quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Enfim começamos!

Marcelo Henrique dos Santos Oliveira
Data – 05/06/2017
Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque
Turma – V10
Professor – Mardson Oliveira

                                                      Enfim começamos!

            Devido a alguns impedimentos como feriados, greve, e algumas etapas burocráticas, somente hoje começamos a aula de música na Escola Parque (sexta feira). Estive um pouco ansioso pois esta é a minha primeira experiência como professor de instrumento (violão), em uma classe de escola com vários alunos. Ao chegar na escola me deparei com uma estrutura invejável para o ensino não só de música, como outras artes, esportes etc. Além do grande espaço, a escola oferece aos alunos oportunidades de aprendizado para todos os gostos.
Chegando na sala de música, a aula ainda não havia começado, percebi que era uma turma com alunos de idades variadas, de adolescente a adultos mas todos com o mesmo propósito de aprender a tocar violão. Fui apresentado pelo professor Mardson aos alunos, e logo de cara me veio uma pergunta sobre o que eu tava achando do PIBID. Após eu explicar sobre a importância desse projeto, tanto para nós professores, quanto para eles alunos, a mesma aluna disse que havia feito essa pergunta porque já teria a informação de outras pessoas que o PIBID de tinha algumas falhas, que acabamos esclarecendo para ela.
Começando a aula, o Prof, Mardson, pediu para que eu ficasse com Luane, uma aluna que já estava numa etapa um pouco mais a frente dos demais. Luane estava tocando a música “Trevo” da Ana Vitória. Ela já conseguia montar os acordes, apesar de não saber os nomes e ainda se atrapalhar um pouco na mudança de acorde. Então começamos por etapas. Primeiro treinamos a parte rítmica, um dedilhado constante da mão direita com apenas dois acordes da introdução. Mas percebi que ainda sim ela tinha dificuldade na mudança de acordes. Daí resolvi abortar por enquanto essa parte do dedilhado, adaptando para uma levada mais simples, focando na passagem e no tempo dos acordes. Escrevi a cifra da música, separando em partes, aproveitando para falar sobre a forma, e alguns sinais. Enquanto ela tocava a música, eu cantava para que ela pudesse sentir melhor a mudança de acordes.
                       No meio da aula, Mardson pediu a atenção de todos para falar de forma inicial sobre algumas figuras rítmicas (semibreve, mínima, semínima, colcheia) juntos já acompanhamos um exercício que estava escrito no quadro.
Após o exercício, fomos para o intervalo merendar, e Mardson aproveitou para me apresentar melhor a escola, apresentar aos funcionários, e falar um pouco da história da escola e do seu idealizador Anísio Teixeira.

Na volta a sala, voltamos a treinar a música por alguns minutos, mas tivemos que parar pois havia sido marcado um ensaio dos alunos com a banda para a  apresentação do São João. Fiquei assistindo o ensaio até a hora de ir embora. (a aula está marcada das 13:30 as 17:00 com uma pausa para merenda).

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