quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Maracatu com metalofones

Escola Municipal Carmelitana do Menino Jesus
05/08/15
Herbert Cortes





Hoje a nossa aula do 5o. ano começou com a participação da minha colega Rose na primeira turma apresentando aos meninos as notas musicais e fazendo uma relação dos cinco dedos da mão com as cinco linhas da pauta musical. Em seguida todos receberam uma folha com um solfejo a ser executado e assim praticamos o reconhecimento das notas na pauta. Com o acompanhamento de David ao teclado, o solfejo foi executado com sucesso. Em seguida alguns se sentaram frente aos metalofones já posicionados para então executamos no instrumento aquilo que havíamos acabado de solfejar. Na segunda aula, turma do 4o. ano, David distribui umas folhas de papel em tamanho grande marcadas com 5 linhas, e cada um recebeu sete tampinhas pintadas para representar as notas  nas linhas e espaços. Feito isso, Rose apresentou o metalofone aos garotos e garotas e falou sobre a diferença entre metalofone e xilofone. Aproveitando o ensaio da aula passada, fiz com eles um reconhecimento de notas no instrumento de 2 em 2 notas, tocando a clave do maracatu.
Primeiro com do e re, depois com re e mi, e assim por diante. Feito isso, Rose aplicou mais alguns exercícios de reconhecimento das notas no metalofone e execução.

Um comentário:

  1. Herbert, parabéns pela iniciativa em usar a célula rítmica do maracatú na leitura de notas no metalofone. Sabemos que essa turma (4ºA) tem muitas dificuldades, inclusive na alfabetização e a música consegue de forma prazerosa diminuir esses entraves, além de incentivar o aluno, de forma interdisciplinar,a aprender a ler.

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