Escola Padre José Anchieta
Data: 08/04/2015
Por Caíque Veloso de Oliveira
Data: 08/04/2015
Por Caíque Veloso de Oliveira
A avó do menino
Meu limão, meu limoeiro
Meu pé de jacarandá
Uma vez, tindolelê
Outra vez, tindolalá.
Olá amigos, adivinha quem foi o
professor da aula de música hoje? A professora Isabela não pode ir, então, pedi
a ela para assumir a turma do 1º ano e a aula foi muito legal. Comecei com uma
música de apresentação, pois ainda não sei o nome de todos os alunos.
Apresentamo-nos e em seguida ficamos de pé para fazer uma atividade de
integração. Cantamos uma canção chamada "Meu limão, meu limoeiro" andando para esquerda, direita,
cantando forte e fraco, com palmas, na velocidade de uma tartaruga e depois bem
rápido.
Quem conhece as notas musicais?
Dois alunos levantaram as mãos e mostraram que sabiam mesmo. Eu disse a eles
que as notas musicais estavam escondidas pelo nosso corpo, dos pés à cabeça, da
cabeça aos pés. Brincamos com as mãos em todas as partes do corpo nas quais as
notas musicais estavam e cantamos uma canção que facilitou ainda mais a
atividade e, assim, ampliamos o nosso repertório musical. Levei a Escaleta para
mostrar que além de cantar as notas musicais, nós também podemos tocá-las num
instrumento musical. Eu falei um pouquinho da Escaleta e avisei que, como era
um instrumento de sopro, só eu poderia soprar, mas isso não os impossibilitou
de explorar ao máximo as teclas brancas e pretas do instrumento e foi um de
cada vez. Todos os alunos adoraram a Escaleta e acharam o timbre muito parecido
com o da sanfona.
Quem gosta de ir à casa da vovó?
Eu, eu, eu, eu...
Eu li um poema de Cecília
Meireles que se chama “A avó do menino” e todos escutaram atentamente.
Ah, quem não gosta de ir à casa
da vovó? Toda vez que eu vou à casa da minha vó, eu uso o meu chapéu de três
pontas. E vou cantando assim:
O meu chapéu tem três pontas
Tem três pontas o meu chapéu
Se não tivesse três pontas
Não seria o meu chapéu.
O meu chapéu tem três pontas
Tem três pontas o meu chapéu
Se não tivesse três pontas
Não seria o meu chapéu.
Cantamos
essa pequena canção com uma simples coreografia e esse momento foi desafiador
para eles, pois para ficar mais difícil, eu perguntei assim: será que
conseguimos cantar tirando a palavra chapéu? E eles responderam: eu consigo, eu
também, e... Vai ficar difícil hein?
Então, vamos lá! E eles prestaram muita
atenção e não cantaram, é claro que, alguns no começo falaram a palavra, mas
depois foram se concentrando e em seguida tiramos a palavra “pontas”. Foi muito
divertido, porque quando um falava a palavra omitida, o outro automaticamente
dava risadas e todo mundo caia na gargalhada.
Chegou a hora de passar o copo,
quem conhece essa brincadeira? Nesse momento, percebi a dificuldade dos
educandos de passar o copo na pulsação estabelecida, eles passavam muito rápido
um para o outro, mas funcionou a atividade, pois marcamos a pulsação de uma
canção de minha autoria cuja letra é assim:
Passa o copo
Passa agora
Passa ele sem parar
Passa o copo sem demora
Quero ver você brincar
Nós passamos o copo, cantamos a
canção, brincamos de imitar e chegamos ao final da nossa aula, alguns alunos
cantaram uma música para mim, percebi que uns estavam meio tímidos, mas mesmo
assim cantaram muito bonito e terminamos a aula com uma canção de despedida.
Agradeço a professora Isabela pela confiança,
motivação e confesso que não encarei as outras turmas porque sinceramente é
muito difícil lidar com elas, acho que preciso conquistá-las para que
eu possa me sentir mais seguro. Como a turma do primeiro ano tem uma faixa etária
próxima dos meus alunos da musicalização do Espaço Musical, confesso que me senti
quase em casa, pois o contexto é bem diferente, pois lá eu trabalho em
condomínios e aqui se trata de uma escola, mas deu tudo certo e espero ter
contribuído de forma significativa para a formação dessas crianças
maravilhosas, pois elas estão contribuindo eficazmente para a minha.
Parabéns, Caíque!!! Gostei da estrutura da aula, com começo meio e fim bem definidos, e também da forma como você conectou uma atividade à outra. E a poesia... que boa ideia!
ResponderExcluirObrigado, professora Mara.
ResponderExcluirA aula ficou ainda mais gostosa com a poesia.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir