Data:02/05/2017
Escola: CJCC
Professor: Alexandre
Cheguei na escola às 08:00 e, ao adentrar a sala de aula, encontrei apenas o aluno Álvaro e o professor Alexandre. Ficamos discutindo sobre os editais do PIBID e a carga horária do programa, até o horário das 09:20, quando os demais alunos chegaram, atrasando a programação da aula. Vinte minutos depois chegou Conceição, a primeira a chegar, que resolveu nos mostrar a composição que havia feito, referente à atividade realizada na aula passada. A composição dela foi divina e emocionante. Inicialmente chegou Isabel, que leu a composição de Conceição e ficou entusiasmada com tamanha sensibilidade demonstrada pela aluna.
Quando todos estavam reunidos na sala, o professor Alexandre começou novamente a trabalhar as figuras musicais e seus valores. Fez um trabalho de percepção dando exemplo de um ritmo para que pudéssemos adivinhar qual era a música que ele executava apenas pelo ritmo. Ninguém conseguiu acertar nenhum dos exemplos, muito menos eu.
Quando todos saíram para o intervalo, fiquei na sala com um aluno que chegou muito atrasado na aula, e repassei as atividades realizadas no primeiro momento. Posteriormente, ao retornarem do intervalo, foi o momento em que me pediram para contar minha experiencia como harpista, dos primeiros passos ate o presente. Mostrei alguns vídeos meus e de alguns harpistas tocando, e expliquei como a harpa funcionava, para que serviam os pedais, dentre outros aspectos, tirando assim todas as dúvidas que apareciam. Foi um dos melhores momentos, pois é muito bom poder tirar a imagem de elitismo que atribuem ao meu instrumento, possibilitando que todos pudessem conhece-lo e, futuramente, quem sabe, toca-lo. Em seguida, o professor Alexandre demonstrou aos alunos a diferença entre os ritmos xote, baião e galope, trazendo músicas de Luiz Gonzaga e preparando os alunos para o repertório junino. Também desfrutei muito dessa parte, porque eles me fizeram várias perguntas sobre o forró, a dança, e pude tirar várias dúvidas, inclusive sobre a quanto tempo eu dançava.
Depois que cantamos todas as músicas, a aula chegou ao fim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário