segunda-feira, 27 de julho de 2015

Primeiras figuras Rítmicas

Centro Cesar Borges
Ainoã Cruz
13 e 20/07/2015

No CCB temos sempre duas turmas: uma dos alunos de fundamental II e ensino médio e outra do fundamental I. Estamos iniciando uma nova fase nesse semestre que se inicia, agora a pró Ainoã está a frente das aulas de segunda a tarde e começamos a estudar coisas diferentes como figuras rítmicas e solfejo.
Na turma dos mais crescidos, começamos a estudar as figuras rítmicas a partir da canção Kumbaya, My Lord que Regiane tem trabalhado no coral, já que estamos estudando o movimento Gospel e por consequência, o Negro Spiritual. Foi um pouco trabalhoso no início e fiz questão de fazer com que todos compreendessem o que estava falando. Quando perguntei se todos tinham entendido um aluno respondeu honestamente que não, expliquei de outra forma até que ele conseguisse entender. A essa altura estava fazendo jogos de som e silêncio utilizando apenas semínima, pausa de semínima e colcheias.
Os meninos estavam se mostrando interessados  mas como é algo novo, todos estavam um pouco confusos. Eu falei "Gente, sei que isso aqui é chato mas gostaria que vocês compreendessem de verdade como tudo isso funciona..." e fui surpreendida quando um dos alunos me respondeu dizendo que estava achando a aula muito boa e que a leitura musical era algo que eles não sabiam fazer ainda e precisariam caso queiram seguir na carreira musical. Me senti muito feliz com esse comentário. Conseguimos cantar a canção ao fim da aula. Foi bastante produtivo!
Logo a turma dos pequenos chegou. Com eles tudo é festa, como a turma é pequena, posso dar uma atenção individual para cada um. Estávamos escrevendo partituras sonoras com símbolos determinados para sons corporais e compomos uma música chamada Ritmo Perfeito. Essa semana estudamos som e silêncio com semínimas e pausas, colcheias e suas pausas também. Deu até para estudar contratempo, sempre com muita brincadeira e risadas.

Um comentário:

  1. Parabéns, Ainoã, pela postura responsável e competente diante das diversas situações que surgem no cotidiano escolar. Nessa postagem ficou evidente a articulação entre você e Regiane, em forma de complementação dos planos individuais em nome de uma unidade. Sucesso e, seja sempre bem vinda!

    ResponderExcluir