quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Música

Escola Municipal Xavier Marques
Elaine Batista
Data: 12/08/2015


Turma do 6º ano A, hoje foi o dia de escolha dos alunos que irão participar do projeto swingueira. Visando valorizar as influências musicais e a cultura local dos alunos do Colégio Municipal Xavier Marques, é que surge a ideia de realizar um trabalho musical utilizando as raízes do pagode baiano.  A proposta é selecionar alguns alunos interessados em participar das atividades e com aptidão musical, o projeto é aberto para todos os alunos que desejam integrar-se. 

O projeto surge após algumas observações comportamentais dos alunos em sala de aula. Oriundos de bairro periférico, onde o pagode exerce enorme influência cultural. E esta influência é bastante visível na maneira em que se expressam musicalmente. Com essa proposta podemos de alguma forma aproveitar o que os alunos têm, buscando valorizar e ampliar o universo musical dos mesmos.
De início trabalharei apenas com alguns alunos do 6º ano A, minha pretensão é que a atividade possa se expandir para outras turmas. O ponta pé inicial foi dado, agora é colocar a mão na massa, ou melhor dizendo, nos instrumentos.

4º ano A, o professor deu início com uma atividade teórica aplicada no quadro. Alguns alunos reclamaram por não querer fazer a copia da atividade que estava no quadro. Logo em seguida cantamos uma canção e realizamos uma dinâmica.
2º ano B, ensaio, para apresentação folclórica. O professor ensinou a letra da música parte por parte, o legal foi ver a galerinha cantando e como sempre essa turminha do 2º ano B se empenha nas atividades. Após aprenderem a letra das duas músicas, dividimos a sala em duas equipes para disputa, a proposta era cantar corretamente a letra e alcançar uma alta pontuação. Foram ensaiadas duas musicas.

Na Bahia tem, tem, tem

Na Bahia tem ôoo morena coco de vintém..



Com o 3ºB, de início sempre agitados após a aula de educação física. Acalmamos os ânimos da galerinha e foi realizada a correção da atividade sobre teoria musical que foi aplicada na aula passada. Verifiquei alguns cadernos e percebi que boa parte respondeu a atividade pela metade. O professor sugeriu que sentássemos com os alunos para explicar novamente a atividade para que eles respondessem toda a atividade e de forma correta.

E assim concluímos mais um dia de aula!

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa, Elaine! Que o Projeto Swingueira seja um sucesso!

    ResponderExcluir