terça-feira, 12 de setembro de 2017

06 de Setembro de 2017

06 de Setembro de 2017

Escola: Municipal Dr.ª Mª. do Carmo Vilaça
Bolsista: Tássio Silva
Supervisor: Ednaldo Rodrigues
Coordenadora: Mara Menezes
Turma: 2° ano B, 3° ano A e 4° ano A
Horário: quarta-feira pela manhã
Data: 06 de Setembro de 2017


PLANO DE AULA



ROTEIRO: 

1. Apresentação do projeto;
2. Experimentação com instrumentos não convencionais;
3. Exercitar ritmos variados;
4. Momento livre.


     CONTEÚDOS

  Silencio
  Concentração
  Percepção
  Memorização
   Ritmo
 Criação

  OBJETIVOS

  Desenvolver a percepção     
  Trabalhar a tomada de decisão
  Desenvolver o instinto rítmico
  Acrescentar poder ao improviso
  Ambientar-se com instrumentos não convencionais






      METODOLOGIA 

1.            Momento – Apresentação do projeto : Apesar de todos os alunos que foram envolvidos nas audições já saberem o propósito delas, este momento foi destinado a aprofundar a ideia e mostrar com brilho e luz, em que eles estavam se envolvendo a partir desta aula.
2.           Momento – Experimentação : Todos juntos com a mediação do professor, irão brincar, tocar e executar ritmos com todos os instrumentos ( Pés, mesa, copo, mãos, peito, colheres, dentre outros) para com isso eles se habituem com a forma, os sons  e os movimentos de cada um.
3.           Momento – Exercícios : Tanto livres como já planejados, eles irão praticar e memorizar células rítmicas, para desenvolver sua performance com cada instrumento.
4.      Momento – Livre : Melhor dizendo, este momento é o único que não tem "hora" especifica, todas elas tem liberdade para experimentar, criar e mostrar o que sabe em todos os momentos.

  AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados mediante o comportamento, a atenção, interesse e o respeito com os colegas e professores.

MATERIAIS UTILIZADOS

 Copos de plástico
 Colheres de pau


RELATO DA AULA

       Um incrível dia apenas com surpresas boas, alunos que haviam faltado a ultima aula, chegar e vieram bem, trazendo riqueza para aula e multiplicando possibilidades de criação em cada etapa percorrida.
      Todo exercício era uma quebra do famoso "eu não vou consegui", "errei", "não sei fazer isso professor" e ver nos seus gestos aquela realização que sentimos ao conseguir executar algo é a maneira mais satisfatória de perceber e avaliar o aprendizado.  

REFERÊNCIAS E INFORMAÇÕES

Informações sobre o projeto : http://pibidmusufba.blogspot.com.br/2017/08/02-de-julho-de-2017.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário