Bolsista: Síndney Borges Oliveira
Data - 29 de Julho de 2015
Turma
1º Ano – Atividade Rítmica
A
atividade compreendia uma atividade rítmica com o aprendizado de algumas
músicas (ao toque do violão) objetivando o desenvolvimento de aptidões como
atenção, concentração, cooperação, integração social,... Pode até não ficar
notório na hora, mas quando desenvolvemos atividades desse tipo, inclusive nas
crianças, estamos trabalhando também a atividade física como: rotação de
tronco, punho, braços, postura corporal e outros. Observo também que as
crianças reagem bem aos comandos de mudanças que se propõem nas atividades.
Geralmente nada pensado, mas que surge como ideias experimentais que os alunos
acabam colaborando. É justamente esses desafios lançados que percebo como melhor trabalhar o crescimento musical neles.
Tenho
me baseado em alguns métodos do educador Jaques-Dalcroze para estimular os
alunos à prática das atividades em sala de aula. Pretendo dar continuidade.
Turmas
4º ano A e B – Iniciação a Teoria Musical
Damos
prosseguimento aos assuntos de teoria musical proposto para esse semestre. Foi
montado uma apresentação no Power Point para que os alunos pudessem acompanhar
a explicação, mas não foi possível montar o Datashow porque tinha que ter
comunicado antes à professora. Essa estratégia pretendo usar porque existe uma
carência de material escolar (quantidade controlada de papel, impressões, não
há livros didáticos suficientes de música, ...) que impossibilita a distribuição
para todos os alunos. O caminho encontrado é fazer aulas expositivas para que
eles possam assimilar os assuntos. É uma forma também de ganhar tempo entre
copiar o assunto no quadro e eles escreverem no caderno.
Turma
5º ano – Ditado/Questionário oral
Como
essa turma já estava um pouco mais adiantada na teoria, eu fiz uma espécie de
ditado onde os alunos identificavam as notas no pentagrama com base nas que
ficam nas linhas e nos espaços, na clave de Sol. Em seguida fiz um questionário
oral com os alunos referentes aos assuntos da aula da semana passada.
Essa
turma foi liberada mais cedo em razão da apresentação musical do grupo MAB
(quarteto musical formado por dois violinos, uma viola e um violoncelo) que
apresentaram quatro pequenas peças musicais no pátio da escola. Nessa apresentação cada músico falou um pouco sobre o seu instrumento, demonstrando as diferenças entre eles.
Segue fotos em
anexo:









Nenhum comentário:
Postar um comentário