Bolsista: Marcelo Oliveira
Data: 07/11/2017
Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque
Turma: V9 (Violão 9)
Supervisor: Mardson Oliveira
DIA
‘’D’’ DA SAÚDE
O
"Dia D da Saúde" é um evento realizado na Escola Parque, aonde
é prestado um serviço de assistência médica para alunos e moradores da
comunidade. As aulas regulares são suspensas para que todos(as) possam visitar
os diversos estandes montados na escola e cuidar da saúde, além de participar
de atividades lúdicas organizadas pelos professores da escola. Portanto, a aula
de hoje não foi de violão como normalmente acontece, e sim de musicalização,
para que todas as pessoas envolvidas no evento pudessem participar. Ao chegar
na escola, já pude notar que se tratava de um dia de apresentações artísticas
em paralelo com os serviços de assistência médica. O tempo da nossa atividade
deveria ser de 20 minutos aproximadamente, e aconteceria após uma
apresentação da banda da escola e do grupo de dança. Fizemos duas atividades de
desenvolvimento rítmico. Na primeira brincadeira, os participantes teriam que
caminhar ou correr de acordo com pulsação do toque do pandeiro, parando quando
o instrumento não estivesse sendo tocado. Depois que todos pegaram o jeito da
brincadeira o pandeiro foi substituído por músicas no aparelho de som, e quando
houvesse uma pausa, cada um(a) deveria parar frente a frente ao/à colega mais
próxima e permanecer 15 segundos olhando um no olho do outro sem dar
risada, quem não conseguia ficar sério saía da brincadeira. A segunda
brincadeira foi um jogo de copos. O professor Mardson fez uma roda com todos
sentados no chão e começou explicando passo a passo sobre os movimentos com os
copos e as palmas, de forma bem lenta e repetitiva para que todos pudessem
aprender. E para a minha surpresa, todos aprenderam relativamente rápido a
primeira parte do jogo, o que possibilitou a inclusão de músicas de livre
escolha que encaixassem no compasso quaternário. Repetimos aquela célula
rítmica várias vezes e adaptamos algumas músicas de escolha nossa e dos alunos
até que a sirene tocou para o lanche.
Pudemos observar que, de forma espontânea, na
primeira atividade havia gente de todas as idades, já na segunda apenas
crianças e adolescentes. Aproveitamos o dia de muita movimentação na escola
para recolher assinaturas para o abaixo assinado em prol da permanência do
PIBID, contando inclusive com o apoio dos funcionários da escola que se prontificaram
a ajudar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário