segunda-feira, 8 de maio de 2017

03 de maio de 2017

Escola: Municipal Dr.ª Mª. do Carmo Vilaça
Bolsista: Tássio Silva
Supervisor: Ednaldo Rodrigues
Coordenadora: Mara Menezes
Turma: 2° ano A e 3° ano A
Horário: quarta-feira pela manhã
Data: 03 de maio de 2017


PLANO DE AULA



ROTEIRO: 

1.      Atividade de composição, experimentação interpretação e improvisação. Jogo do "Quadro sonoro"


v  CONTEÚDOS

§   Silencio
§  Concentração
§  Composição
§  Execução
§  Improvisação
§  Execução  
  
  

v  OBJETIVOS

§  Desenvolver a interpretação
§  Trabalhar criatividade
§  Trabalhar a composição
§  Desenvolver a percepção



v  METODOLOGIA 

Roteiro
ü  1º Momento – Atividade de composição, experimentação interpretação e improvisação. Jogo do "Quadro sonoro"


O animador desenha no quadro um grande quadrado e divide-o em dezesseis partes ( por quatro colunas de 4 casas). pede-se aos participantes que pensem num som que venha a preencher esssas casas. Isso poderá tomar forma de notas numa pauta, de ritmos, de palavras, etc. Podemos também ter sugestão de casas vazias, para indicar silencio. O resultado assim obtido pode ser considerado como uma composição musical da turma e pode ser tocado da esquerda pra direita, de cima até embaixo. O animador indica sucessivamente as casas enquanto a turma inteira produz os sons indicados em cada casa. Logo que se chegue à ultima casa, volte imediatamente à primeira casa da primeira linha para recomeçar, tudo varias vezes seguidas. Acelere progressivamente a velocidade de execução, sem o que a atenção poderá dissipar-se.

v  AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados mediante o comportamento, a atenção e interesse e o respeito com os colegas e professores.

Ø   FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

v 100 Jogos Musicais – Marío José Ferreira Pinto;


v  MATERIAIS UTILIZADOS

·         Piloto
·         Quadro

v RELATO DA AULA

Devo confessar que não estava muito seguro quanto ao funcionamento dessa atividade, temia não prender a atenção das crianças, ainda mais sendo minha primeira aula nas duas turmas. Eu queria experimentar uma atividade mais segura ou até mesmo uma que já tinha experimentado, mas no fim resolvi enfrentar como um desafio o " Quadro sonoro".
Comecei pedindo a eles para citar e principalmente reproduzir sons que podemos gerar com o corpo, mas sem a fala, no geral sons percussivos, depois passamos pra sons de animais, depois sons urbanos, instrumentos. Até que chegamos ao ponto em que tínhamos uma variedade imensa de sons copiados no quadro. Logo após experimentarmos tantos sons, apresentei a eles nosso "Quadro sonoro", explique a dinâmica do jogo e como se daria a criação de uma nova música, repleta de sons e silêncios.

Foi uma experiência legal, todos participaram com atenção e pudi explorar movimentos de comando com as mãos e eles seguiram perfeitamente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário