quinta-feira, 30 de julho de 2015

Escola: Padre José de Anchieta
Bolsista: Síndney Borges Oliveira
Data - 29 de Julho de 2015 



Turma 1º Ano – Atividade Rítmica

A atividade compreendia uma atividade rítmica com o aprendizado de algumas músicas (ao toque do violão) objetivando o desenvolvimento de aptidões como atenção, concentração, cooperação, integração social,... Pode até não ficar notório na hora, mas quando desenvolvemos atividades desse tipo, inclusive nas crianças, estamos trabalhando também a atividade física como: rotação de tronco, punho, braços, postura corporal e outros. Observo também que as crianças reagem bem aos comandos de mudanças que se propõem nas atividades. Geralmente nada pensado, mas que surge como ideias experimentais que os alunos acabam colaborando. É justamente esses desafios lançados que percebo como melhor trabalhar o crescimento musical neles.
Tenho me baseado em alguns métodos do educador Jaques-Dalcroze para estimular os alunos à prática das atividades em sala de aula. Pretendo dar continuidade.

Turmas 4º ano A e B – Iniciação a Teoria Musical

Damos prosseguimento aos assuntos de teoria musical proposto para esse semestre. Foi montado uma apresentação no Power Point para que os alunos pudessem acompanhar a explicação, mas não foi possível montar o Datashow porque tinha que ter comunicado antes à professora. Essa estratégia pretendo usar porque existe uma carência de material escolar (quantidade controlada de papel, impressões, não há livros didáticos suficientes de música, ...) que impossibilita a distribuição para todos os alunos. O caminho encontrado é fazer aulas expositivas para que eles possam assimilar os assuntos. É uma forma também de ganhar tempo entre copiar o assunto no quadro e eles escreverem no caderno.


Turma 5º ano – Ditado/Questionário oral

Como essa turma já estava um pouco mais adiantada na teoria, eu fiz uma espécie de ditado onde os alunos identificavam as notas no pentagrama com base nas que ficam nas linhas e nos espaços, na clave de Sol. Em seguida fiz um questionário oral com os alunos referentes aos assuntos da aula da semana passada.

Essa turma foi liberada mais cedo em razão da apresentação musical do grupo MAB (quarteto musical formado por dois violinos, uma viola e um violoncelo) que apresentaram quatro pequenas peças musicais no pátio da escola. Nessa apresentação cada músico falou um pouco sobre o seu  instrumento, demonstrando as diferenças entre eles.

Segue fotos em anexo:











Nenhum comentário:

Postar um comentário