Escola Municipal Almerinda Costa
Data: 17/07/2015
Por Tayane Lopes
Essa semana fui à Almerinda Costa três
vezes: segunda de tarde, quarta de manhã e sexta de manhã. Foi uma experiência
diferenciada, que me aproximou ainda mais da escola.
Na segunda-feira, trabalhamos quase que
exclusivamente com o braile; um de nossos objetivos desse ano é justamente trabalhar
a inclusão. O professor Marcos levou o material para escrever em braile -
reglete e punção - e na folha de papel escrevia o alfabeto, o nome e uma frase
para cada aluno. Depois de terem descoberto o que estava escrito, iam até o
professor e liam a frase para saber se estava correta. Tivemos muito êxito
nessa atividade.
Na quarta, o professor pensou num
exercício de percepção. Vendamos os olhos de todos e passamos alguns objetos de
mão em mão para adivinharem o que era. Marcos escolheu uma música de Guilherme
Arantes para tocar baixinho neste momento. Fiquei contente com a concentração
da maioria e disposição em descobrir sem trapacear que objeto eles estavam
tateando.
Na sexta-feira, tivemos AC (Atividade Complementar). Este foi o primeiro que participo, uma grande aula. Para iniciar
os trabalhos, tivemos um café da manhã supimpa. A diretora Jaqueline leu para a
equipe o PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola - “ que consiste na
assistência financeira às escolas públicas da educação básica das redes
estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de educação
especial mantidas por entidades sem fins lucrativos. O objetivo desses recursos
é a melhoria da infraestrutura física e pedagógica, o reforço da autogestão
escolar e a elevação dos índices de desempenho da educação básica. Os recursos
do programa são transferidos de acordo com o número de alunos, de acordo com o
censo escolar do ano anterior ao do repasse. ”
Depois do PDDE, conversamos especificamente sobre alguns alunos. Após isso, o professor Marcos fez a mesma atividade com
os professores que fez com os meninos na segunda-feira. A proposta de tornar a
escola verdadeiramente inclusiva está se tornando realidade. :)
Enfim, foi uma manhã de bastante diálogo,
importantíssimo para o desenvolvimento da escola como um todo. Os professores
são bem envolvidos no processo e abertos ao novo. Fiquei muito feliz em poder falar
e ser ouvida.
Paramos para almoçar. Nossa gente, estava
delicioso! Neste momento, o grupo do PIBID pôde se reunir e discutir o plano de atividades para esse semestre. Infelizmente
não podemos ficar para a tarde, mas estávamos muito contentes com tudo que aconteceu pela
manhã. Eu, particularmente, estava ainda mais pela semana super produtiva que
tive. Segundo semestre vem que vem que vem COM TUDO!

Nenhum comentário:
Postar um comentário