sábado, 1 de dezembro de 2018

Capítulo IV


Nome: Marcelo Leal do Lago Filho

Data: 22/11/2019

Escola: Escola Municipal Parque São Cristóvão

Turma:5ºa, 3ºa

Professor: Gil





               A apresentação dos gêneros músicas que os alunos vem estudando está definida para o dia primeiro de dezembro, em um sábado. O professor começou a aula no 5ºa perguntando quais alunos estarão presentes nessa data, e para a nossa infelicidade quase nenhum deles disseram que iriam. Mas mesmo assim fomos fazer os ensaios. O professor me pediu para ir separando as equipes em quanto ele ia organizando o equipamento de som.

               Com a turma do 3ºa não chegamos a verificar quais alunos estariam presentes no dia da apresentação. Fizemos a aula no mesmo lugar que aconteceu o ensaio anteriormente do 5ºa, em um dos pátios da escola, pois o auditório estava sendo preparado para uma apresentação que iria acontecer.

               Em quanto o professor Gil tinha ido pegar alguns instrumentos que estava faltando, me pediu para fazer alguma atividade para não deixar a turma dispersa. Pensei em fazer uma roda com os alunos, distribuir alguns instrumentos percussivos simples, como chocalhos e tentar fazer como uma roda de improvisação, usando o samba de roda como base para isso. De inicio deu um pouco certo, mas depois vi como é difícil conseguir manter a concentração dos alunos.

               Começamos fazendo no mesmo estilo da aula anterior, Anderson, Pierre e Eu, juntamente com o professor, começamos a tocar e os alunos cantaram, depois os alunos tocaram e cantaram a música que eles fizeram, intitulada de Samba da Maritinha.

               Ao finalizar as atividades, já na hora do almoço, o professor Gil nos chamou para conversa (os alunos do PIBID) sobre ter mais atenção e proatividade na hora das aulas, para não sermos um meio de dispersão e sim de colaboração. Depois falamos sobre a questão dos alunos que não vão no dia da apresentação, o que vamos fazer em relação quem vai tocar, pois todos querem tocar e quase ninguém quer cantar e para a apresentação ficar legal, ter os alunos cantando as músicas é de estrema importância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário