terça-feira, 21 de julho de 2015

Vivendo mais a escola

Escola Municipal Almerinda Costa                        
Data: 17/07/2015
Por Tayane Lopes

Essa semana fui à Almerinda Costa três vezes: segunda de tarde, quarta de manhã e sexta de manhã. Foi uma experiência diferenciada, que me aproximou ainda mais da escola.

Na segunda-feira, trabalhamos quase que exclusivamente com o braile; um de nossos objetivos desse ano é justamente trabalhar a inclusão. O professor Marcos levou o material para escrever em braile - reglete e punção - e na folha de papel escrevia o alfabeto, o nome e uma frase para cada aluno. Depois de terem descoberto o que estava escrito, iam até o professor e liam a frase para saber se estava correta. Tivemos muito êxito nessa atividade.
Na quarta, o professor pensou num exercício de percepção. Vendamos os olhos de todos e passamos alguns objetos de mão em mão para adivinharem o que era. Marcos escolheu uma música de Guilherme Arantes para tocar baixinho neste momento. Fiquei contente com a concentração da maioria e disposição em descobrir sem trapacear que objeto eles estavam tateando.

Na sexta-feira, tivemos AC (Atividade Complementar). Este foi o primeiro que participo, uma grande aula. Para iniciar os trabalhos, tivemos um café da manhã supimpa. A diretora Jaqueline leu para a equipe o PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola - “ que consiste na assistência financeira às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos. O objetivo desses recursos é a melhoria da infraestrutura física e pedagógica, o reforço da autogestão escolar e a elevação dos índices de desempenho da educação básica. Os recursos do programa são transferidos de acordo com o número de alunos, de acordo com o censo escolar do ano anterior ao do repasse. ” 
Depois do PDDE, conversamos especificamente sobre alguns alunos. Após isso, o professor Marcos fez a mesma atividade com os professores que fez com os meninos na segunda-feira. A proposta de tornar a escola verdadeiramente inclusiva está se tornando realidade. :)

Enfim, foi uma manhã de bastante diálogo, importantíssimo para o desenvolvimento da escola como um todo. Os professores são bem envolvidos no processo e abertos ao novo. Fiquei muito feliz em poder falar e ser ouvida.
Paramos para almoçar. Nossa gente, estava delicioso! Neste momento, o grupo do PIBID pôde se reunir e discutir o plano de atividades para esse semestre. Infelizmente não podemos ficar para a tarde, mas estávamos muito contentes com tudo que aconteceu pela manhã. Eu, particularmente, estava ainda mais pela semana super produtiva que tive. Segundo semestre vem que vem que vem COM TUDO!  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário