quarta-feira, 25 de março de 2015

O que é música pra você?

 Escola Padre José Anchieta                                                                                                                Data: 25/03/2015                                                                                                                                    Por Caíque Veloso de Oliveira
                                                                     

                                                                   O que é música pra você?


Não adianta dá castigo se a escola “bota pá brincar”.                                                                                (Palavras de uma mãe que saia da escola nervosa enquanto eu chegava).


Olá amigos pibidianos e pibidianas, primeiramente quero pedir desculpas a todos, pois estava impossibilitado de fazer minhas observações e por isso não estava postando no blog e também a professora não tinha dado aula nas duas semanas que eu faltei.  Mas agora já voltei! E hoje foi a minha primeira interação do ano, fiquei muito feliz de rever os educandos do ano passado e ainda bem que eles se lembraram de mim e sentiram minha falta. 

A aula do 1ºano começou em ritmo de apresentação, pois eles estão preparando uma canção chamada Ciranda da união para a Sexta-feira Cultural na escola. Porém, cantamos outras canções e inclusive, apresentamo-nos já com música, pois como eles são todos novatos e eu não conhecia ninguém, eu me apresentei dizendo o meu nome e perguntando o de cada um e todos disseram lindamente sem timidez. A professora Isabela já havia apresentado a eles o samba na última aula e aproveitou para relembrar e ficamos de pé com todos cantando e sambando no meio da roda.  Esse momento foi maravilhoso e os meninos interagiram de uma forma harmoniosa uns com os outros. E lembrando que essa apresentação de sexta-feira já vai contar com a minha participação.

Momento que sambamos e cantamos na roda
Chegamos à turma do 5º ano e lá a professora Isabela ficou uns 18 min tentando falar, pois os educandos gritavam, lutavam, jogavam bolinhas de papel uns nos outros e etc. Enfim, a professora conseguiu aplicar um questionário com cinco perguntinhas, eu, como não consigo ficar quieto num canto, sai de carteira em carteira procurando as respostas mais emocionantes e vocês não sabem quantas eu encontrei. Foram muitas, mas consegui fotografar algumas.
A turma seguia copiando o questionário, alguns faziam conscientemente, outros respondiam de qualquer jeito, alguns eu até consegui estimular a pensar sobre o que a música despertava em cada um deles e a coisa foi fluindo aos poucos. Percebi que a maioria dos estilos, gêneros e subgêneros musicais eram mais do gospel ao funk.  A professora depois de ter aplicado o questionário, colocou uma música do compositor e maestro Lindembergue Cardoso chamada “O voo do colibri” para uma apreciação e perguntou depois de apreciada se aquilo era ou não música, se era, porque era, e o que tinha de ter para ser, enfim, foram várias respostas envolvendo instrumentação, voz, e até mesmo ritmo por parte dos alunos, nessa parte da aula a maioria participou de forma ativa.   




A professora deu essa mesma aula na turma do 4º ano e os educandos, apesar de que nem todos estavam participando efetivamente da aula, pois estavam desatentos, fazendo muito barulho e o pior é que essa turma tem um número menor de alunos, mas mesmo assim não há silêncio. E a professora ficou de terminar esse papo sobre o que é música na semana que vem porque já era hora do recreio.         

Mas e ai, você já respondeu aquela pergunta lá em cima? Se sim, analise sua resposta e debata com os outros colegas.  O que eu sei dizer é que sem música a vida seria um erro, como dizia o saudoso Nietzsche.  
Essa resposta foi de Evaristo que é aluno do 5º ano

2 comentários: