quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Avançando o sinal.


Bolsista: Camila Maria Carvalho Santos
Data: 10 de setembro de 2018.
Escola: Escola Municipal Metodista Susana Wesley
Turmas: 1º ano A e B/ 5º ano A e B.
Professor/ supervisor: Luis Gustavo


Dia 4.

Um dia ensolarado e de calor. Foi assim que amanheceu Salvador. Quando cheguei à escola, ainda estava no final do Hino Nacional (antes de entrarem na sala, a primeira atividade que todos da escala fazem é cantar o Hino) feito isso fomos pra sala de Artes. Pegamos a primeira turma, fizemos uma atividade mais relaxante, e espalhamos os tapetes coloridos e então todos se deitaram ao som da flauta de Bambu que o professor tocava. Até que eles conseguiram relaxar. Então foi sugerido que eles fingissem que fosse algum animal rastejante (cobra, jacaré etc.), funcionou! E foi aí que eles se agitaram... Então partimos pra outra. O professor contou uma estória da cobra que perdia o rabo rsrs... Em resumo, ele cantava a música e quando a "cobra" fosse atrás do rabo o professor selecionava uma criança e ela se dirigia para trás do professor, começando a formar o “rabo da cobra”. Na turma Seguinte, iniciamos da mesma forma que a anterior, com uma musica relaxante tocada na flauta, depois fizemos um jogo de movimentação corporal onde o professor tocava a música e ao som do tambor, eles teriam que parar na cor do tapete que o professor indicava. E para finalizar, com a mesma turma, eles se dividiram em dupla e brincaram de "adoleta". Com as turmas do 5° ano, fizemos uma proposta de atividade voltada para a teoria musical e prática. Dessa vez usamos o quadro como nosso aliado, e então apresentamos a eles três símbolos musicais: a mínima, semínima e colcheia. O 5º ano A foi complicado de trabalhar no início por conta do barulho das vozes, mas fluiu. Ensinamos a duração de cada uma delas, partindo da mínima com valor de dois tempos e assim por diante. Tendo fixado isso, fizemos um jogo com o que foi ensino. O jogo era o seguinte: Conforme a divisão dos valores das figuras foi elaborada uma espécie de lista telefônica com a combinação dos valores de cada figura, então cada dupla ou trio escolhia seu número, com isso uma equipe ia ligando para outra reproduzindo (com o famoso TÁ-TÁ-TÁA) o som do ditado musical. Funcionou pra caramba! Estamos com mais idéias para serem colocadas em práticas, e agora estamos avançando no conteúdo. Mostrando a galera o lado da música que eles ainda não conhecem. Um passo de cada vez!

“A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo.”
Peter Drucker





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