Escola: Municipal Dr.ª Mª. do Carmo Vilaça
Bolsista: Tássio Silva
Supervisor: Ednaldo Rodrigues
Coordenadora: Mara Menezes
Turma: 2° ano A e 3° ano A
Horário: quarta-feira pela manhã
Data: 03 de maio de 2017
PLANO DE AULA
ROTEIRO:
1. Atividade de composição, experimentação
interpretação e improvisação. Jogo do "Quadro
sonoro"
v CONTEÚDOS
§ Silencio
§ Concentração
§ Composição
§ Execução
§ Improvisação
§ Execução
v OBJETIVOS
§ Desenvolver a
interpretação
§ Trabalhar criatividade
§ Trabalhar a
composição
§ Desenvolver a percepção
v METODOLOGIA
Roteiro
ü 1º Momento – Atividade de
composição, experimentação interpretação e improvisação. Jogo do "Quadro sonoro"
O animador desenha no quadro um grande quadrado e
divide-o em dezesseis partes ( por quatro colunas de 4 casas). pede-se aos
participantes que pensem num som que venha a preencher esssas casas. Isso
poderá tomar forma de notas numa pauta, de ritmos, de palavras, etc. Podemos
também ter sugestão de casas vazias, para indicar silencio. O resultado assim
obtido pode ser considerado como uma composição musical da turma e pode ser
tocado da esquerda pra direita, de cima até embaixo. O animador indica
sucessivamente as casas enquanto a turma inteira produz os sons indicados em
cada casa. Logo que se chegue à ultima casa, volte imediatamente à primeira
casa da primeira linha para recomeçar, tudo varias vezes seguidas. Acelere
progressivamente a velocidade de execução, sem o que a atenção poderá
dissipar-se.
v AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados mediante o
comportamento, a atenção e interesse e o respeito com os colegas e professores.
Ø FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
v 100 Jogos
Musicais – Marío José Ferreira Pinto;
v MATERIAIS UTILIZADOS
· Piloto
· Quadro
v RELATO DA AULA
Devo confessar que não estava muito seguro quanto ao funcionamento dessa
atividade, temia não prender a atenção das crianças, ainda mais sendo minha
primeira aula nas duas turmas. Eu queria experimentar uma atividade mais segura
ou até mesmo uma que já tinha experimentado, mas no fim resolvi enfrentar como
um desafio o " Quadro sonoro".
Comecei pedindo a eles para citar e principalmente reproduzir sons que
podemos gerar com o corpo, mas sem a fala, no geral sons percussivos, depois
passamos pra sons de animais, depois sons urbanos, instrumentos. Até que
chegamos ao ponto em que tínhamos uma variedade imensa de sons copiados no
quadro. Logo após experimentarmos tantos sons, apresentei a eles nosso "Quadro
sonoro", explique a dinâmica do jogo e como se daria a criação de uma nova
música, repleta de sons e silêncios.
Foi uma experiência legal, todos participaram com atenção e pudi explorar
movimentos de comando com as mãos e eles seguiram perfeitamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário