Escola: Padre José de Anchieta
Data: 21/07/2015
bolsista: Rodrigo Sá
![]() |
| 3º ano |
Na aula de hoje,
levei o saxofone soprano para apresentar às turmas. Para despertar a
curiosidade dos alunos deixei o instrumento dentro do case e dei algumas dicas
para que eles tentassem adivinhar. Muitas foram as tentativas, mas o que chegou
mais perto foi “saxofona”. Ao mostrar o
instrumento, os meninos ficaram abismados, perguntaram se era de ouro e todos
queriam escutar o som. Expliquei o funcionamento e toquei algumas músicas para
que eles falassem o nome; “Cai, Cai Balão”, “Atirei o Pau no Gato” e “Asa Branca”.
Aproveitei o saxofone para explicar os parâmetros do som. Falei sobre altura (grave
e agudo), intensidade (forte e fraco) e duração (longo e curto). No final da
aula a colega Marisa deu tintas para as crianças pintarem as cores de acordo com
a tabela criada por todos.
![]() |
| 3ª ano |
Branco = Fraco
Preto = Forte
Amarelo = Agudo
Laranja = Grave
Roxo = Longo
Marrom = Curto
![]() |
| 3º ano |
Na sala seguinte,
dividimos a turma, pois alguns alunos estão na aula de flauta e outros no canto coral. Após a apresentação do instrumento eles ficaram muito empolgados, pois falei que a flauta é o inicio para o sax e quem tiver um bom desempenho no instrumento pode se tornar um grande saxofonista.
![]() |
| Turma do 1º ano |
Seguimos para turma do 1º ano onde mostramos o teclado e o saxofone. Após falar sobre os sons o colega Renato demostrou alguns timbres no teclado. Também fizemos associação dos sons graves com os pés e agudos com a cabeça. Por fim, fizemos um coral e passamos duas músicas, sendo uma em cânone.






Nenhum comentário:
Postar um comentário