarta-feira pela manhã
Data:
06 de Setembro de 2017
PLANO DE AULA
ROTEIRO:
1. Apresentação do projeto;
2. Experimentação com instrumentos não
convencionais;
3. Exercitar ritmos variados;
4. Momento livre.
CONTEÚDOS
Silencio
Concentração
Percepção
Memorização
Ritmo
Criação
OBJETIVOS
Desenvolver a
percepção
Trabalhar a tomada de decisão
Desenvolver o instinto rítmico
Acrescentar poder ao improviso
Ambientar-se com instrumentos não convencionais
METODOLOGIA
1. Momento – Apresentação do projeto :
Apesar de todos os alunos que foram envolvidos nas audições já saberem o propósito
delas, este momento foi destinado a aprofundar a ideia e mostrar com brilho e
luz, em que eles estavam se envolvendo a partir desta aula.
2. Momento – Experimentação : Todos
juntos com a mediação do professor, irão brincar, tocar e executar ritmos com
todos os instrumentos ( Pés, mesa, copo, mãos, peito, colheres, dentre outros) para
com isso eles se habituem com a forma, os sons e os movimentos de cada um.
3. Momento – Exercícios : Tanto
livres como já planejados, eles irão praticar e memorizar células rítmicas,
para desenvolver sua performance com cada instrumento.
4. Momento – Livre : Melhor dizendo,
este momento é o único que não tem "hora" especifica, todas elas tem
liberdade para experimentar, criar e mostrar o que sabe em todos os momentos.
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados mediante o
comportamento, a atenção, interesse e o respeito com os colegas e professores.
MATERIAIS UTILIZADOS
Copos
de plástico
Colheres de pau
RELATO DA AULA
Um incrível
dia apenas com surpresas boas, alunos que haviam faltado a ultima aula, chegar
e vieram bem, trazendo riqueza para aula e multiplicando possibilidades de
criação em cada etapa percorrida.
Todo
exercício era uma quebra do famoso "eu não vou consegui",
"errei", "não sei fazer isso professor" e ver nos seus
gestos aquela realização que sentimos ao conseguir executar algo é a maneira
mais satisfatória de perceber e avaliar o aprendizado.
REFERÊNCIAS E INFORMAÇÕES
Informações sobre o projeto : http://pibidmusufba.blogspot.com.br/2017/08/02-de-julho-de-2017.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário