Escola Municipal Dr° Maria do Carmo Vilaça
Turmas: 2°, 3° e 4°
Horário: Quarta-feira à tarde
Data: 17.07.2017
Bolsista: Camila Oliveira
Supervisor: Ednaldo Rodrigues
Coordenadora: Mara Menezes
Observação: Reposição de aula
Relato
Fazer a minha primeira reposição de aula, me deu a mesma sensação quando ao meu primeiro dia na escola, por se tratar do primeiro contato com os alunos. Algo que considero ser uma boa experiência por me permitir ampliar o conhecimento pelo funcionamento da escola e das aulas nos dias que não correspondem a minha presença oficial.
Com todos aqueles olhinhos direcionados a uma presença nova em sala, fui me aproximando com um sorriso, troca de olhar e ajuda na realização dos exercícios passados pelo professor, afinal, confiança é algo que se conquista quando nos dedicamos sinceramente ao outro.
No 3° ano- E: Os alunos realizaram uma atividade de identificação das palavras, através de um trecho de uma música trava-língua: " Farofa feita com muita farinha fofa faz uma
fofoca feia".
A atividade virou uma super diversão no momento em que eles começaram a cantar e perceber que não era tão difícil a pronúncia, aumentando a ansiedade em aprender os versos seguintes da canção.
Em seguida, foi feito círculo com as cadeiras para treinar o trecho da música, transformado nesse momento numa dinâmica de identificação do ritmo e melodia, sequencialmente em percepção do gênero musical cantado (Rap), representando com movimentos corporais, algo que me fez refletir sobre a dificuldade, seja por timidez, mais essencialmente pelo olhar crítico dos colegas de turma quando as crianças estão demonstrando quando têm a possibilidade de serem mais naturalmente como são, obviamente "justificável" pelo comportamento social da atualidade, mas aí é outro assunto..rs não poderia deixar de mencionar a postura do professor em perceber a situação, se permitindo entrar no momento proposto de corpo e samba no pé..rsrs
A aula foi finalizada com a tradicional dança da cadeira.
1° ano: Não pude deixar de me encantar com a turma do primeiro ano, até então não havia experimentado participar da aula de música para uma turma tão nova.
O engraçado foi justamente perceber o quanto o primeiro ano demonstrava muito mais interesse e participação na aula, algo que refletia de maneira positiva nas respostas dadas por eles a cada exercício.
A primeira atividade de identificação dos instrumentos musicais através da música instrumental Avé Maria, no qual o professor ia provocando os alunos na identificação auditiva dos instrumentos utilizados na canção. Logo após, entre palpites, acertos e erros, os alunos puderam ver a figura de cada instrumento contidos na canção.
Em seguida, foi feito vocalize com base em algumas músicas da cultura popular e a representação da escala de Dó nas partes do corpo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário