Bolsista: Camila Maria
Carvalho Santos
Data: 10 de setembro de
2018.
Escola: Escola
Municipal Metodista Susana Wesley
Turmas: 1º ano A e B/
5º ano A e B.
Professor/ supervisor:
Luis Gustavo
Dia
4.
Um
dia ensolarado e de calor. Foi assim que amanheceu Salvador. Quando cheguei à
escola, ainda estava no final do Hino Nacional (antes de entrarem na sala, a
primeira atividade que todos da escala fazem é cantar o Hino) feito isso fomos
pra sala de Artes. Pegamos a primeira turma, fizemos uma atividade mais relaxante,
e espalhamos os tapetes coloridos e então todos se deitaram ao som da flauta de
Bambu que o professor tocava. Até que eles conseguiram relaxar. Então foi
sugerido que eles fingissem que fosse algum animal rastejante (cobra, jacaré etc.),
funcionou! E foi aí que eles se agitaram... Então partimos pra outra. O
professor contou uma estória da cobra que perdia o rabo rsrs... Em resumo, ele
cantava a música e quando a "cobra" fosse atrás do rabo o professor
selecionava uma criança e ela se dirigia para trás do professor, começando a
formar o “rabo da cobra”. Na turma Seguinte, iniciamos da mesma forma que a anterior,
com uma musica relaxante tocada na flauta, depois fizemos um jogo de
movimentação corporal onde o professor tocava a música e ao som do tambor, eles
teriam que parar na cor do tapete que o professor indicava. E para finalizar,
com a mesma turma, eles se dividiram em dupla e brincaram de
"adoleta". Com as turmas do 5° ano, fizemos uma proposta de atividade
voltada para a teoria musical e prática. Dessa vez usamos o quadro como nosso
aliado, e então apresentamos a eles três símbolos musicais: a mínima, semínima
e colcheia. O 5º ano A foi complicado de trabalhar no início por conta do
barulho das vozes, mas fluiu. Ensinamos a duração de cada uma delas, partindo
da mínima com valor de dois tempos e assim por diante. Tendo fixado isso,
fizemos um jogo com o que foi ensino. O jogo era o seguinte: Conforme a divisão
dos valores das figuras foi elaborada uma espécie de lista telefônica com a
combinação dos valores de cada figura, então cada dupla ou trio escolhia seu
número, com isso uma equipe ia ligando para outra reproduzindo (com o famoso
TÁ-TÁ-TÁA) o som do ditado musical. Funcionou pra caramba! Estamos com mais idéias
para serem colocadas em práticas, e agora estamos avançando no conteúdo.
Mostrando a galera o lado da música que eles ainda não conhecem. Um passo de
cada vez!
“A
melhor maneira de prever o futuro é criá-lo.”
Peter
Drucker


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