Escola: Municipal
Dr.ª
Mª. do Carmo Vilaça
Bolsista: Sindney Borges
Supervisor: Ednaldo Rodrigues
Coordenadora: Mara Menezes
Turma: 2º
ano B.
Horário:
Quartas-feiras à tarde
Data: 28 de
Março de 2017
PLANO DE
AULA V
ROTEIRO:
1. Canção
de Chegada (Boa tarde!)
3. Canção
“Era um dia de manhã”
4. Canção
“Xique Xique” Com brincadeira
5. Conjunto
de percussão (Solfejo Rítmico)
6. Apreciação
musical com o video: A Cigarra e a Formiga
7. Reflexão
sobre o video
v CONTEÚDOS
§ Canção
de chegada e de saída
§ Solfejos
rítmicos
§ P
ulso e rítmo
§ Análise
apreciativa
v OBJETIVOS
§
Aprender as canções do semestre
§
Compreender o valor das relações humanas
§
Ter noção de pulso e ritmo
§
Executar os ritmos com instrumentos percussivos
§
Trabalhar concentração, atenção e a sensibilidade
musical.
v METODOLOGIA
Roteiro,
2º Ano B.
ü 1º Momento –
Canção de Chegada
Executar ao som do
violão ou teclado a canção de chegada, explicando para os alunos a dinâmica de
interação, para que eles comecem a aula ativos.
ü 2º Momento - Alongamento
Pedir para
as crianças ficarem de pé e realizarem um pequeno alongamento. Alongando a
parte superior dos membros. A sugestão é fazerem se imaginar pegando as
estrelas do céu, alindando os braços, os punhos, o pescoço e as costelas.
ü 3º Momento – Canção
Era um dia de manhã!
Esse é um momento de
descontração que acaba por aquecer a voz e despertar as crianças também. A
canção será repetida três vezes e cada vez com uma dinâmica diferente. Primeiro
eu canto e eles repetem o refrão, na segunda vez eles respondem com palmas e na
terceira vez eles respondendo com a sílaba Zi (zizizi, …).
ü 4º
Momento – Solfejo Ritmico
Colocarei
no quadro dois exercícios ritmicos bem simples para eles tocarem. Dividirei a
sala em dois grupos e vou ver a disponibilidade de levar uns intrumentos e
aproveitar os que tem na escola para eles tocarem. Depois vou tocar e cantar a
canção com eles me acompanhando.
ü 5º
Momento – Apreciação musical com o video: A Cigarra e a Formiga
Reflexão
sobre o video observando:
·
As relações sociais
·
O trabalho das formigas
·
O papel da Cigarra
·
A influência da música
·
Os instrumentos
musicais observados
v
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados
mediante o comportamento, a atenção e interesse e o respeito com os colegas e
professores.
v MATERIAIS UTILIZADOS
·
Som
·
Computador
·
TV
·
Instrumentos musicais disponíveis
v
RELATO DA AULA
As
três primeiras atividades foram bem aplicadas. Saiu à contento. Como quero usar
canções para trabalhar a oralidade deles eu percebo que eles estão interagindo mais e participando também. Hoje apresentei mais uma canção e fiz uma
dinâmica com eles que deu super certo. Na parte do solfejo ritmico, que é a parte
que mais sinto dificuldade neles, precisei do apoio do professor na aplicação
da atividade. Um dos problemas foi a dispersão dos alunos. Percebi que as
atividades devem estar entrelaçadas/amarradas para que eles não dispersem muito e quando
for propor uma atividade prática trabalhar com o grupo e não individual ou em
pares como estava fazendo. A última atividade foi de apreciação musical. Uma estória musicada da Cigarra com as Formigas. A estória é
bem interessante e deu a possibilidade de fazer três perguntas referentes ao
vídeo fazendo-as refletir.

Retificação da data. Na verdade trata-se da aula realizada no dia 29/03/2017. Quarta-feira.
ResponderExcluir