sexta-feira, 27 de março de 2015

Praticando com as clavas

Escola Municipal Carmelitana do Menino
Data: 25.03.2015
Bolsista: Rosane Carvalho



                                             Na construção da leitura rítmica



E vamos nós, outra vez desenvolver a leitura rítmica ! Os meninos já estão lendo bem as figuras de semínima, mínima e suas duas pausas e a colcheia. Dessa vez,  foi a parte de executar. O professor David entregou o exercício feito na aula passada e deu junto com a clava para que eles estudassem primeiro. Depois, chamou um por um para ir na frente tocar no atabaque a primeira sequência do exercício. Nem todos acertaram, mas percebi que eles sabiam, mas estava faltando o estudo e a concentração. Nesse tempo, eu e meu colega Herbert ficávamos auxiliando os outros enquanto o professor avaliava individualmente. E na segunda parte da aula, foi a vez de fazer novamente a atividade de " passar o balde ". Lembra que falei que o professor David iria tocar no teclado e a  atividade ficaria mais rica ? Sim, , foi exatamente o que aconteceu. A hora de passar o balde não estava funcionando ainda, mas o professor nos ajudou fazendo com que os meninos batessem no balde no primeiro tempo e no segundo passassem sem esperar. Herbert colocou no quadro as figuras, mas dessa vez ele fez duas vozes : a figura que estivesse na parte de cima da linha seria palma e a parte aguda, e a que estivesse na linha de baixo tocaria no balde e seria o grave. Começou a fluir !





 Ah ! Já iria esquecendo, nessa aula o professor usou a lousa com um exemplo de uma escala de Dó que saía som, mas o objetivo não foi mostrar a escala , e sim , a mesma duração em semínimas. E também cantaram o Hino de Salvador, que será cantado na segunda-feira com todos da escola.

2 comentários:

  1. Parabéns Rose e Herbert pela iniciativa da prática rítmica da disciplina nos baldes.
    Vale ressaltar que se usarmos sempre nossa criatividade, as aulas sempre ficarão mais próximas do aluno, pois ele mesmo vai notar que não precisa do instrumento para praticar rítmo e sim ter as mãos e qualquer superfície solida para executar as batidas.

    ResponderExcluir
  2. Pelos rostinhos felizes deu para ver que curtiram a atividade. Adorei as fotos! Parabéns, Rose, Herbert e prof. Davi!

    ResponderExcluir