quarta-feira, 22 de novembro de 2017

DIA "D' DA SAÚDE

Bolsista: Marcelo Oliveira
Data: 07/11/2017
Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque
Turma: V9 (Violão 9)
Supervisor: Mardson Oliveira

                                                 DIA ‘’D’’ DA SAÚDE

              O "Dia D da Saúde" é um evento realizado na  Escola Parque, aonde é prestado um serviço de assistência médica para alunos e moradores da comunidade. As aulas regulares são suspensas para que todos(as) possam visitar os diversos estandes montados na escola e cuidar da saúde, além de participar de atividades lúdicas organizadas pelos professores da escola. Portanto, a aula de hoje não foi de violão como normalmente acontece, e sim de musicalização, para que todas as pessoas envolvidas no evento pudessem participar. Ao chegar na escola, já pude notar que se tratava de um dia de apresentações artísticas em paralelo com os serviços de assistência médica. O tempo da nossa atividade deveria ser de  20 minutos aproximadamente, e aconteceria após uma apresentação da banda da escola e do grupo de dança. Fizemos duas atividades de desenvolvimento rítmico. Na primeira brincadeira, os participantes teriam que caminhar ou correr de acordo com pulsação do toque do pandeiro, parando quando o instrumento não estivesse sendo tocado. Depois que todos pegaram o jeito da brincadeira o pandeiro foi substituído por músicas no aparelho de som, e quando houvesse uma pausa, cada um(a) deveria parar frente a frente ao/à colega mais próxima e permanecer  15 segundos olhando um no olho do outro sem dar risada, quem não conseguia ficar sério saía da brincadeira.  A segunda brincadeira foi um jogo de copos. O professor Mardson fez uma roda com todos sentados no chão e começou explicando passo a passo sobre os movimentos com os copos e as palmas, de forma bem lenta e repetitiva para que todos pudessem aprender. E para a minha surpresa, todos aprenderam relativamente rápido a primeira parte do jogo, o que possibilitou a inclusão de músicas de livre escolha que encaixassem no compasso quaternário. Repetimos aquela célula rítmica várias vezes e adaptamos algumas músicas de escolha nossa e dos alunos até que a sirene tocou para o lanche. 

               Pudemos observar que, de forma espontânea, na primeira atividade havia gente de todas as idades, já na segunda apenas crianças e adolescentes. Aproveitamos o dia de muita movimentação na escola para recolher assinaturas para o abaixo assinado em prol da permanência do PIBID, contando inclusive com o apoio dos funcionários da escola que se prontificaram a ajudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário