quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Leãozinho



Escola Municipal Metodista Suzana Wesley
Data: 27/08/2018
Professor/Supervisor: Gustavo Fideles
Bolsista: Adriane Campos de Almeida
Turma(s): 1° ano (A e B), 5° ano (A e B)

Leãozinho

Segunda-feira chegou, acordei cedo e fui para a Boca do Rio, pedi algumas informações para quem conhecia a escola e olhei no Google maps, chegando no bairro foi mais complicado do que imagina para chegar, mas, consegui chegar antes do horário da aula. 


O professor Gustavo me explicou que nas segundas as crianças entram na escola e cantam o hino, esse é o primeiro momento do dia, e assim foi feito, logo depois todos vão para as suas salas. Descobri que nessa escola existe um espaço para as aulas de artes, e deixamos os instrumentos do professor na sala, então, o professor Gustavo vai buscar a turma tem um momento de acolhimento, onde ele conversa com as crianças e canta uma canção e depois os leva para a sala de artes. Assim conheci a música feito pelo Gustavo que acabou se tornando a música da escola.

O professor me pediu para tocar alguma música para os meninos, a turma do 1º ano A, a primeira que veio a cabeça foi Leãozinho, baseado nessa música foi feita uma atividade em sala, usando polirritmia, com tubos sonoros, deu certo e resolvemos repetir no 1º ano B, depois no 5º ano A e B o bolsista Wesley pensou em uma atividade baseada na aula anterior onde foi estudada a escala diatônica de dó Maior, usando os tubos sonoros, as crianças sentaram em duplas e cada dupla ficou com uma nota, e cada aluno com um tubo sonoro, trabalhamos a canção “Minha Canção” de Chico Buarque.


Percebi que as aulas são muito curtas, são 50 minutos em cada turma e muitas vezes as crianças demoram a se acalmarem e prestar atenção na aula, o que para mim é um ponto negativo, mas ter um espaço para as atividades foi algo que me deixou bastante feliz e empolgada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário