quarta-feira, 29 de julho de 2015

A dinâmica das aulas


Escola: Padre José de Anchieta
Bolsista: Renato Santana
28 de Julho de 2015 



        As aulas nesta terça-feira foram encantadora desafiadora por alguns motivos, antes do mais nada queria destacar as facetas da imprevisibilidade que o professor encontrará diante de situações diversas.
"Cabe observar que não se compreende a escola fora do contexto
social e econômico em que esta inserida. Sempre que se exige 
mudança da escola, a própria sociedade  está em transição e 
precisa de outro tipo de educação. Nesse sentido, nenhuma reforma 
educacional é apenas técnica e neutra, por trás das decisões existem
 posições políticas.  Ao privilegiar determinado tipo de conteúdo para
 facilitar o processo, a escola não transmite apenas conhecimentos
 intelectuais por meio de uma prática neutra, mas repassa valores
morais, normas de conduta, maneiras de pensar".  ARANHA 2006: pag 74

      No livro Filosofia da Educação de Maria Lucia de Aranha destaca uma literatura especifica da educação com uma que narra algumas situações que o professor precisa conscientiza-se do que gira em torno do aluno na escola, essa observação segundo Aranha é indispensável se for de forma organizada e sistematizada, na escola Padre Jose de Anchieta começou as aulas de músicas com a turma de 3ª ano que por sinal só teria a aula de música e já estariam liberados, nessa perspectiva observamos que alguns alunos não estavam na aula passada, em sua maioria,  que até então o bolsista Rodrigo tinha perguntado sobre alguns aspectos  das propriedades do som, e uma minoria conseguiu responder. O desafio é como organizar a aula mediante a falta de alguns?

                                                           Mostrando a família da flauta doce

       Continuamos com as atividades falando um pouco da clave de sol e da unidade de tempo dos compassos utilizando as palmas, observamos como alguns alunos entende a explicação de uma forma rápida outros não compreende nada, não consegue parar um pouco se quer de conversar e de chamar a atenção. Mas essa dinâmica  precisa está perspicaz frente a essas diferentes formas de lidar com os alunos no processo de aprendizagem e com uma diversidade cultural, econômica e social no pequeno espaço da sala de aula. Na sala vizinha enquanto a professora tinha saído, alguns alunos ficaram batendo na porta com fortes chutes de forma a tira a atenção dos alunos, a professora Isabela foi reclama-lo e comunicou a direção.

Observação da aula do bolsista Rodrigo sobre as claves

        Seguimos destinos à turma do 1º ano para o ensaio de uma canção para parabenizar o dia a Avó, aproveitei e falei um pouco da família das flautas Sopranino, Soprano e Contralto, aceitei até uma sugestão de um aluno chamado os tais instrumentos de pai, mãe e filho. No entanto eu fui perceber que tinha falado a família das flautas e eles tem como referencial pai, mãe e filho.
Apresentação para o dia da avó
Logo após começamos a ensaiar a música para apresentar às vovós eu no teclado, Rodrigo no Violão, Marisa Meia-Lua, e a professora Isabela no Carron conseguimos fazer um som legal com um lindo coral dos alunos do 1º ano. Entre o período  da apresentação dei o introdutório da flauta para a turma do 4º ano distribuindo as quatros flautas contraltos e as sopranos, para a alegria deles palavras como " professor que flauta grande",  "acho que não vou conseguir tocar", "a mão esquerda é em cima ou embaixo professor?"

        Apresentamos a canção e recebemos os agradecimentos da diretora e dos representantes dos avós e restante da platéia, terminando a apresentação fomos liberado.
O coral das crianças

           O processo de aprendizagem dos alunos gera um vasto campo de discussões dentro da metodologia aplicada em sala de aula como na vivencia dos alunos mediante aos aspectos sonoros de um instrumento, fronte a essas facetas somos levado a inovar as possibilidades de levar o aluno ao conhecimento.  



       
  

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