sábado, 1 de abril de 2017

2º Ano B, Vilaça


Escola: Municipal Dr.ª Mª. do Carmo Vilaça
Bolsista: Sindney Borges
Supervisor: Ednaldo Rodrigues
Coordenadora: Mara Menezes
Turma: 2º ano B.
Horário: Quartas-feiras à tarde
Data: 28 de Março de 2017


PLANO DE AULA V



ROTEIRO: 
1.      Canção de Chegada (Boa tarde!)

2.      Aquecimentos e alongamentos Vocal e Corporal
3.      Canção “Era um dia de manhã”
4.      Canção “Xique Xique” Com brincadeira
5.      Conjunto de percussão (Solfejo Rítmico)
6.      Apreciação musical com o video: A Cigarra e a Formiga
7.      Reflexão sobre o video

v  CONTEÚDOS

§  Canção de chegada e de saída
§  Solfejos rítmicos
§  P ulso e rítmo
§  Análise apreciativa

v  OBJETIVOS

§  Aprender as canções do semestre
§  Compreender o valor das relações humanas
§  Ter noção de pulso e ritmo
§  Executar os ritmos com instrumentos percussivos
§  Trabalhar concentração, atenção e a sensibilidade musical.


v  METODOLOGIA 

Roteiro, 2º Ano B.  


ü  1º Momento – Canção de Chegada

Executar ao som do violão ou teclado a canção de chegada, explicando para os alunos a dinâmica de interação, para que eles comecem a aula ativos.

ü  2º Momento - Alongamento
Pedir para as crianças ficarem de pé e realizarem um pequeno alongamento. Alongando a parte superior dos membros. A sugestão é fazerem se imaginar pegando as estrelas do céu, alindando os braços, os punhos, o pescoço e as costelas.
ü  3º Momento – Canção Era um dia de manhã!

Esse é um momento de descontração que acaba por aquecer a voz e despertar as crianças também. A canção será repetida três vezes e cada vez com uma dinâmica diferente. Primeiro eu canto e eles repetem o refrão, na segunda vez eles respondem com palmas e na terceira vez eles respondendo com a sílaba Zi (zizizi, …).

ü  4º Momento – Solfejo Ritmico
Colocarei no quadro dois exercícios ritmicos bem simples para eles tocarem. Dividirei a sala em dois grupos e vou ver a disponibilidade de levar uns intrumentos e aproveitar os que tem na escola para eles tocarem. Depois vou tocar e cantar a canção com eles me acompanhando.
ü  5º Momento – Apreciação musical com o video: A Cigarra e a Formiga

Reflexão sobre o video observando:
·         As relações sociais
·         O trabalho das formigas
·         O papel da Cigarra
·         A influência da música
·         Os instrumentos musicais observados

v  AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados mediante o comportamento, a atenção e interesse e o respeito com os colegas e professores.

v  MATERIAIS UTILIZADOS

·         Som
·         Computador
·         TV
·         Instrumentos musicais disponíveis

v RELATO DA AULA
As três primeiras atividades foram bem aplicadas. Saiu à contento. Como quero usar canções para trabalhar a oralidade deles eu percebo que eles estão interagindo mais e participando também. Hoje apresentei mais uma canção e fiz uma dinâmica com eles que deu super certo. Na parte do solfejo ritmico, que é a parte que mais sinto dificuldade neles, precisei do apoio do professor na aplicação da atividade. Um dos problemas foi a dispersão dos alunos. Percebi que as atividades devem estar entrelaçadas/amarradas para que eles não dispersem muito e quando for propor uma atividade prática trabalhar com o grupo e não individual ou em pares como estava fazendo. A última atividade foi de apreciação musical. Uma estória musicada da Cigarra com as Formigas. A estória é bem interessante e deu a possibilidade de fazer três perguntas referentes ao vídeo fazendo-as refletir.

Como sempre conversamos, o professor Ednaldo me deu alguns toques interessantes para a condução das aulas. 


Um comentário:

  1. Retificação da data. Na verdade trata-se da aula realizada no dia 29/03/2017. Quarta-feira.

    ResponderExcluir