Marcelo
Henrique dos Santos Oliveira
Data –
05/06/2017
Centro
Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque
Turma – V10
Professor – Mardson Oliveira
Enfim começamos!
Devido a alguns impedimentos como feriados, greve, e
algumas etapas burocráticas, somente hoje começamos a aula de música na Escola
Parque (sexta feira). Estive um pouco ansioso pois esta é a minha primeira
experiência como professor de instrumento (violão), em uma classe de escola com
vários alunos. Ao chegar na escola me deparei com uma estrutura invejável para
o ensino não só de música, como outras artes, esportes etc. Além do grande
espaço, a escola oferece aos alunos oportunidades de aprendizado para todos os
gostos.
Chegando na sala de música, a aula ainda não havia
começado, percebi que era uma turma com alunos de idades variadas, de
adolescente a adultos mas todos com o mesmo propósito de aprender a tocar
violão. Fui apresentado pelo professor Mardson aos alunos, e logo de cara me
veio uma pergunta sobre o que eu tava achando do PIBID. Após eu explicar sobre
a importância desse projeto, tanto para nós professores, quanto para eles
alunos, a mesma aluna disse que havia feito essa pergunta porque já teria a
informação de outras pessoas que o PIBID de tinha algumas falhas, que acabamos
esclarecendo para ela.
Começando a aula, o Prof, Mardson, pediu para que eu
ficasse com Luane, uma aluna que já estava numa etapa um pouco mais a frente
dos demais. Luane estava tocando a música “Trevo” da Ana Vitória. Ela já
conseguia montar os acordes, apesar de não saber os nomes e ainda se atrapalhar
um pouco na mudança de acorde. Então começamos por etapas. Primeiro treinamos a
parte rítmica, um dedilhado constante da mão direita com apenas dois acordes da
introdução. Mas percebi que ainda sim ela tinha dificuldade na mudança de
acordes. Daí resolvi abortar por enquanto essa parte do dedilhado, adaptando
para uma levada mais simples, focando na passagem e no tempo dos acordes.
Escrevi a cifra da música, separando em partes, aproveitando para falar sobre a
forma, e alguns sinais. Enquanto ela tocava a música, eu cantava para que ela
pudesse sentir melhor a mudança de acordes.
No meio da aula, Mardson pediu a atenção de todos para
falar de forma inicial sobre algumas figuras rítmicas (semibreve, mínima, semínima,
colcheia) juntos já acompanhamos um exercício que estava escrito no quadro.
Após o exercício, fomos para o intervalo merendar, e
Mardson aproveitou para me apresentar melhor a escola, apresentar aos
funcionários, e falar um pouco da história da escola e do seu idealizador
Anísio Teixeira.
Na volta a sala, voltamos a treinar a música por alguns
minutos, mas tivemos que parar pois havia sido marcado um ensaio dos alunos com
a banda para a apresentação do São João.
Fiquei assistindo o ensaio até a hora de ir embora. (a aula está marcada das
13:30 as 17:00 com uma pausa para merenda).
Nenhum comentário:
Postar um comentário