Data: 22/07/2015
Por Cecilia Oliveira
Na quarta-feira fui a escola no turno matutino, depois de
seis meses indo lá no turno oposto. Esse horário da manhã sempre me pareceu
mais tranquilos, onde os alunos estão mais dispostos para fazer as atividades,
onde as aulas fluem melhor.
Partindo para aula o assunto trabalhado com o 5ºano foi a
classificação dos instrumentos quanto sua organologia. Depois de colocado no
quadro o tema e seus exemplos, enquanto iam copiando, os próprios alunos
puxavam algumas músicas e iam cantando. O professor Ednaldo explicou a turma
como podiam ser classificados os instrumentos (cordofones, membranofone,
aerofones, ideofones, eletrofones) para em seguida fazer uma atividade de identificação.
Ao ser mostrado desenhos de alguns instrumentos numa folha de oficio os alunos
tinham que o identificar e dizer sua classificação. Apesar de ter que serem
escritas no caderno as respostas foram coletivas.
Já com a turma do 2º ano foi passado uma sequência rítmica
pelo professor. Com a divisão de dois grupos, conduzido por mim, cada um teve
seu próprio compasso para reproduzi-lo, trabalhando a disciplina e o respeito
do tempo dos colegas. Primeiro com palmas em seguida com os instrumentos. Ao
fim a sequência rítmica foi reproduzida com os instrumentos em cima de uma
música. Em muitas atividades o professor
usa a divisão de grupos como uma estratégia para ater a atenção da turma, pois o
desejo de ganhar dos alunos, fazer parte de uma equipe vencedora, é o que os incentivam
a participar das atividades.
Para o 3ºano o ritmo, com duas notas, foi o da canção
‘’Samba lê-lê’’. Inicialmente cantado e depois com as flautas, depois de uma
revisão sobre como segurar e tocar o instrumento. Mantê-los concentrados é uma
tarefa mais difícil ainda quando estão com os instrumentos em mãos, pois a todo
tempo querem tocar o que lhes vem à mente, e ouvir o professor fica impossível.
A todo tempo o professor alerta a turma de guardar o instrumento se tocarem
fora da hora pedida.
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