quarta-feira, 22 de julho de 2015

Conhecendo os instrumentos...

Escola: Padre Jose de Anchieta
22 de Julho de 2015
Bolsista: Renato Santana



      O dia começou com muito som de instrumento na escola, criança sobe e desce escada na troca de professores muita gritaria, mas nada se compara um abraço de um aluno dizendo que estava morrendo de saudade, que coisa maravilhosa!!. Enfim começamos a aula pela turma do 3º ano matutino, a sala foi dividida pois alguns foi convidado a participar de uma apresentação sobre o tema do mosquito da dengue. Os bsolsistas Rodrigo e Marisa iniciaram algumas atividades sobre as propriedades do som com uma forma bem lúdica através do saxofone soprano, a crianças se divertiram muito com o suspense para descobrir o que estava dentro daquele case, uns diziam um violão pequeno, flauta, sanfona, trompete enfim uma infinidade de instrumentos, mas finalmente um acertou "saxofonA". Por ai observamos a importância e a necessidade das aulas de músicas nas escolas de educação básicas, o professor começa a construir a "auto-regulação" no processo de aprendizagem dos pequeninos que até então começa a descobrir que o sax é um apelido saxofone é um nome e a caracterização organológica é um sobre nome. Que fantástico!! Logo que o bolsista Rodrigo apresentou o saxofone pude observar o brilho no olhos das crianças uns diziam "é de ouro" outros "que coisa mais linda", e quando ouviram o som, ficaram encantados, boquiabertos como se tivesse num grande espetáculo de cores variadas em um grande teatro mágico dos sons.
       Durante as atividades de identificação das propriedades do som os alunos ficavam bem atentos para saber se o som produzido pelo saxofone era  curto ou logo, fraco ou forte, agudo ou grave... interessante como eles se organizavam entre eles para descobrir e fazer a pintura em um papel, a imaginação flutuava pois uns riscavam outros pitavam e os papeis iam se tornando um mundo colorido dos sons. Em um momento da aula a professora Isabela apareceu com uma caixa de cadernos de música e várias flautas soprano e algumas contralto, fizemos a higienização das flautas, ao termino da aula seguimos em direção ao 2º ano a turma se dividiu entre o coral e flautas.
       Começamos a aula cantando a escala de dó como uma escada uns diziam "essa escada vem de onde professor" outros "isso é nota?" uma verdadeira eclosão de perguntas rsrsrsrs.... Nessa aula entrou mais uma aluno novo e fiz uma reciclagem sobre os princípios introdutórios da flauta, retornando a aula reforcei as três notas si, lá, sol passei em quatro tempos cadas, observei o grau de dificuldade alguns ainda tinha em relacionar a mão direita com a mão esquerda, enquanto outros só tinha falado uma vez e não voltou a trocar as mão.
       Continuando agora no 4º ano, se dirigimos a sala de informática com o tempo um pouco reduzido me apresentei e falei um pouco do que iriamos fazer e  apresentei as flautas com o principal objetivo de identificar quem iria ficar com as flautas contralto, lembrando que a contralto é maior que a soprano precisaria de alguém que tenha dedos maiores , mas conseguir encontrar 3 alunos aproveitei e falei da família das flautas sopranino, soprano e contralto, diferenças e semelhanças distribuir-ás e ensinei um pouco sobre a higienização e posturas e nada de consumir alimentos na aula mostrei o som como queria, como o tempo era curto logo recolhi os instrumentos e liberei-os.
      Agora a turma do 1º ano enchemos a sala o bolsista rodrigo apresentou o saxofone e como sempre aquele encanto... tocamos algumas música o Rodrigo no sax, eu no teclado e a professora Isabela no violão e foi uma grande diversão para todos.
      Logo entendi como a música age na vida dos alunos, de forma afetiva e significativa trazendo um vislumbre de um mundo melhor para todos respeitando as diferenças que esta em nosso redor, evidenciando a interação da arte no processo cognitivo e auto-regulatório no crescimento em meios as aulas de música, só nos resta a nós bolsistas a descodificar esses fenômenos e trazer a tona para ajudar em nosso processo de relação à docência.   
    
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário